Como pode ser feito o tratamento de TDAH em metabolizadores ultra rápidos, quando já foram testados

6 respostas
Como pode ser feito o tratamento de TDAH em metabolizadores ultra rápidos, quando já foram testados vários remédios nas doses mais altas?
O TDAH é um transtorno crônico que se inicia na infância e persiste na vida adulta. é genético, neurobiológico, onde há deficiência de substância química, dopamina, noradrenalina, serotonina responsáveis impulsos no córtex pré-frontal. Esta área( chamada Função executiva) é responsável pelo planejamento, autorregulaçao, persistência, inibição de comportamentos, etc..Além disso, o TDAH sempre vem acompanhado de co-morbidades, como ansiedade, depressão, etc.. O medicamento age nesta área por um tempo determinado de horas, e sendo a Função Executiva uma muito importante para o desempenho de uma boa qualidade de vida, seria necessário que houvesse um trabalho conjunto, farmacológico e comportamental e cognitivo, através de metacognições, readaptação de aprendizagem, revendo metas, etc..e assim formar novos hábitos e assim uma reabilitação desta função.

Atenciosamente,
Maria ( Psicóloga Cognitiva- Comportamental)

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá!
Gostaria de mais uma vez reiterar que é extremamente importante buscar a avaliação de um Psicólogo, pois o próprio diagnóstico de TDAH é polêmico e há estudos sérios que contestam esse diagnóstico e principalmente a forma como parte da sociedade tem lidado com ele (desconsiderando fatores do contexto do indivíduo e buscando uso excessivo de fármacos, muitos desses sem conhecimento de possíveis efeitos negativos do uso a longo prazo). É importante destacar que o indivíduo com ou sem TDAH continua a reagir a alterações de seu contexto, logo, se essas alterações forem planejadas com o auxílio de um Psicólogo, a probabilidade de se obter resultados ótimos e consistentes é altíssima.
Lembre -se: a Psicoterapia tem efeito positivos reconhecidos mundialmente e não gera nenhum efeito colateral.

Abraço!

Psicólogo Derek Kupski Gomes
CRP:08/18317
Percebo que está com nível de ansiedade bem elevado para obter respostas rápidas para o tratamento medicamentoso. Sugiro que procure fazer uma avaliaçao neuropsicológica para confirmar o diagnostico prescrito. Será de grande valia para você, fazer uma psicoterapia para ajudá-lo a conduzir sua vida, lhe proporcionando a baixa de ansiedade e controlar o comportamento nas variadas situações do seu cotidiano.
Át.
Monica Araújo!
Neuropsicologa.
Metabolizadores ultra-rápidos? Isso é uma constatação médica ou hipótese de alguém usando linguagem leiga? Falo isso, porque é muito diferente como um médico usa o termo e como um leigo usa o termo. Para nós, médicos, metabolização ultra-rápida refere-se à farmacogenética, um campo de pesquisa. Através da farmacogenética, conseguimos mapear os genes que determinam o processamento dos medicamentos no fígado, através da ação de enzimas. Algumas pessoas precisam de doses maiores ou menores de medicamentos, de acordo com esse perfil de metabolização no fígado. Mas esse conhecimento é um campo novo, ainda não é aplicado em larga escala na população. Portanto, se o paciente não fez a avaliação farmacogenética, fica difícil concluir que precisa aumentar a dose de medicamentos. Talvez, antes disso,é importante rever o diagnóstico, porque TDAH responde bem a medicamentos.
Para ser diagnosticado com TDAH, deverá ter um exame do radiológico, caso contrário apenas suposto diagnóstico, sendo assim o paciente deverá fazer uma avaliação neuropsicológica para saber o diagnóstico, suas causas e tratamentos.
É importante associar so tratamento medicamentoso a terapia cognitiva comportamental, pois comportamentos desenvolvidos durante o tempo em que a pessoa não foi tratada não irão desaparecer com a medicação é necessário o desenvolvimento de estratégias e novos comportamentos para lidar com as dificuldades.

Especialistas

Adalton Lopes

Adalton Lopes

Psicanalista, Psicólogo

Londrina

Monica Gouveia Aquino Neto

Monica Gouveia Aquino Neto

Psicólogo

Armação dos Búzios

Suéllen Karolyne Golon

Suéllen Karolyne Golon

Fonoaudiólogo

Irati

Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 428 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.