Como funciona a avaliação neuropsicológica infantil?

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Como funciona a avaliação neuropsicológica infantil?
 Amanda Mota
Psicólogo
São Paulo
A avaliação neuropsicológica infantil é um processo feito de forma acolhedora e adaptada para entender como a criança pensa, aprende e se comporta. Envolve a aplicação de testes específicos para analisar áreas como atenção, memória, linguagem e habilidades sociais. Além dos testes, também inclui entrevistas com pais e observações do comportamento da criança no ambiente familiar e escolar. O objetivo é entender as dificuldades e potencialidades da criança para direcionar intervenções que melhorem seu desenvolvimento e bem-estar.

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 Indayá Jardim de Almeida
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
Olá! É realizada entrevista inicial para entender o histórico do paciente, conhecer o caso e definir os instrumentos que serão utilizados, geralmente nas sessões seguintes são realizadas as aplicações dos testes e ao final da avaliação é marcada uma sessão devolutiva para explicar os resultados obtidos e orientar sobre os próximos passos. Espero ter ajudado, estou á disposição!
Olá! tudo bem?
As etapas de uma avaliação começa com uma entrevista inicial com os pais para coletar informações sobre o histórico médico, educacional e pessoal. Essa fase é crucial para estabelecer uma base de dados sólida e identificar qualquer fator que possa influenciar os resultados dos testes. Após a entrevista inicial, o paciente passa por uma série de testes padronizados. Além dos testes cognitivos, a avaliação neuropsicológica também inclui uma análise emocional e comportamental. Esta análise é realizada por meio de entrevistas estruturadas, escalas de avaliação e observação comportamental. que avaliam diversas áreas cognitivas, como memória, atenção, linguagem, funções executivas e habilidades visuoespaciais. Esses testes são escolhidos com base nas necessidades específicas do paciente e no objetivo da avaliação. Por fim, todos os dados coletados são integrados e analisados para elaborar um relatório detalhado. Este relatório não apenas descreve os resultados dos testes, mas também oferece recomendações práticas para intervenções terapêuticas e ajustes no ambiente do paciente. O feedback é fornecido ao paciente e à sua família de maneira compreensível, garantindo que todos estejam informados e preparados para as próximas etapas. Assim, a avaliação neuropsicológica se torna uma peça-chave no entendimento e tratamento de diversas condições neuropsicológicas, promovendo uma melhor qualidade de vida para os pacientes. Espero ter ajudado, um abraço!
Te convidamos para uma consulta: Avaliação psicológica - R$ 130
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 Jucemara Bellincanta Gomes
Psicólogo
São Paulo
Olá
A avaliação neuropsicologica infantil é um processo detalhado e individualizado que visa compreender o desenvolvimento cognitivo, emocional e comportamental da criança.
Começo sempre com uma entrevista detalhada com os pais ou rsponsáveis para conhecer a historia do desenvolvimento da criança, as condições médicas, as dificuldades ou facilidade de aprendizados, socialização e situações familiares que possam estar impactando o desenvolvimento. Só depois começa a sessão com a criança para conhecê-la, e aplicar testes especificos que possam ajudar na avaliação dos diferentes dominios cognitivos e comportamentais. Faço visita na escola e converso com professores e coordenadores escolares, coletando informações e dados para elaborar o perfil e laudo. Por fim marco a sessão de devolutiva onde passo o laudo detalhado com as condições e recomendações, com o objetivo de orientar intervenções necessárias.
Dra. Andressa Américo
Psicólogo, Psicanalista
Jaraguá Do Sul
Oi, boa noite! Esse processo se inicia com uma boa entrevista inicial com os pais, o que chamamos de anamnese, onde discutimos o desenvolvimento da criança desde o nascimento, incluindo aspectos familiares, educacionais e de saúde. A seguir, são realizadas sessões com a criança, que envolvem uma série de testes e atividades lúdicas adequados à sua faixa etária, com duração e ritmo ajustados para garantir que a criança se sinta à vontade. O material aplicado é escolhido de acordo com o que foi colhido na anamnese e a queixa dos pais (aquilo que eles/escola/pediatra estão tentando descobrir).
Por fim, os resultados são analisados e discutidos em um laudo detalhado, que aponta o perfil cognitivo e comportamental da criança. Esse laudo é compartilhado com a família e, se necessário, com a escola ou outros profissionais de saúde, para que possamos definir as melhores estratégias de intervenção ou apoio.
Espero ter ajudado.
A avaliação neuropsicológica infantil geralmente é realizada quando há alguma dúvida sobre a curva do desenvolvimento cognitivo, emocional e comportamental de uma criança. Ela é realizada com o objetivo de identificar possíveis dificuldades ou transtornos que estejam afetando seu desenvolvimento.
Envolve: 1. Entrevista com os Pais ou Responsáveis, para levantar informações desde a gestação. 2. Atendimento da Criança, de modo a conhecê-la e avaliá-la, de acordo com sua idade biológica, para verificar a compreensão e responsividade, assim como funções mentais. 3. Aplicação de Testes para avaliar de forma mais específica as funções cognitivas e comportamentais, como concentração, raciocínio, linguagem, memória, orientação, organização, solução de problemas , habilidades motoras e visoespaciais, socialização e comportamento.
Se faz necessário atender a criança mais algumas vezes, para confirmar evidências apontadas pelos testes e ferramentas empregados.
Espero ter ajudado. Fico à disposição para atendimentos em psicologia.
 Alexandre Belchor
Psicólogo, Sexólogo
Rio de Janeiro
A avaliação neuropsicológica infantil é um processo que visa entender o desenvolvimento cognitivo, emocional e comportamental da criança e que envolve uma série de etapas. Os resultados ajudam a identificar dificuldades específicas, orientar intervenções e monitorar o progresso ao longo do tempo. A avaliação é conduzida por profissionais qualificados, como psicólogos ou neuropsicólogos, que interpretam os dados e fornecem um relatório detalhado com recomendações.
É um processo muito cuidadoso que envolve vários apesctos do comportamento da criança, assim como a forma de pensa e sentir. O passo a passo é realizado de forma bem individualizada, e para tal são utilizada ferramentas que possibilitem a coleta correta de informações e observações. Tudo isso é realizado por um profissional habilitado como o neuropsicólogo.
olá, a avaliação neuropsicológica infantil o primeiro contato , a entrevista , anamnese é com os pais. após essa parte começa os testes na criança geralmente da um total de 10 sessões. após aplicação dos testes é marcado uma devolutiva para dar o laudo tanto para resultado negativo como positivo.
Bom dia! A avaliação neuropsicológica infantil é um processo que visa compreender o funcionamento cognitivo, emocional e comportamental da criança. Envolve a aplicação de testes padronizados que avaliam áreas como atenção, memória, linguagem, habilidades motoras, funções executivas e aspectos emocionais. Além disso, é feita uma entrevista com os pais ou responsáveis e, muitas vezes, observações do comportamento da criança em diferentes contextos. O objetivo é identificar dificuldades, traçar um perfil cognitivo e auxiliar no diagnóstico de condições como TDAH, dislexia, transtornos do espectro autista, entre outros. Espero ter ajudado, fique bem.
Vou colocar aqui um resumo:

A Avaliação Neuropsicológica é um exame do funcionamento do Sistema Nervoso Central, através da aplicação de testes, questionários e inventários. Avalia-se a inteligência, a percepção, a atenção, a memória, a linguagem, as praxias, o comportamento emocional, a personalidade, etc.

A primeira sessão é uma entrevista com os pais. É importante que você traga todas as informações necessárias sobre a criança.

Depois dessa entrevista, as sessões posteriores são feitas com a criança ou adolescente.

Após autorização dos pais, podem ser feitos contatos com a escola da criança ou adolescente, assim como outros profissionais (médico, psicólogo, fonoaudiólogo, etc).

Toda sessão será enviado um questionário para o pai e um para a mãe, ou cuidadores primários responderem em casa. Os questionários são iguais, mas devem ser respondidos de forma separada, sem compartilhar respostas.

Depois disso tudo, será marcada a sessão de devolutiva do laudo de Avaliação neuropsicológica.

Estima-se em torno de 10 a 12 sessões com duração de 50 minutos cada, contemplando todo o processo avaliativo (entrevistas escolas e profissionais, entrevistas com os pais, testagem e devolutiva/ entrega do laudo)

Siga-me no Instagram: @alineneris.oficial

Obrigada pela confiança!
Dr. Sandro Zamberlan Dibi
Psicólogo, Psicanalista
Porto Alegre
A avaliação neuropsicológica infantil é um processo clínico que busca compreender o funcionamento cognitivo, emocional, comportamental e social da criança, considerando suas condições de desenvolvimento e possíveis dificuldades. Essa avaliação é baseada em uma combinação de entrevistas, testes padronizados, observações comportamentais e informações fornecidas por pais, cuidadores e professores.

Objetivos principais:

1. Identificar dificuldades e potenciais cognitivos: Avaliar habilidades como memória, atenção, linguagem, funções executivas, habilidades visoespaciais e psicomotoras.
2. Diagnosticar condições clínicas: Como transtornos do neurodesenvolvimento (TDAH, TEA, dislexia), sequelas neurológicas (lesões cerebrais, epilepsia) ou dificuldades emocionais e comportamentais.
3. Planejar intervenções específicas: Fornecer orientações terapêuticas e educacionais baseadas nas necessidades individuais da criança.
4. Monitorar o desenvolvimento: Acompanhar a evolução das habilidades cognitivas e o impacto de tratamentos ou intervenções.

Principais etapas:

1. Entrevista inicial: Coleta detalhada do histórico clínico e escolar da criança, além de informações sobre o ambiente familiar e social.
2. Aplicação de testes padronizados: Instrumentos específicos para avaliar diferentes áreas do funcionamento cognitivo (ex.: WISC-V, Nepsy-II, TAVIS-III).
3. Observação comportamental: Análise qualitativa de como a criança lida com os testes, sua motivação, impulsividade, frustração e esforço.
4. Análise dos resultados: Integração dos dados coletados para construir um perfil cognitivo e comportamental.
5. Devolutiva: Discussão dos resultados com os responsáveis, incluindo orientações e recomendações.

Características específicas na infância:

• A avaliação infantil deve ser adaptada ao nível de desenvolvimento da criança, com instrumentos apropriados para cada faixa etária.
• O contexto socioemocional e escolar é determinante para interpretar os resultados de forma adequada.
• O processo deve ser lúdico, promovendo um ambiente acolhedor que minimize o estresse ou a ansiedade da criança.

A avaliação neuropsicológica infantil é essencial para ajudar a identificar as melhores formas de estimular o potencial da criança e oferecer suporte ao seu desenvolvimento global, promovendo seu bem-estar e qualidade de vida. Abraço, Dr. Sandro Dibi.
 Andreza Reis
Psicólogo
Rio de Janeiro
A avaliação neuropsicológica infantil é constituida por entrevista com responsáveis da criança, aplicação de testes psicológicos específicos e observação do comportamento.
 Valter Rodrigues
Psicanalista, Psicólogo
Contagem
A avaliação neuropsicológica infantil é um processo abrangente que visa entender as funções cognitivas, emocionais e comportamentais de uma criança. Essa avaliação é crucial para identificar dificuldades de aprendizagem, transtornos do desenvolvimento e outras condições que podem impactar o desempenho escolar e a vida cotidiana. A seguir, estão os principais componentes e etapas desse processo:
Etapas da Avaliação Neuropsicológica Infantil
1. Entrevista Inicial
Coleta de Informações: O neuropsicólogo inicia o processo com uma entrevista clínica que envolve os pais ou responsáveis. Essa etapa busca entender o histórico da criança, incluindo desenvolvimento neuropsicomotor, queixas atuais e informações médicas relevantes.
Discussão sobre Comportamentos: É importante discutir comportamentos observados em casa e na escola, além de quaisquer dificuldades específicas que a criança esteja enfrentando.
2. Observação
Avaliação Direta: O profissional pode observar a criança em diferentes contextos (como na consulta) para coletar informações sobre seu comportamento, interações sociais e habilidades de comunicação.
3. Aplicação de Testes Neuropsicológicos
Testes Padronizados: Uma variedade de testes são aplicados para avaliar diferentes funções cognitivas, como:
Inteligência: Escalas como a WISC-IV (Escala Wechsler de Inteligência para Crianças) são usadas para medir a inteligência geral e habilidades específicas.
Memória: Testes como o RAVLT (Teste de Aprendizagem Auditivo-Verbal de Rey) avaliam a capacidade de aprender e reter informações.
Atenção e Funções Executivas: Testes como o Stroop e o Teste de Trilhas Coloridas avaliam a atenção sustentada, alternada e controle inibitório.
Habilidades Visuoespaciais: Testes como as Figuras Complexas de Rey avaliam a organização perceptual e memória visual.
4. Avaliação das Habilidades Adaptativas
Habilidades Práticas: Além dos testes cognitivos, pode haver uma avaliação das habilidades adaptativas da criança, que incluem capacidades em áreas como autocuidado, comunicação e interação social.
5. Análise dos Resultados
Interpretação dos Dados: Após a aplicação dos testes, os resultados são analisados para identificar padrões que possam indicar dificuldades específicas ou condições como TDAH, autismo ou dificuldades de aprendizagem.
6. Elaboração do Laudo
Relatório Final: Um laudo neuropsicológico é elaborado, contendo os resultados dos testes, interpretações e recomendações para intervenções ou suporte adicional.
7. Feedback aos Pais
Discussão dos Resultados: O neuropsicólogo se reúne com os pais ou responsáveis para discutir os resultados da avaliação e as recomendações, ajudando a entender as necessidades da criança e os próximos passos.
Conclusão
A avaliação neuropsicológica infantil é um processo detalhado que envolve várias etapas para garantir uma compreensão completa das capacidades e desafios da criança. Os resultados dessa avaliação são fundamentais para direcionar intervenções educacionais e terapêuticas adequadas, promovendo um melhor desenvolvimento e qualidade de vida.
A avaliação neuropsicológica infantil é um processo detalhado que busca entender o funcionamento cognitivo, emocional, comportamental e social de crianças. É realizada com o objetivo de identificar dificuldades específicas, compreender o desenvolvimento da criança e orientar intervenções terapêuticas, educacionais e familiares. O processo segue uma série de etapas, adaptadas à faixa etária e às características da criança.

Etapas da Avaliação Neuropsicológica Infantil
1. Entrevista Inicial
Com os Pais/Responsáveis:
Levantamento da queixa principal (ex.: dificuldades escolares, comportamento, atenção).
Histórico de desenvolvimento da criança (gestação, marcos do desenvolvimento motor e cognitivo, histórico escolar, histórico familiar de condições clínicas ou psicológicas).
Identificação de fatores ambientais que possam influenciar o comportamento (ex.: rotina, ambiente familiar, dinâmica escolar).
Com a Criança:
Estabelecimento de vínculo.
Observação comportamental inicial.
2. Aplicação de Testes Padronizados
Os testes são selecionados de acordo com a idade, as queixas e os objetivos da avaliação. Entre os aspectos avaliados, destacam-se:
Atenção e Concentração: Avaliação da capacidade de manter o foco e resistir a distrações.
Memória: Memória de curto e longo prazo, memória de trabalho.
Linguagem: Compreensão, expressão oral, leitura e escrita.
Funções Executivas: Planejamento, organização, resolução de problemas, flexibilidade cognitiva.
Habilidades Motoras: Coordenação motora fina e ampla.
Habilidades Visuoespaciais: Percepção visual e organização espacial.
Habilidades Acadêmicas: Leitura, escrita, matemática (especialmente em casos de dificuldades escolares).
Exemplos de Instrumentos:
Escala Wechsler de Inteligência para Crianças (WISC).
Teste de Desempenho Escolar (TDE).
Teste de Trilhas (Trail Making Test).
Bateria Neuropsicológica Infantil (NEPSY).
3. Observação Comportamental
Observa-se o comportamento da criança durante as tarefas: grau de engajamento, estratégias utilizadas, tolerância à frustração, interação social.
Identifica-se sinais de ansiedade, impulsividade, hiperatividade ou outros comportamentos que possam interferir no desempenho.
4. Entrevistas Complementares
Quando necessário, os pais, professores ou cuidadores são entrevistados para obter informações adicionais sobre o comportamento da criança em outros contextos.
5. Análise dos Dados
Integração dos resultados dos testes com as informações coletadas nas entrevistas e na observação.
Comparação do desempenho da criança com normas para sua faixa etária e escolaridade.
6. Devolutiva e Relatório Final
Devolutiva: Uma reunião com os pais para explicar os resultados da avaliação, esclarecer dúvidas e discutir os próximos passos.
Relatório: Documento detalhado contendo:
Queixa principal.
Histórico da criança.
Resultados dos testes.
Interpretação dos achados.
Recomendações (terapias, adaptações escolares, intervenções médicas, etc.).
Duração do Processo
A avaliação pode durar entre 5 a 10 sessões, dependendo da complexidade do caso e da capacidade de atenção da criança.
Finalidade da Avaliação Infantil
Identificação de condições como:
TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade).
Transtornos de Aprendizagem (dislexia, discalculia).
Transtornos do Espectro Autista (TEA).
Alterações cognitivas relacionadas a condições genéticas, neurológicas ou emocionais.
Orientação para intervenções terapêuticas ou adaptações escolares.
Se você considera realizar essa avaliação para uma criança, é importante procurar um profissional especializado, que utilize instrumentos padronizados e uma abordagem lúdica, adequada à faixa etária.
A avaliação neuropsicológica infantil é um processo estruturado que busca compreender como o cérebro da criança está funcionando em relação a diversas áreas, como cognição, comportamento, emoção e habilidades sociais. Esse tipo de avaliação é amplamente utilizado para identificar dificuldades de aprendizagem, desenvolvimento, atenção, memória, comportamento ou problemas emocionais.

Passos da Avaliação Neuropsicológica Infantil
Entrevista Inicial

Com os pais/cuidadores: Reúne informações sobre:
História do desenvolvimento (marcos motores, linguagem, etc.).
Histórico médico (complicações na gravidez, doenças, etc.).
Questões emocionais, sociais e comportamentais.
Desempenho escolar e hábitos de estudo.
Com a criança (quando possível): Avaliação do relato dela sobre suas dificuldades e percepções.
Definição dos Objetivos da Avaliação

Identificar dificuldades específicas (como problemas de memória, atenção ou comportamento).
Determinar se há presença de transtornos como TDAH, autismo, dislexia, entre outros.
Planejar intervenções ou adaptações educacionais.
Aplicação de Testes Padronizados

Os testes são escolhidos com base na idade, nas queixas e no nível de desenvolvimento da criança.
Exemplos de áreas avaliadas:
Inteligência: Escalas como o WISC-V (Wechsler Intelligence Scale for Children).
Atenção e Memória: Testes de span de dígitos, teste de Corsi, etc.
Funções Executivas: Avaliação de planejamento, flexibilidade cognitiva e controle inibitório (como a Torre de Londres).
Linguagem: Compreensão verbal e produção de linguagem.
Habilidades Visuoespaciais e Motoras: Desenhos, puzzles e coordenação motora fina.
Comportamento e Emoções: Questionários comportamentais para pais/professores, como CBCL (Child Behavior Checklist).
Observação Clínica

O profissional observa o comportamento da criança durante a aplicação dos testes:
Nível de engajamento.
Estratégias usadas para resolver tarefas.
Reações emocionais a sucessos e falhas.
Essas observações ajudam a complementar os resultados objetivos.
Triangulação de Informações

Integração de dados dos testes, observações e relatos dos pais/professores para formar um quadro completo do funcionamento da criança.
Elaboração do Relatório

O relatório deve incluir:
Resultados detalhados dos testes.
Diagnósticos (se aplicáveis).
Recomendações práticas para a escola, a família e possíveis intervenções terapêuticas.
Devolutiva

Encontro com os pais/cuidadores para explicar os resultados.
Discussão sobre os próximos passos, como intervenções, terapias ou adaptações escolares.
Aspectos Importantes na Avaliação Infantil
Adequação à Idade: Ferramentas e estratégias devem ser adaptadas ao nível de desenvolvimento da criança.
Participação dos Pais: É essencial o envolvimento dos responsáveis para fornecer informações e implementar as recomendações.
Ambiente Acolhedor: A criança deve se sentir confortável durante a avaliação, reduzindo o impacto da ansiedade ou resistência.
Finalidade da Avaliação
Diagnóstica: Identificar transtornos como TDAH, dislexia, transtornos do espectro autista (TEA) ou deficiência intelectual.
Interventiva: Planejar estratégias para melhorar o desempenho escolar, social ou emocional da criança.
Preventiva: Detectar dificuldades precoces e intervir antes que se tornem mais significativas.
A avaliação neuropsicológica infantil é uma ferramenta poderosa para entender as potencialidades e os desafios da criança, ajudando a promover seu desenvolvimento pleno em diferentes contextos.
Dra. Patricia De Lucia Nadruz
Psicólogo, Terapeuta complementar
São Paulo
A avaliação neuropsicológica infantil é um processo estruturado que busca compreender o funcionamento cognitivo, emocional e comportamental da criança. Realizada por um neuropsicólogo, essa avaliação envolve a aplicação de testes e tarefas padronizadas, entrevistas com os responsáveis e a observação direta da criança.O objetivo é identificar habilidades como atenção, memória, linguagem, raciocínio lógico, coordenação motora e habilidades sociais, além de compreender possíveis dificuldades de aprendizado ou comportamentais. A avaliação também considera o histórico escolar, médico e familiar para fornecer um panorama completo.
O resultado é um relatório detalhado, que orienta intervenções específicas, como terapias ou adaptações escolares, visando apoiar o desenvolvimento global da criança e melhorar sua qualidade de vida.
Olá!
A avaliação neuropsicológica infantil tem objetivo de avaliar o desenvolvimento cognitivo, emocional e comportamental de crianças. Em um primeiro momento é realizada uma entrevista com pais/responsáveis para colher informações sobre a queixa inicial, é realizada anamnese, observação clínica com a criança, coleta de dados com a escola, e outros ambientes que a criança frequenta (dependendo da idade e necessidade apresentada), monta-se um protocolo com instrumentos (testes, escalas) que serão aplicados posteriormente e contribuirão na investigação sobre a hipótese levantada. Em um segundo momento será feita a entrevista devolutiva com os pais/responsáveis para explicar o resultado e entrega do laudo, e orientações sobre encaminhamentos necessários.
Dr. André Prado
Psicólogo
São Caetano do Sul
A avaliação neuropsicológica infantil é um processo estruturado que visa compreender o funcionamento cognitivo, emocional, comportamental e social da criança. Ela é personalizada de acordo com a idade e as necessidades específicas da criança e busca identificar suas potencialidades e dificuldades. Aqui está uma visão geral de como esse processo é realizado:

1. Entrevista Inicial
Com os Pais ou Responsáveis:
Coleta de informações sobre o desenvolvimento da criança (histórico médico, escolar e familiar).
Relato de preocupações e motivos para a avaliação.
Com a Criança:
Conversa breve para criar um vínculo e entender o ponto de vista da criança, dependendo de sua idade.
2. Planejamento da Avaliação
Escolha dos testes e métodos apropriados, considerando:
Idade e nível de desenvolvimento da criança.
Questões específicas a serem investigadas, como dificuldades escolares, alterações comportamentais ou suspeita de transtornos do neurodesenvolvimento.
3. Aplicação de Testes Neuropsicológicos
A aplicação é feita de forma lúdica e interativa, respeitando os limites da criança. As áreas avaliadas podem incluir:

Cognição Geral: Inteligência (QI), raciocínio lógico e resolução de problemas.
Atenção e Memória: Habilidade de concentração, retenção e recuperação de informações.
Linguagem: Compreensão, expressão verbal e vocabulário.
Habilidades Visuoespaciais: Percepção visual, coordenação e integração visual-motora.
Funções Executivas: Planejamento, controle de impulsos e flexibilidade cognitiva.
Habilidades Acadêmicas: Leitura, escrita e cálculo.
Aspectos Emocionais e Comportamentais: Comportamento social, autorregulação e manejo emocional.
4. Observação Comportamental
Durante as sessões, o neuropsicólogo observa o comportamento da criança, como motivação, interação social, nível de ansiedade e respostas a desafios.
5. Análise de Resultados
Integração dos dados coletados nos testes, observações e entrevistas.
Comparação com padrões normativos para a idade da criança.
6. Devolutiva aos Pais ou Responsáveis
Explicação dos resultados de forma clara e acessível.
Discussão sobre as potencialidades e desafios identificados.
Recomendação de intervenções, como terapias específicas, estratégias escolares ou adaptações no ambiente familiar.
7. Elaboração do Laudo
O laudo detalha os achados da avaliação, com um perfil completo da criança e orientações específicas para pais, professores e outros profissionais envolvidos no cuidado.
A Clínica Espaço do Pensar conta com profissionais especializados para realizar avaliações neuropsicológicas infantis de maneira acolhedora e personalizada. Se você deseja entender melhor as dificuldades ou potencialidades de sua criança, agende uma consulta conosco!

A Avaliação neuropsicológica avalia as funções cognitivas, comportamentais e socioemocionais do paciente. Na avaliação infantil ultilizamos anamnese detalhada e entrevistas com os pais/responsáveis e com os professores; aplicamos testes psicológicos e escalas avaliativas; momento lúdico. observação do comportamento/funções/interações e analise clínica. Com esta avaliação podemos rastrear transtornos do neurodesenvolvimento como TEA, TDAH,TEAP, TDL e Deficiência Intelectual e atrasos no desenvolvimento.

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