Como lidar com as limitações da síndrome do pânico?

8 respostas
Como lidar com as limitações da síndrome do pânico?
Olá! De fato, é um transtorno bastante estudado, de modo que o tratamento tende a promover a resolução do problema. Há medicamentos que podem ser prescritos por um psiquiatra e, também, técnicas e procedimentos específicos, que podem ser aplicados por um psicólogo. Durante o processo de psicoterapia, o psicólogo irá identificar junto com você como essa resposta de ansiedade foi instalada em seu repertório comportamental, para, em seguida, fazer o descondicionamento dessa resposta. Cada caso é um caso, de forma que um plano de tratamento individualizado poderá ser elaborado após avaliação realizada em consultório. Espero ter ajudado! Boa sorte!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Inicialmente a doença costuma trazer muitos prejuízos na qualidade de vida e em alguns casos o transtorno do pânico pode tornar o paciente temporariamente disfuncional. Entretanto é uma patologia bem estudada na psiquiatria e passível de resolução, desde que tratada adequadamente e por tempo adequado. Durante o tratamento esperamos melhora na qualidade de vida, retorno às funções anteriores e estabilização do quadro. Procure um psiquiatra de sua confiança, um psicólogo, faça o acompanhamento correto e provavelmente terá excelentes resultados. Em associação com o tratamento é recomendado ainda exercícios de relaxamento que colaboram no controle emocional, como por exemplo a Yoga e diversas técnicas de meditação. Atenciosamente. Dra Camila.
Na maior parte das vezes há uma causa-raíz, um trauma, uma situação que desencadeou o processo. Recomendo técnicas de relaxamento e auto-hipnose numa prática regular. A PNL, a Hipnose e a Terapia da Linha do Tempo tem recursos específicos para obter um bom resultado.
Olá!
O transtorno do pânico costuma impactar negativamente na vida das pessoas, paralisando-as em muitos casos. Por isso, é importante procurar um profissional para avaliar o caso e indicar o tratamento adequado, pois cada caso é um caso, afinal cada pessoa é única.
Em geral, a psicoterapia é bastante indicada, visto que é preciso rever a forma de funcionar no mundo, que está disfuncional no momento, e aprender novos recursos e novas possibilidades. Em alguns casos, o uso de medicamento pode ser aconselhável.
Além disso, já se sabe que algumas técnicas complementares, como atividade física, ioga, meditação, massagem, podem ajudar, melhorando a qualidade de vida.
ola!
No Transtorno de Pânico é fundamental o tratamento com a terapia ( de preferência cognitivo comportamental), pois com ela você irá trabalhar seus medos e aprender técnicas para lidar com seus sintomas.

À disposição
Quando a pessoa segue um tratamento psicológico regrado, o terapeuta seguira com técnicas que irão fazer você modificar hábitos e pensamentos nos quais estão desencadeando o problema, você aprenderá a lidar com seus conflitos amenizando o sofrimento. se você ainda não passa pelo profissional me deixo a disposição.
Olá! Infelizmente não existem fórmulas de como lidar com estas limitações, pois são experiências muito subjetivas, o que você vivencia em sua situação de pânico pode ser diferente de outras pessoas e o que funciona para elas pode não funcionar para você. É importante que você faça um acompanhamento psicológico para que possa compreender o que gera isso em você e assim possa saber como lidar melhor com estas situações. Espero ter te ajudado!
Um abraço!

Mariana Fabrine
Existem algumas técnicas relevantes para a diminuição de ansiedade nas crises de pânico. Elas assemelham-se por contribuírem para a aceitação da ansiedade, visando sua diminuição. A técnica da Distração salienta a busca de outros estímulos para focar a atenção, como fazer uma faxina, ligar para uma pessoa querida ou caminhar ouvindo uma música agradável. Já a técnica "Acalme-se" é composta por algumas etapas as quais tem o intuito de a pessoa agir mesmo em estado ansioso, atenta à respiração e à contemplação de objetos ao redor. Técnicas de Relaxamento também mostram-se relevantes, como Mindfulness, Respiração Diafragmática e Relaxamento Muscular de Jacobson.

Especialistas

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Patrícia Moreira

Patrícia Moreira

Psicólogo

Manaus

Bianca Caroline Secco Silva

Bianca Caroline Secco Silva

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 151 perguntas sobre Transtorno do pânico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.