Como funciona o distúrbio de linguagem? E para quem pode ser aplicado e a idade do indivíduo?

3 respostas
Como funciona o distúrbio de linguagem? E para quem pode ser aplicado e a idade do indivíduo?
Bom dia. A linguagem é um processo cognitivo que envolve várias aspectos para o seu desenvolvimento. Os níveis do desenvolvimento da linguagem podem ocorre dentro de um prazo esperado ou fora dele. Os sinais aparecem muito cedo e o acompanhamento e o diagnóstico devem se efeitos precocemente.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Bom dia. A linguagem é um aspecto cognitivo (do aprendizado) que tem seu maior desenvolvimento na primeira infância até os 12 anos. É importante estarmos atentos aos marcos do desenvolvimento para garantir que nossos filhos estejam dentro dos padrões esperados para a idade. Em caso negativo, o fonoaudiólogo pode realizar uma avaliação e indicar a conduta mais adequada. A intervenção precoce é a mais indicada.
Olá, tudo bem? Essa é uma pergunta com possibilidades de respostas muito amplas, mas vou tentar resumir um pouco para poder ajudar. O distúrbio de linguagem pode se manifestar de diversas formas e tem diferentes causas. Geralmente, envolve dificuldades na compreensão ou expressão da linguagem, afetando a comunicação verbal e escrita.

O tratamento para distúrbios de linguagem pode ser aplicado em pessoas de todas as idades, desde bebês até adultos, idosos. Para bebês e crianças pequenas, o tratamento muitas vezes envolve intervenções precoces para promover o desenvolvimento da linguagem. Em crianças em idade escolar, o foco pode estar em melhorar habilidades específicas, como leitura, escrita e compreensão. Já em adultos, o tratamento pode ser direcionado para reabilitação após lesões cerebrais, como acidente vascular cerebral (AVC), ou para melhorar habilidades de comunicação em geral.

É importante buscar a avaliação de um profissional qualificado, como um fonoaudiólogo, para determinar o melhor plano de tratamento de acordo com as necessidades individuais de cada pessoa. Espero ter ajudado.

Especialistas

Ester Godinho

Ester Godinho

Fonoaudiólogo

Belo Horizonte

Mirian Sipriano

Mirian Sipriano

Fonoaudiólogo

Glicério

Antonio Victor Copque dos Santos

Antonio Victor Copque dos Santos

Fonoaudiólogo

Salvador

Eduarda Andreazza

Eduarda Andreazza

Fonoaudiólogo

Porto Alegre

Saulo Iordan do Nascimento Silva

Saulo Iordan do Nascimento Silva

Fonoaudiólogo

Macapá

Kelly Christina Soares lima

Kelly Christina Soares lima

Terapeuta complementar

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 99 perguntas sobre Distúrbios da fala
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.