Como pode ser descrita a chamada "depressão psicótica"? Obrigada

11 respostas
Como pode ser descrita a chamada "depressão psicótica"? Obrigada
Seria um tipo de depressão em que houve problemáticas ainda mais precoces na constituição do paciente. Este vive sintomas comuns da depressão porém também lida com o sofrimento de enxergar o mundo de forma muito distorcida. Pode haver presença de delírios e alucinações.
O ideal seria um bom acompanhamento psiquiátrico em conjunto com a psicoterapia, de preferência psicanalitica, no mínimo duas vezes por semana.

Depressão psicótica se diferencia pelo fato de haver congruência com delírios e alucinações, além dos sintomas comuns que caracterizam uma depressão maior. O corte no diagnóstico é feito pelo histórico da pessoa. Não necessariamente um episódio de alucinações/delírios podem ser enquadrados dentro desse tipo de distúrbio.
Lembrando que toda essa resposta é baseada de acordo com os manuais psiquiátricos.
Se consideramos outro ponto de perspectiva, como a da psicanálise por exemplo, estaremos fazendo outro tipo de corte. A depressão não necessariamente é um transtorno, assim como a psicose (que é uma estrutura).
Logo, a depressão pode estar presente tanto em neuróticos quanto psicóticos, sendo isso somente uma forma de como o sujeito se coloca no mundo, e não uma doença. Nesse sentido, o tratamento pela fala (e em casos mais graves com o apoio da medicação) pode ser a saída mais apropriada para esse tipo de fenômeno tão comum nos dias atuais.
É uma depressão (rebaixamento do humor, com 2 características principais como tristeza ou anedonia) com sintomas psicóticos. Sintomas psicóticos é quando o paciente acha que está sendo perseguido, que algum órgão dentro do corpo esta podre, ouvir vozes ou ver coisas que não existem. Em casos mais graves, o paciente fica com discurso inteligível ou faz coisas sem objetivo.
Ola sugiro avaliação psiquiátrica devido sintomas depressivos cronicos, que pode levar a ter alucinações, sentimentos persecutórios. A psicoterapia (psicólogo) contribui para que o paciente possa falar sobre si mesmo e ressignificar sua vida.
A depressão se apresenta como uma das respostas humanas naturais para eventos da vida estressantes, como morte na família, falência e etc... É caracterizada por um estado de tristeza e melancolia contínuo, com manifestações físicas na forma de aversão em relação ao trabalho, falta de motivação e outros....mas quando este estado de humor perturbado persiste numa pessoa durante semanas ou mais, apesar da ausência de qualquer estressor torna-se então um transtorno de depressão maior.
A depressão psicótica ocorre geralmente sob forma de episódios onde os sintomas psicóticos são marcantes, envolvendo principalmente alucinações e delírios.
É muito importante o acompanhamento de um psiquiatra e de apóio psicológico
A depressão é o mesmo que falar em tristeza, diz de um vazio sem tamanho que deixa a pessoa paralisada e faz com que se sinta incapaz de conduzir sua vida. São muitos os sinais e sintomas de uma depressão e que serão construídos de acordo com sua história de vida. Quando se fala em depressão psicótica, diz da presença de delírios e alucinações, no entanto, o importante é que busque ajuda independente da formação dos sintomas.
Depressão psicótica seria a depressão maior com sintomas psicóticos ou seja, com alteração da percepção ou realidade sendo nomeada como delírio. Neste estágio, o paciente precisa urgente de tratamento psiquiátrico com conduta farmacológica para remissão dos sintomas psicóticos e concomitantemente minimizar os sintomas depressivos. Só após, a remissão dos sintomas psicóticos que a psicoterapia será um tratamento mais eficaz junto ao tratamento psiquiátrico. O importante é saber que a depressão por si só não causa a morte mais pode levar a morte devido a outros sintomas. Tendo em vista que um dos sintomas que podem levar o paciente a cometer um suicídio são os sintomas psicóticos associados a depressão.
A Psicose na realidade é uma estrutura que difere da neurose e da perversão. Na depressão maior poderá haver processos mais extremos com quadros de alucinações, delírios, mania de perseguição e etc. Na psicose há integração do real e da fantasia onde o sujeito não consegue diferenciar um do outro. Em quadros de
depressão psicótica além do juízo real sofrer desordem ou desajuste
Há um embotamento. Abraços
É um transtorno que tem causado comprometimento no funcionamento social ou ocupacional ou acentuado sofrimento para o paciente (cliente) , refere a uma doença severa necessitando um trabalho com psiquiatra e psicólogo. Bem como, com equipe multidisciplinar. Atendimentos em Caps.
Olá! Tal como alguns dos colegas bem apresentaram nesse tópico a depressão psicótica trata-se do quadro da depressão maior (um transtorno caracterizado por humor negativo e falta de interesse por atividades normalmente prazerosas) associada a sintomas psicóticos (relativos à perda de contato com a realidade).

Nesse quadro depressivo, são encontrados o humor deprimido e irritadiço, além desse distanciamento da percepção consensual da realidade, podem estar presentes sensações estranhas em relação ao próprio corpo, ao entendimento dos eventos que ocorrem a sua volta, assim como possíveis delírios ou alucinações.

Por se tratar de um transtorno grave, aconselho a procura de um psicoterapeuta e de um psiquiatra para a efetivação do tratamento do transtorno.
A depressão psicótica depressiva é considerada um subtipo de depressão Maior, na qual ocorrem manifestações psicóticas , como alucinações ou delírios. Geralmente congruentes com o estado de de ânimo depressivo, alguns pacientes ouvem vozes que o depreciam , como atribuir ao mesmo que é um ser desprezível ou inútil. Esse sente intensos sentimentos de inutilidade, fracassado, culpa ou ideias de ter cometido erros irreparáveis. No entanto a depressão maior é uma condição que incapacita o indivíduo negativamente. Buscar ajuda de psiquiatra e terapia irá ajuda-lo para reincidência do quadro. Att-