Como os médicos podem ajudar os portadores hiv a preveni-los da osteopenia, já que as medicações
4
respostas
Como os médicos podem ajudar os portadores hiv a preveni-los da osteopenia, já que as medicações diárias (principalmente o TENOFOVIR) pode causar ao longo do tempo?
Acompanhamento laboratorial e densitometria óssea anual no rastreio da doença. Quanto antes for iniciado o tratamento melhor o resultado. Lembrando que a dieta adequada e a prática de atividade física com sobrecarga mecânica como a musculação , são fundamentais para a prevenção da doença
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Todo paciente que faz uso dessas medicações deve realizar exames de densitometria óssea e laboratoriais.
Depende de cada caso, a medicação será indicado. Mas o paciente deve manter uma dieta saudável com peso adequado e exposição solar adequada como prevenção.
Depende de cada caso, a medicação será indicado. Mas o paciente deve manter uma dieta saudável com peso adequado e exposição solar adequada como prevenção.
Fazendo uma análise de exames laboratoriais (cinética do cálcio) e orientando a reposição de cálcio e vitamina D. O cálcio está presente no leite e derivados, já a vitamina D depende da exposição solar para ser sintetizada pelo organismo. Caso haja algum impedimento para se expor ao sol, existe medicamentos para reposicao de vitamina D3.
Olá! O paciente portador do vírus HIV pode apresentar alterações ósseas por diversos motivos: o próprio HIV pode causar redução da massa óssea; pacientes que eventualmente apresentam baixa massa muscular ou emagrecimento também podem ter redução da massa óssea; o uso de inibidores de protease, em especial tenofovir, podem causar aumento da excreção de fósforo pelos rins e prejudicar a mineralização óssea. O acompanhamento deve ser com dosagem de cálcio, fósforo, vitamina D e fosfatase alcalina no sangue; além de densometria óssea.
Abraços,
Dra Mariana Ortega Perez
Reumatologista
Abraços,
Dra Mariana Ortega Perez
Reumatologista
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Tenho artrite reumatoide, posso tomar metrotexato injetavell, o oral me enjoa, posso comprar na farmácia na Internet?
- Tomei a prole e estou sentindo dores no quadril e perna é normal?
- O uso de bifosfonatos por quem tem osteoporose prejudica os ossos no final de cinco anos? Existe o risco de fratura?
- Tenho artrite reumatoide, hipotireoidismo e osteoporose, qual o melhor cálcio, alendronato, citrato, q nao agride estômago ou carbonato, uma vez por semana?
- Rescentemente minha mãe foi diagnosticada com oesotporose. O Reumatologista indicou esse medicamento. Já havia sentido uma queimação nos pés Após o medicamento veio o aumento na queimação como não sentia antes. É normal ?
- Depois que a gente faz implante dentário, podemos voltar tomar residronato? se podemos quanto tempo temos que esperar?
- Bom dia, tenho 68 anos sou homem e fui diagnosticado com osteoporose a um ano a traz, já tomei duas doses de Prolia, e fiz uma nova densitometria, e regrediu para osteopenia. E possível parar com o Prolia e fazer a manutenção com outra medicação ?
- Quanto tempo depois de tomar a última dose do prolia posso efetuar um enxerto de osso para fazer um implante dentário, sem correr risco de necrose da mandíbula?? Tomei três doses , desde já agradeço!!
- O médico me receitou carbamazepina sendo que fui diagnosticada com osteoporose posso tomar esse remédio sem medo? Tenho 60 anos
- Se o Prolia for congelado pode perder a eficácia? Qual temperatura deve ser conservado?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 128 perguntas sobre Osteoporose
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.