Como pode ser feito o tratamento de TDAH em metabolizadores ultra rápidos, quando já foram testados

6 respostas
Como pode ser feito o tratamento de TDAH em metabolizadores ultra rápidos, quando já foram testados vários remédios nas doses mais altas?
O TDAH é um transtorno crônico que se inicia na infância e persiste na vida adulta. é genético, neurobiológico, onde há deficiência de substância química, dopamina, noradrenalina, serotonina responsáveis impulsos no córtex pré-frontal. Esta área( chamada Função executiva) é responsável pelo planejamento, autorregulaçao, persistência, inibição de comportamentos, etc..Além disso, o TDAH sempre vem acompanhado de co-morbidades, como ansiedade, depressão, etc.. O medicamento age nesta área por um tempo determinado de horas, e sendo a Função Executiva uma muito importante para o desempenho de uma boa qualidade de vida, seria necessário que houvesse um trabalho conjunto, farmacológico e comportamental e cognitivo, através de metacognições, readaptação de aprendizagem, revendo metas, etc..e assim formar novos hábitos e assim uma reabilitação desta função.

Atenciosamente,
Maria ( Psicóloga Cognitiva- Comportamental)

Olá!
Gostaria de mais uma vez reiterar que é extremamente importante buscar a avaliação de um Psicólogo, pois o próprio diagnóstico de TDAH é polêmico e há estudos sérios que contestam esse diagnóstico e principalmente a forma como parte da sociedade tem lidado com ele (desconsiderando fatores do contexto do indivíduo e buscando uso excessivo de fármacos, muitos desses sem conhecimento de possíveis efeitos negativos do uso a longo prazo). É importante destacar que o indivíduo com ou sem TDAH continua a reagir a alterações de seu contexto, logo, se essas alterações forem planejadas com o auxílio de um Psicólogo, a probabilidade de se obter resultados ótimos e consistentes é altíssima.
Lembre -se: a Psicoterapia tem efeito positivos reconhecidos mundialmente e não gera nenhum efeito colateral.

Abraço!

Psicólogo Derek Kupski Gomes
CRP:08/18317
Percebo que está com nível de ansiedade bem elevado para obter respostas rápidas para o tratamento medicamentoso. Sugiro que procure fazer uma avaliaçao neuropsicológica para confirmar o diagnostico prescrito. Será de grande valia para você, fazer uma psicoterapia para ajudá-lo a conduzir sua vida, lhe proporcionando a baixa de ansiedade e controlar o comportamento nas variadas situações do seu cotidiano.
Át.
Monica Araújo!
Neuropsicologa.
Metabolizadores ultra-rápidos? Isso é uma constatação médica ou hipótese de alguém usando linguagem leiga? Falo isso, porque é muito diferente como um médico usa o termo e como um leigo usa o termo. Para nós, médicos, metabolização ultra-rápida refere-se à farmacogenética, um campo de pesquisa. Através da farmacogenética, conseguimos mapear os genes que determinam o processamento dos medicamentos no fígado, através da ação de enzimas. Algumas pessoas precisam de doses maiores ou menores de medicamentos, de acordo com esse perfil de metabolização no fígado. Mas esse conhecimento é um campo novo, ainda não é aplicado em larga escala na população. Portanto, se o paciente não fez a avaliação farmacogenética, fica difícil concluir que precisa aumentar a dose de medicamentos. Talvez, antes disso,é importante rever o diagnóstico, porque TDAH responde bem a medicamentos.
Para ser diagnosticado com TDAH, deverá ter um exame do radiológico, caso contrário apenas suposto diagnóstico, sendo assim o paciente deverá fazer uma avaliação neuropsicológica para saber o diagnóstico, suas causas e tratamentos.
É importante associar so tratamento medicamentoso a terapia cognitiva comportamental, pois comportamentos desenvolvidos durante o tempo em que a pessoa não foi tratada não irão desaparecer com a medicação é necessário o desenvolvimento de estratégias e novos comportamentos para lidar com as dificuldades.