como funciona a psicose em adolescentes que estão no período de 15 a 17 anos de idade?

23 respostas
como funciona a psicose em adolescentes que estão no período de 15 a 17 anos de idade?
Olá! A psicose é um quadro delirante. O indivíduo pode apresentar ilusões, alucinações, que podem ser auditivas, olfativas, visuais, tateis, no paladar; além de delírios. Esses critérios, podem ser isolados. É importante destacar, que o uso de substâncias, também pode causar os sintomas acima. Portanto, procure um profissional da psicologia e da psiquiatria. Espero ter ajudado. Um abraço!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O diagnostico é feito por uma equipe multidisciplinar: psiquiatra, psicologo; entrevistas com a familia; avaliação neuropsicológica é um diferencial...poderá haver necessidade de relatórios da escola (cada caso é um caso).
Como já deixaram a entender as colegas, a estrutura psicótica é muito difícil de ser identificada, mas se confirmada, ela funciona no período de 15 a 17 anos da mesma forma que funcionaria em qualquer idade posterior.
Olá! Muito obrigada por sua pergunta! Diagnosticar alguém como sendo portador de uma psicose é um passo que requer muito cuidado. Os sintomas da psicose são muitos e precisam ser avaliados com cuidado e responsabilidade. Dizer isso pode parecer dizer o óbvio, porém aqui, em se tratando da vida de um adolescente, é mais do que necessário e verdadeiro. A adolescência é uma fase da vida onde vários fenômenos culturais, físicos, psicológicos e sociais ocorrem e isso pode acarretar várias alterações da vida do indivíduo. Pode ser que a dúvida apresentada seja uma questão pessoal, ou seja, que você seja o adolescente. Se esse for o caso, acho muito bacana você vir aqui, no Doctoralia, perguntar sobre o assunto. Já é um grande passo, um sinal importante de que está preocupado com sua vida e qualidade de vida. Se, ao contrário, é para algum querido seu, o mesmo pode ser dito. Contudo, por melhor que sejam as explicações que encontre aqui, nada, mas nada se compara com procurar um especialista para avaliar o caso específico em questão. Pode não ser uma tarefa fácil, mas é muito necessária. Desejo para você tudo de bom!
O quadro psicótico pode ser de origem genética ou devido ao uso de substâncias psicoativas/drogas; por um transtorno de humor ou devido a algum trauma crânio encefálico. Ambos devem ser medicados por um psiquiatra e com tratamento em conjunto com um psicólogo.
Nos adolescentes, os sintomas são bem similares aos de adultos. Principais sintomas podem ser: delírios, alucinações, empobrecimento afetivo. Muitos pacientes com transtornos psicóticos podem apresentar prejuízos em vários domínios cognitivos.
A psicose funciona da mesma forma que nas demais pessoas, o mais importante é que realmente o diagnóstico tenha sido realizado corretamente e daí vem a necessidade de um acompanhamento médico e também psicoterápico.
A psicose em si, são quadros de delírios, alucinações e empobrecimento afetivo que, independente da idade pode ser ocasionado por diversos transtornos diferentes, ou até mesmo por abuso de substancias, o ideal é que procure um profissional de Saúde Mental para avaliação do caso.
A fase da adolescência é a predileta para a eclosão da maioria dos transtornos emocionais. O distúrbio mais temido deles é a psicose, não só pela gravidade e impacto que produz no entorno do paciente, como também pelo prognóstico e necessidade de tratamento imediato. Psicoses são doenças difíceis de serem diagnosticadas, elas podem aparecer subitamente ou aos poucos. Psicóticos têm menor habilidade de mobilizar, deslocar, manter ou dirigir a atenção de acordo com a própria vontade. Uma das principais características do indivíduo é a falha em quantificar e classificar a prioridade dos estímulos. O paciente é incapaz de distinguir não só os estímulos externos como também os internos, logo a capacidade de agir sobre a realidade é imprevisível e diminuída. Os sintomas são vagos, há possibilidade da família acreditar que se trata apenas de uma fase. Mas devem ficar atentos aos sintomas para que não tardem o tratamento, pois quanto antes, melhor. A causa dessa doença pode ser predisposição genética, fatores exógenos orgânicos, porém desenvolvidos devido a fatores ambientais, psicossociais. Uma situação estressante, por exemplo, pode desencadear uma psicose.
Olá, a psicose apresenta quadros de delírios, alucinações, o ideal é procurar um psicólogo, psiquiatra e investigar o que esta acontecendo, a adolescência é uma fase de transformação, é muito perigoso diagnosticar algo que pode não ser verificar verdadeiro. Procurar ajuda especializada é uma ótima maneira de verificar o real problema e se preparar para trata-lo. Cuide-se.
Olá, a psicose na cronologia tende desencadear no final da adolescência ou também podendo desencadear na meia idade. Os sintomas são: delírios, pensamentos desorganizados, descarrilamento na fala, alguns casos os pacientes tem mania de perseguição, outros os delírios não são somente auditivos, mas também visuais, vendo bichos e outras coisas, pacientes em crise costumam ficar agressivos.
Lembrando que para o psicótico tudo é muito real, não adianta dizer que algo que ele diz ver ou ouvir, não existe, pois para ele(a), existe sim.

Uso de substâncias alucinógenas, como maconha, chá de cogumelo, ayahuasca, são gatilhos desencadeadores para psicose, caso identifique em alguém procure ajuda psiquiátrica o quanto antes para que o paciente seja estabilizado(a) e não corra riscos nos períodos de surtos.

Espero ter ajudado.
Abraço.
Eu já tive quadros psicóticos, necessitei de internação, mas hoje sou profissional de Saúde Mental!
Lido com pacientes numa base diária, e essas minhas experiências me possibilitaram encontrar caminhos práticos para obter uma evolução.
Importante lembrar também que o ser humano lida com a subjetividade diariamente, e o paciente psicótico tem uma subjetividade tão diferente, que seria muito complexo explicar "como funciona a psicose em adolescentes".
Cada um é cada um.
Me coloco à disposição pra ajudar!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Fazer este diagnostico na adolescência é precoce e delicado. te recomendo a fazer acompanhamento com um psiquiatra e por um psicólogo.
Olá, não existe um quadro especifico de psicose quando se é adolescente.
Psicose é fortemente caracterizada pela presença de delírios auditivos, visuais e sensoriais que não estão presentes.
Quadros psicóticos podem ter seu início na fase da adolescência e o mais urgente e importante é que se busque atendimento psiquiatrico e psicologico para o adolescente. Importante ressaltar que as pessoas próximas, como a família ou quem more com o paciente poderão receber orientação sobre como lidar com o adolescente a fim de prevenir e reconhecer recaídas de episódios clínicos.
Olá
Para esta fase do desenvolvimento, todo cuidado é necessário. Além de marcar a identidade, que neste momento está em consolidação e bastante vulnerável, existem episódios transitórios que podem parecer com psicose, mas na verdade são fruto de alguma turbulência que a pessoa está passando. Portanto, além de cuidado extremo para um diagnóstico mais conciso, é necessária a avaliação de diversos profissionais em conjunto e sem precipitação. Já atendi pacientes que a fantasia foi confundida com delírio e os efeitos medicamentosos só piraram a noção de si do mesmo. Melhor que o diagnóstico é prover um espaço seguro para o adolescente falar e se organizar, acompanhando a evolução. A análise psicanalítica é bem indicada.
- A fase da adolescência é a predileta para a eclosão da maioria dos transtornos emocionais. O distúrbio mais temido deles é a psicose, não só pela gravidade e impacto que produz no entorno do paciente, como também pelo prognóstico e necessidade de tratamento imediato. Psicoses são doenças difíceis de serem diagnosticadas, elas podem aparecer subitamente ou aos poucos. Psicóticos têm menor habilidade de mobilizar, deslocar, manter ou dirigir a atenção de acordo com a própria vontade. Uma das principais características do indivíduo é a falha em quantificar e classificar a prioridade dos estímulos. O paciente é incapaz de distinguir não só os estímulos externos como também os internos, logo a capacidade de agir sobre a realidade é imprevisível e diminuída. O psicótico não percebe que perdeu a noção do pensamento, percepção ou julgamento. A psicose também é conhecida como comportamento de louco?. A causa dessa doença pode ser predisposição genética, fatores exógenos orgânicos, porém desenvolvidos devido a fatores ambientais, psicossociais. Uma situação estressante, por exemplo, pode desencadear uma psicose.

Segue uma lista de sintomas que podem caracterizar a doença: isolamento social; pensamento bloqueado. O indivíduo não consegue transmitir uma idéia com começo meio e fim; relaxo com a aparência; agitação e agressividade; não fala coisa com nexo; insônia e inapetência; sensações e desconfiança de estar sendo perseguido; alucinações auditivas, visuais ou olfativas; atribuição de significados diferentes a coisas que realmente estão acontecendo.

Também é importante ressaltar a participação da família, que deve ter muita paciência e compreensão. Devem tranquilizar o paciente, explicando que as sensações que ele tem não são reais, embora não acredite. Pais de pacientes jovens, de 14 a 24 anos, o tratamento não pode esperar, pois as consequências podem ser catastróficas.
Olá! O correto é não tentar se diagnosticar; assim como as pessoas não devem se automedicar no caso da medicina. Os sintomas podem ser parecidos e estarem em diagnósticos diferentes. Inicie um psicodiagnóstico com especialista. Do contrário você pode se preocupar por um engano no entendimento, com consequências psicológicas.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 110
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá! A psicose pode aparecer de formas muito variadas, pois existem diversos sintomas que a caracterizam e que podem aparecer em diferentes graus de intensidade. A adolescência também é um momento de vida bastante particular em termos de desenvolvimento, pois muitas mudanças fisiológicas e emocionais estão acontecendo. Como cada adolescente tem as suas particularidades e como cada quadro psicótico também tem as suas particularidades é preciso avaliar cada situação. De forma que não há uma resposta genérica para a sua pergunta.
Olá! Os quadros psicóticos normalmente apresentam delírios e alucinações. Muitas vezes essas pessoas ficam com o humor embotado e não falam o que se passa em suas cabeças, ficando mais quietas, mais reclusas. Outras ficam agitadas, inquietas e impacientes. O diagnóstico requer algumas consultas. Sempre temos hipóteses que se confirmam ou não. O ideal é ir imediatamente ao psiquiatra e entrar em acompanhamento psicológico. Um abraço.
Nesta faixa etária, é difícil fechar um diagnostico de psicose, mas alguns sinais podem surgir, outra questão que pode potencializar este diagnostico é o uso de substancias psicoativas, espero ter te ajudado.
Esse adolescente pode apresentar isolamento social, alteração no humor, por vezes ter falas descontextualizadas e até alucinações, a restrição de interesses, medos e acreditar que esta sendo perseguido ou que algo ou alguem esta contra ele também podem aparecer, esses são alguns dos sintomas desse quadro, no entanto podem ter outros. Importante buscar uma avaliação psiquiatrica, afim de compreender a necessidade da intervenção medicamentosa e o acompanhamento psicológico.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
A psicose é um transtorno mental grave que pode afetar adolescentes entre 15 e 17 anos de idade. Os sintomas da psicose incluem alucinações, delírios, desorganização do pensamento, comportamento bizarro e mudanças de humor. Os adolescentes com psicose podem ter dificuldade em se relacionar com outras pessoas, manter o foco em tarefas e lidar com o estresse. Os tratamentos para a psicose incluem medicamentos, terapia psicanalítica . É importante que os adolescentes com psicose recebam tratamento precoce para ajudar a prevenir complicações mais graves.

Especialistas

Erika Lopes de Campos Faria

Erika Lopes de Campos Faria

Psicólogo, Psicanalista

Jacareí

Agendar uma visita
Silvana Scauri

Silvana Scauri

Psicólogo

Rio Piracicaba

Agendar uma visita
Lucio Costa

Lucio Costa

Psicólogo, Psicanalista

São Paulo

Agendar uma visita
Léa Michaan

Léa Michaan

Psicólogo, Psicanalista

São Paulo

Agendar uma visita
Juliana Oliveira Andrade

Juliana Oliveira Andrade

Psicólogo

Ribeirão das Neves

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2 perguntas sobre Avaliação Psicossocial
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.