Como funciona a Iridotomia por yag laser? Quais riscos? Pois o meu pai de 66 anos foi diagnosticado com

4 respostas
Como funciona a Iridotomia por yag laser? Quais riscos? Pois o meu pai de 66 anos foi diagnosticado com glaucoma e o médico solicitou esse procedimento.
Poucos riscos. Se glaucoma de ângulo estreito previne quase 100% a crise aguda de glaucoma! Muito séria e dolorosa, na maioria das vezes difícil de ser revertida. Se a indicação é correta, praticamente só benefícios! Converse com o oftalmologista do seu pai

A iridotomia por yag laser é um procedimento tranquilo realizado em consultorio mesmo.
É necessário usar colírios por alguns dias após o procedimento para evitar que o olho inflame e tenha outros problemas.
Tire mais dúvidas com o(a) médico(a) do seu pai.
Iridectomia a laser é indicado no Glaucoma de Angulo Fechado, com o intuito de prevenir ou tratar crises de elevações de pressão interna do olho, muito dolorosas e com serias consequências para a visão.
Não são a única forma de tratamento para este tipo de glaucoma, mas sem dúvida nenhuma são efetivos em grande parte dos casos.
Entendo sua preocupação com o procedimento que seu pai precisará realizar. A iridotomia por yag laser é uma técnica bastante comum e eficaz, especialmente indicada para pacientes com glaucoma de ângulo fechado. Esse tipo de glaucoma pode causar elevações súbitas e dolorosas na pressão intraocular, que, se não tratadas a tempo, podem levar a sérias complicações para a visão.

A iridotomia por yag laser funciona criando uma pequena abertura na íris, a parte colorida do olho, permitindo que o fluido ocular (humor aquoso) flua mais livremente. Isso ajuda a aliviar a pressão dentro do olho e a prevenir crises agudas de glaucoma, que são extremamente dolorosas e potencialmente devastadoras para a visão.

O procedimento é realizado de forma ambulatorial, ou seja, no próprio consultório do oftalmologista, sem a necessidade de internação. Antes do laser, o médico aplicará colírios anestésicos para garantir que seu pai não sinta dor. Após o procedimento, é comum que o oftalmologista prescreva colírios anti-inflamatórios para serem usados por alguns dias, visando prevenir inflamações e outras possíveis complicações.

Os riscos desse procedimento são relativamente baixos, principalmente quando comparados aos benefícios que ele pode proporcionar. A iridotomia por yag laser é altamente eficaz na prevenção de crises agudas de glaucoma, que são muito difíceis de reverter uma vez instaladas. No entanto, como qualquer procedimento médico, existem alguns riscos, como a possibilidade de inflamação ou elevação temporária da pressão intraocular, que são geralmente manejáveis com o acompanhamento adequado.

Recomendo que você converse com o oftalmologista do seu pai para esclarecer todas as dúvidas e garantir que ele esteja bem informado sobre o procedimento e seus cuidados pós-operatórios.

Com o avanço da Telemedicina, consultas de seguimento e orientações podem ser feitas online, o que é uma excelente forma de proteger a saúde de seu pai em tempos de COVID-19, Monkeypox (MPOX) e outras doenças infecciosas. A Telemedicina também proporciona mais conforto, evitando deslocamentos desnecessários e economizando tempo.

Se precisar de uma segunda opinião ou quiser mais orientações, estou à disposição para uma teleconsulta. Basta clicar no perfil e agendar. Isso pode garantir um cuidado contínuo e seguro para o seu pai, com acesso aos melhores especialistas de forma rápida e discreta.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900