como melhorar o medo de avião em um adolescente de 16 anos?

5 respostas
como melhorar o medo de avião em um adolescente de 16 anos?
Recomendo buscar um acompanhamento psicológico para buscar verificar de onde e porque tal medo o/a inflige tanto a ponto de causar tal angústia. Lembrando que se trata de um dos meios de transporte mais seguros, e, partindo disso, percebe-se que há algo da ordem da angústia que atravessa qualquer lógica. Nesse sentido, seria interessante, caso o/a adolescente assim deseje, buscar um acompanhamento psicoterapico visando analisar e dar um destino menos danoso para tal angústia.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá
No caso, seria interessante procurar um psicólogo para que possa trabalhar essa questão com seu medo. Provavelmente se trata de algo secundário a uma outra coisa primária. O que quero dizer é que provavelmente existem outras questões a serem trabalhadas e que tocam mais claramente o medo de voar. Por exemplo, o medo de voar pode trazer a questão da morte, e essa questão pode ir para muitas outras, outros pensamentos, raciocínios e angústias. A psicoterapia é interessante porque é pelo trabalho de um outro, que auxilia nos questionamentos do seu sofrimento e na exploração de memórias, sentimentos etc,que estudou para isso, que você pode chegar mais longe sobre si mesmo. Pois geralmente quando estamos sozinhos e tentamos nos entender, o problema é que vamos até nosso limite. E um outro (o terapeuta) pode nos auxiliar a ultrapassar esse limite. Um olhar treinado para tal.
Olá, através de um processo de psicoterapia seria possível identificar diversos fatores envolvidos no medo de voar, o que contribuiria para entender o que desencadeia tal medo. Além disso, algumas técnicas poderiam ser utilizadas, como exercícios de respiração e exercícios de relaxamento que possibilitariam um enfrentamento gradativo às viagens de avião. Sugiro a busca por um profissional da psicologia que aplique estas técnicas.
Existem muitas maneiras de ajudar seu filho nessa situação. Inclusive, existem terapias voltadas para pessoas com medo de viajar de avião. Uma delas é a Terapia Cognitivo-Comportamental, em que a pessoa diminui o impacto do medo de voar! É uma das melhores abordagens terapêuticas para esse medo ser superado.

O profissional mais adequado para tratar essas questões são psicólogos com essa especialização (TCC).
O medo de viajar de avião pode ser solucionado por meio de um acompanhamento psicológico. As terapias comportamental e cognitivo-comportamental trabalham com técnicas bastante eficazes que levam a pessoa a enfrentar o medo de forma gradual. Boa sorte!

Especialistas

Adriana Garbin

Adriana Garbin

Psicólogo

Cascavel

Joseane Zamprogno

Joseane Zamprogno

Psicólogo

Campinas

Taramis Sartorio

Taramis Sartorio

Psicólogo

Porto Alegre

Nadir Lara Junior

Nadir Lara Junior

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 151 perguntas sobre Transtorno do pânico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.