Como funcionam os antidepressivos? Necessariamente, causam dependência? A utilização pode mascarar

10 respostas
Como funcionam os antidepressivos? Necessariamente, causam dependência? A utilização pode mascarar o problema, sem de fato resolvê-lo?
Ola! Os antidepressivos fazem parte, em alguns pacientes, do tratamento como forma de diminuir os sintomas característicos da doença. Porém o tratamento terá um alcance significativo com a junção da psicoterapia. O paciente deverá se involucrar em suas demandas emocionais como estratégia do auto-conhecimento e resignificacao de seus processos emocionais ao longo de sua história de vida. A dependência poderá ocorrer com a ausência desse movimento. Abraço

Os fármacos associados a terapia podem trazer bons resultados. Nem toda depressão é química e necessita do uso de antidepressivo .Para isso é necessário uma investigação minuciosa com um psiquiatra e psicólogo. Há intervenções voltadas para o trabalho do psicólogo e outras que necessitam do psiquiatra. Havendo uma intervenção coerente é possível harmonizar a administração do fármaco sem provocar dependências
Olá, destinados ao tratamento e prevenção, estimulam a produção de neurotransmissores que estão diminuindos e inibe a produção dos que estão em exagero gerando o equilíbrio do funcionamento cerebral. Mas medicações não causam dependência, entretanto é preciso ficar atento às recomendações médicas tanto para início quanto retirada da medicação.
É preciso avaliar o que é diagnóstico depressão e o que é uma síndrome depressiva. Avaliar o momento e como o corpo e a mente reagem diante de desconfortos emocionais. A medicação tende ajudar a lidar com os sintomas físicos e terapia a elaborar o que acontece na vida e seus desdobramentos.
Espero ter ajudado em sua questão.
Abçs, Betânia Tassis.
O uso de anti-depressivos, são mais eficazes quando associados com psicoterapia...
Como colocado acima, é preciso diferenciar a depressão da síndrome depressiva. E ao contrário do que foi dito também acima, a depressão não tem causa psicológica.
As síndromes depressivas, por sua vez, podem ter causa psicológica e não se beneficiam da medicação.
Quando há depressão o uso da medicação é indispensável.
De qualquer maneira, o uso de antidepressivos não provoca dependência química, embora possa provocar efeitos adversos indesejados quando interrompidos.
Podem sim provocar dependência psicológica, e é o que acontece na maioria dos casos. Pessoas que tomam antidepressivos há décadas, nunca procuraram auxílio psicológico e continuam sofrendo.
Olá!
O tratamento farmacológico não elimina a depressão, apenas irá estabilizar seus sintomas. Isso porque a causa da depressão é psicológica. Então tornasse necessário trabalhar sobre a causa dessa depressão, não somente sobre seus sintomas. É como se você quisesse que um barco parasse de afundar tirando a água de dentro dele com um balde, mas sem se preocupar em tampar o buraco que faz a água invadi-lo. Nesse analogia, existe algo que invade o seu humor (tristezas com alguma origem, ansiedades de algo, angústias fortes etc) e que se não trabalhados só será resolvido superficialmente esse quadro. Por isso se faz necessário o acompanhamento psicoterapêutico quando necessário a medicação para controle de humor. Quanto a dependência, isso até poderia acontecer, mas menos a nível biológico do que psicológico. Os antidepressivos irão atuar sobre os neurotransmissores mais específicos que lidam com a estabilização do humor, fazendo com que eles voltem a uma homeóstase esperada do organismo
Importante deixar claro que os antidepressivos não eliminam a depressão e podem vir a mascarar os sintomas, com isso, o sujeito pode vir a sentir-ser melhor e postergar a busca por uma psicoterapia, porém, na falta da medicação, perceber que os sintomas estão ali, trazendo a sensação de dependência (mas eles por si só não causam)pois quando tomados tem ação terapêutica, então, o ideal é que se procure um psicólogo/psicanalista e ele mesmo avaliará a necessidade do uso da medicação e indicará a um psiquiatra caso necessário, que estará avaliando a necessidade e saberá a hora de entrada e retirada do mesmo. Estudos apontam que os antidepressivos tem melhores resultados juntamente com a psicoterapia, já em alguns casos não é necessário entrar com os fármacos, e pra finalizar, a mudança do paciente só ocorrera através da sua análise.
Olá. Antidepressivos são medicamentos usados para o tratamento de transtornos depressivos e também podem ser usados para o tratamento de outras doenças. São remédios que atuam no sistema nervoso do paciente e requerem o acompanhamento adequado dos profissionais necessários, para que não haja dependência. No caso do tratamento de depressão, por ser uma doença que pode ser desencadeada por diversos fatores físicos e/ou emocionais, o uso deste tipo de medicamento pode vir a mascarar os possíveis sintomas e como consequência sendo mais difícil de se chegar as causas da doença. Para que isso não aconteça é importante que haja o acompanhamento de um psiquiatra e também de um psicólogo (psicoterapeuta) para que se tenha um tratamento eficaz e seguro.
Os antidepressivos são aliados no tratamento da depressão, com bom acompanhamento médico e psicoterapia, a medicação correta só fará bem. Quando os sintomas aliviarem e você se sentir melhor, é provável que o médico diminua a dose e vá gradativamente retirando a medicação. Para isso, é importante que você associe tratamento medicamentoso com Terapia Cognitivo Comportamental.

Médico, psicólogo e paciente formam uma equipe com o objetivo de ter sucesso no tratamento.

Boa sorte.
Olá, os antidepressivos podem ser mt necessários em alguns casos onde não é possível uma recuperação sem ajuda de medicação. Eu não diria que eles mascaram o problema, diria, sim, que eles atuam aliviando os sintomas, e não a causa. O tratamento ideal e mais eficaz, em vários casos, associa mediação com psicoterapia. Existem coisas que nos fazem sofrer e que só conversando sobre elas, entendendo de onde vem e porque doem tanto é que podemos nos sentir melhor a respeito.