Como os psiquiatras sabem que a pessoa tem "tal" problema, se não pedem nenhum exame médico? Acho es

2 respostas
Como os psiquiatras sabem que a pessoa tem "tal" problema, se não pedem nenhum exame médico? Acho estranho esse fato e às vezes, fico desacreditada, quando um psiquiatra receita vários medicamentos (geralmente antidepressivos) sem algum laudo médico, apenas pelo relato do paciente.
Não existem exames específicos para transtornos psiquiátricos, a não ser quando se desconfia que uma lesão cerebral ou alguma doença não cerebral seja a causa. Nestes casos, costuma haver indícios que levam o psiquiatra a suspeitar da necessidade de exames. O diagnóstico psiquiátrico é feito através da anamnese (entrevista) com o paciente e, às vezes, os familiares e do exame psíquico (observação do comportamento do paciente e perguntas a ele sobre seus sintomas psíquicos). De resto, de nada adiantaria um exame mostrar que a pessoa "não tem depressão", se a pessoa se sente deprimida e desanimada. O diagnóstico psiquiátrico é feito desta forma, no mundo inteiro, por enquanto.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, tudo bem? Há uma diferença entre um tratamento biológico e um tratamento psíquico. O tratamento biológico é feito a partir de um diagnóstico físico. Já o tratamento psíquico, se dá a partir de um diagnóstico de uma outra ordem. O que o paciente diz através da palavra já são elementos suficientes para se pensar acerca da sua saúde mental: pode-se pensar acerca dos sintomas que ele relata sentir, o que está por detrás deles, as suas angústias, os seus questionamentos, os seus comportamentos e aquilo que vai se revelando pela sua fala. O tratamento principal se dá pela palavra, a medicação muitas vezes entra como uma forma de amenizar os sintomas que a pessoa relata sentir (como ansiedade, inquietude, tristeza, desânimo, apatia...entre inúmeras outras possibilidades). Logo, há muito o que se revela pela palavra e pode ser elaborado mediante uma escuta qualificada. O tratamento se dá muito além de uma medicação, se for até o caso de haver a necessidade de uma. Espero ter esclarecido seu questionamento! Se desejar entender melhor, sugiro assistir um video que fiz e publiquei no Youtube - se chama: "por que é importante falar?" Você pode encontrar aqui no meu perfil do Doctoralia ou no Meu Canal do Youtube "Psi Clara Nicolato". Abraços!

Especialistas

Ingridi Teixeira Monteiro

Ingridi Teixeira Monteiro

Psiquiatra

Porto Alegre

Keila Colussi

Keila Colussi

Fisioterapeuta

Florianópolis

Záira Rodrigues

Záira Rodrigues

Terapeuta ocupacional

Florianópolis

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 473 perguntas sobre Esquizofrenia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.