Como não confundir melhora da depressão com virada maniaca?

5 respostas
Como não confundir melhora da depressão com virada maniaca?
Nós médicos através do exame psíquico. Os pacientes quando melhoram dos sintomas depressivos percebem claramente que voltaram a sentir como era antes, além da melhora da angustia, tristeza, falta de energia que começaram a sentir. Em uma virada maníaca o juízo crítico e consciência de morbidade estão quase sempre ausentes, a pessoa está em geral se sentindo ótima como sempre, segundo ela não está acontecendo nada errado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Na virada maníaca a euforia predomina, o senso de realidade pode deixar de existir, e a pessoa empreende mais do que lhe é possível.
Na melhora da depressão existe uma consciência de que as coisas podem voltar a adquirir uma normalidade na vida cotidiana.
A Psicoterapia para autoconhecimento auxilia a pessoa a ter um maior equilíbrio psico emocional e a perceber a sua melhora.
Abraços
Obrigado por perguntar. Essa é uma boa pergunta. Em poucas ocasiões, pode realmente acontecer que a melhora da depressão se confunda com viragem maníaca. No entanto, a viragem maníaca apresenta sintomas bem importantes de euforia, agitação psicomotora, logorréia (fala acelerada), pouca necessidade de sono, irritabilidade exagerada, pensamentos acelerados, aumento exagerado no nível de atividades. Se esses sintomas são pequenos ou isolados, quase com certeza não é uma viragem maníaca. Espero ter esclarecido. abraços
Quando melhoramos da depressão profunda, o que se manifesta em primeiro lugar é a nossa motricidade, levamos mais tempo para melhorarmos dos pensamentos negativistas. No caso da mania tanto pensamentos quanto manifestações corporais estarão desinibidas e aceleradas. Mas o tom para isso é individual , portanto é muito importante que você se conheça bem e tenha um bom profissional que te auxilie e dialogue contigo.
É sempre importante ter mente qual o seu estado de funcionamento basal, ou seja, como você é normalmente sem estar em episódios depressivos ou de mania. Tendo em mente isto, podemos diferenciar os quadros de mania dos quadros de melhora do episódio depressivo. Além disto é preciso ter mente que os episódios de mania possuem características próprias tais como, euforia, falar muito, desinibição, habilidade emocional, diminuição da necessidade de sono, aumento da energia, dentre outras. Abraço.

Especialistas

Michelle Zaíra Menezes

Michelle Zaíra Menezes

Psiquiatra

Belo Horizonte

Ingridi Teixeira Monteiro

Ingridi Teixeira Monteiro

Psiquiatra

Porto Alegre

Leonardo Prado Marques

Leonardo Prado Marques

Generalista

Matina

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 943 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.