Como funciona a imunoterapia para tratamento de alergias?

3 respostas
Como funciona a imunoterapia para tratamento de alergias?
A imunoterapia específica - " vacina de alergia"- para aeroalérgenos (ácaros, fungos, baratas, polens, epitélio de animais) atua reduzindo a resposta do indivíduo à ação daqueles agentes. O organismo passa a "tolerá-los", diminuindo em frequência e/ou intensidade quadros de rinite ou asma que os têm como principal causa das crises.
O paciente deverá ser encaminhado ao médico alergista, para que seja avaliado sobre o melhor tratamento a ser indicado, e se há necessidade de realização dos testes alérgicos disponíveis (cutâneos ou sanguíneos) para identificação dos aeroalérgenos ou de prescrição da imunoterapia específica.

São medicações direcionadas para o tratamento dos agentes alergênicos, provocando sensibilização e tolerância aos mesmos! Todas as prescrições são guiada por exames, que podem ser sanguíneos RAST, Imunocap ou até realizados no consultório Prick tests!
A imunoterapia para alergia é uma ferramenta terapeutica com mais de 100 anos de utilizacao. Na 2a metade do seculo XX seus mecanismos comecaram a ser melhor compreendidos e na virada do seculo XX para o XXI seus mecanismis de açao e eficacia, quando bem indicada, foram bem esclarecidos.
Ela se baseia na administraçao regular em quantidades crescentes do proprio alergeno ao qual a pessoa reage exageradamente até se alcançar uma dose que induz a reduçao da resposta alérgica com consequente reducao de sintomas e necessidade de uso de medicamentos, através da ativaçao de mecanismos naturais de regulaçao e reequilibrio do sistema imunologico.
Deve ser indicada e acompanhada por especialista em alergia-imunologia, pois sua eficacia só será alcançada se corretamente indicada e executada.