Como ficar mais calma convivendo com pessoas explosivas que vivem somente para criticar os outros e

35 respostas
Como ficar mais calma convivendo com pessoas explosivas que vivem somente para criticar os outros e são extremistas, além de se comportarem de maneira bastante infantil?
Olá! São necessárias mais informações para poder te ajudar de maneira mais efetiva, que se adeque melhor a sua realidade, mas posso pensar em algumas possíveis soluções. Não sei o motivo de você continuar convivendo com elas, mas se for possível se pergunte o que te faz conviver com elas e não se afastar? Além disso, aumentar a convivência com pessoas diferentes e com quem você se identifique, ter passatempos e outros interesses para além desse grupo pode ajudar. Há também a possibilidade de avaliar se vale a pena conversar com essas pessoas sobre seu incômodo com o comportamento delas, delimitar limites pode mudar muita coisa e uma comunicação aberta e não violenta pode melhorar o relacionamento entre vocês e te deixar mais calma. Medite, respire fundo e se precisar é só agendar uma sessão. Espero ter ajudado.

Olá!
Pela sua descrição, imagino que seja um ambiente bastante estressante. Primeiro precisamos entender e ter a consciência de que nem todo mundo sabe lidar com as próprias emoções (educação emocional) e acabam sendo explosivas e infantis. Um outro ponto, é que você também não tem controle sobre como as pessoas lidam (ou não) com as emoções delas, então é compreender e separar aquilo que é seu e aquilo que é do outro. Para além disso, você pode fazer também alguns exercícios de respiração que ajudam a acalmar e manter o foco.
Que desafio em! cada ser humano tem uma forma de se relacionar, mas independente do comportamento do outro gostaria de saber se você consegue se posicionar? o aprender estar bem e se sentir bem, define muito a sua capacidade de busca daquilo que deseja. Pessoas imaturas, pessimistas, que põe os outros para baixo existem, e aí? vai sempre tentar fugir? a autorresponsabilização pode ser um caminho, mas somos livres para fazermos nossas escolhas e ver o ser humano se libertando das amarras emocionais é o maior presente que podemos ter. Fique bem. bjs
Olá me parece pela sua descrição que você se sente ansiosa de conviver com pessoas explosivas que parecem não dar espaço para que possa se expressar.
Buscar um apoio psicológico pode ajuda-la em seu processo de autoconhecimento que será fundamental para conseguir lidar com situações estressantes em sua vida. Busque ajuda!
Olá! Conviver com pessoas explosivas, críticas e extremistas pode ser desafiador e impactar negativamente o seu bem-estar emocional. Aqui estão algumas estratégias que podem ajudá-la a lidar melhor com essa situação:

Estabeleça limites: Defina limites claros sobre o que você está disposta a aceitar e o que não está. Comunique esses limites de forma assertiva e firme, deixando claro como você gostaria de ser tratada.

Mantenha a calma: Procure manter a calma diante de comportamentos explosivos ou críticas. Responder com raiva ou se envolver em discussões acaloradas normalmente não é produtivo. Respire profundamente, conte até dez e pense antes de responder.

Não leve para o lado pessoal: Lembre-se de que o comportamento das outras pessoas é reflexo delas mesmas e pode não ter nada a ver com você. Evite levar as críticas e os comentários negativos para o lado pessoal.

Pratique a empatia: Tente entender o ponto de vista da outra pessoa e os possíveis motivos por trás de seu comportamento. Isso não significa que você precise concordar, mas pode ajudá-la a manter uma perspectiva mais compassiva.

Estabeleça comunicação clara: Se sentir que é necessário abordar o comportamento da pessoa, escolha um momento adequado e converse de forma calma e assertiva. Explique como o comportamento dela afeta você e como você gostaria que as coisas fossem diferentes.

Cuide de si mesma: Priorize o autocuidado e reserve um tempo para fazer atividades que te tragam prazer e relaxamento. Isso ajudará a fortalecer a sua resiliência emocional e a lidar melhor com as situações desafiadoras.

Com carinho... Sammy Carralas

Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 250
Não se sinta obrigada a mudar as pessoas ao seu redor - você não possui o controle sobre elas e suas atitudes, mas sim a encontrar formas de lidar com elas de maneira saudável e construtiva. Indico psicoterapia para enxergar as possibilidades.
Olá tudo bem?
Infelizmente eu não teria como te dar essa resposta, mas gostaria de levantar alguns questionamentos.
Que expectativas tu tens em relação à essas pessoas?
Que influência elas tem na tua vida?
Você precisa obrigatoriamente conviver com essas pessoas?
Qual a expectativa que tens sobre como você deveria se comportar?
Na teoria, deveríamos nos relacionar apenas com pessoas que nos fazem bem, mas sabemos que na prática isso não é possível. Infelizmente, nem sempre temos a escolha de nos afastar. O que determina não é necessariamente o que sentimos, mas como lidamos com os sentimentos. Conviver em um ambiente familiar ou profissional aonde a maioria das pessoas têm essas características é extremamente desafiador, mas como lidar com esses desafios?
Quando estamos no olho do furacão é muito difícil conseguir ter um panorama do que está acontecendo. Te recomendo fortemente uma terapia para conseguires ter mais entendimento, sabedoria e acolhimento para lidar com essas dificuldades.
Oiii, como você está? Espero que você esteja bem.
Sinto muito por você estar vivendo em um ambiente em que você sente que as pessoas estão se comportando da forma como descreveu. Pelo jeito como você digitou isso aparenta estar te incomodando.
Sabemos que não podemos mudar as pessoas. Mas, podemos olhar em psicoterapia para o efeito que essa convivência está nos gerando. E por quais motivos estamos entendendo essas pessoas dessa forma. E até que ponto tudo isso diz respeito sobre nós mesmos ou não.
Recomendo que você inicie a psicoterapia, como uma forma de cuidar para si e do que você está sentindo.
Espero ter ajudado em algo.
Olá!
Nossa, imagino como deve estar sendo difícil conviver com essas pessoas.

Para entender se há a possibilidade de você conseguir lidar com mais calma com essas pessoas é importante saber mais sobre as situações em que elas explodem, por exemplo. São situações em que você consegue se acalmar ou são situações em que é difícil você se acalmar porque as pessoas te tratam de uma forma que te tira do sério, que passa do seu limite? São situações que já aconteceram com outras pessoas e você se sentiu de forma diferente?

Além disso, é importante reforçar, como outros profissionais já te responderam aqui, que seria muito benéfico pra você iniciar terapia com um psicólogo pra que esse profissional possa te ajudar a entender melhor o que está acontecendo e te ajudar a pensar no que é possível fazer, naquilo que está ao seu alcance, além disso é possível pensar juntos também se você quer se afastar dessas pessoas, talvez não permanentemente, já que eu sei que nem sempre é fácil ou possível se afastar de quem nos faz mal, muitas vezes são pessoas muito próximas, da família ou trabalho, etc.

Espero que você fique bem e que logo essa situação estressante melhore.

Abraço!
Olá!
Pelo que você disse, avalia como necessário ou beneficioso continuar a conviver com essa pessoa, sendo de forma calma a melhor forma da tua parte. Recomendo pensar na possibilidade de conversar sobre aquilo que se acredita como necessário e beneficioso no primeiro lugar. Fico por aqui, caso tenha interesse em dividir a conversa com alguém que possa escutar de forma profissional, sem julgar nem achar que sabe mais sobre a tua própria vida do que você.
Boa sorte!
Olá!

Compreendo que a convivência humana apresenta, naturalmente, suas barreiras e desafios, principalmente quando nos colocamos em contato com pessoas que possuem referências muito distintas com relação às nossas.
Como consequência, começamos a crer, boa parte das vezes, que alguns à nossa volta parecem fazer questão de nos incomodar ou, até, de mexer com nossos núcleos mais sensíveis.

Antes de chegarmos a qualquer conclusão, vale passar por um processo de autoquestionamento. Já parou pra pensar sobre como você se sente com relação à essas pessoas? O que gostaria de dizê-los, dentro de uma linguagem não-violenta, a respeito dos seus sentimentos e sobre como gostaria que a relação entre vocês pudesse existir (afinal, creio que, se continua a conviver com essas pessoas, é porque tem a intenção de, quem sabe um dia, poder estabelecer um vínculo verdadeiramente saudável com eles)? Já tentou convidá-los a traduzir tudo o que querem dizer pra você sem que, necessariamente, precisem fazer jus de suas convicções ou se utilizar de uma forma ofensiva de se comunicarem? Acredito que, se vocês puderem passar por esse processo, ainda que ele comece por você, muito possivelmente conseguirão dispor de maneiras mais conciliatórias e pacíficas de se comunicarem entre si.
Lembre-se, também, que depois de tentar todos os recursos que estiverem a seu alcance, nada lhe impede de escolher manter uma distância saudável/segura, em nome de sua saúde e bem-estar. Muitas vezes acreditamos que o "final feliz" ocorre quando todas as partes se encontram em perfeita harmonia, enquanto, na verdade, o verdadeiro equilíbrio nas relações só se dá quando todos se vêem, antes de tudo, plenamente realizados consigo mesmos, independente da configuração, do formato ou das circunstâncias.

Espero ter ajudado.
Estou à disposição, caso considere pertinente, também.
Antes de observar o mundo e as pessoas à sua volta, conhecer-se pode ser de extrema relevância para que consiga redimensionar situações como essa, de modo a passar por elas mais segura e tranquilamente.
Um abraço!
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 90
Viver com pessoas explosivas, excessivamente críticas e de comportamento extremista pode ser um grande desafio emocional. Para manter a calma em tais ambientes, é necessário o cultivo da autogestão emocional e a aplicação de técnicas de comunicação eficazes. Seguem algumas estratégias que podem auxiliar:

Domine a arte do autocontrole: Lembre-se de que você só tem controle sobre suas próprias reações e sentimentos. Tente não deixar que a negatividade dos outros afete o seu humor ou comportamento.

Estabeleça limites: Defina fronteiras saudáveis com essas pessoas. Aprenda a dizer "não" quando necessário e evite envolver-se em discussões infrutíferas.

Pratique a empatia: Tente entender o ponto de vista da outra pessoa. Isso não significa que você tenha que concordar, mas compreender o que leva a tais comportamentos pode te ajudar a gerir melhor suas próprias reações.

Use técnicas de relaxamento: Práticas como meditação, respiração profunda ou ioga podem ajudar a aliviar o estresse e a manter a calma.

Busque apoio: Em momentos de extrema dificuldade, não hesite em buscar ajuda de um profissional, como um psicólogo ou conselheiro.

Cultive o positivismo: Concentre-se em aspectos positivos da sua vida e nas coisas que você gosta de fazer. Este foco pode ajudar a reduzir o impacto da negatividade alheia sobre você.

Desenvolva resiliência: A habilidade de se recuperar de situações estressantes e manter a positividade é uma poderosa ferramenta para lidar com pessoas difíceis. Leia sobre técnicas de resiliência e tente implementá-las em sua vida.

Lembre-se, é essencial cuidar da sua saúde mental e bem-estar. Se a convivência com essas pessoas está afetando significativamente sua qualidade de vida, pode ser necessário considerar mudanças mais significativas em seu ambiente.
Olá,
De acordo com o que você relatou acima acredito que seja essencial você analisar: Essas pessoas que te deixam ansiosa, você precisa conviver sempre com elas? Se tiver como manter distância, creio que te ajudaria a ficar mais calma. Mas, por outro lado se não for possível conviver longe delas, creio que precisaria encontrar recursos para lidar com pessoas que tem atitudes que são opostas às suas. É importante nos momentos de stress você se concentrar nos aspectos bons de sua vida, não se deixando abater por adversidades. Uma psicoterapia te ajudaria a entender esse processo aos poucos. Estou à disposição.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 160
Olá tudo bem,
Entenda uma coisa nós não temos o controle sobre as atitudes do outro, apenas temos o controle da nossa reação em relação ao que o outro traz, por isso tudo começa na gente, por tanto sugiro que faça uma terapia pois vai lhe ajudar bastante no controle das suas emoções para lidar melhor com o externo e isso não lhe afetar mais, é uma tarefa desafiante porem possível.

UM Abraço.
Olá!
Imagino que você deva estar passando por um momento de estresse elevado e com limitadas possibilidades de contorno, porém para conseguir lidar com esse necessário o recomendado é que você busque fortalecer o seu emocional para identificar as suas potencialidades e avaliar como mudar o seu futuro. O passado é algo que você já não consegue mudar, porém existe um horizonte de possibilidades que você pode vislumbrar e fazer acontecer!
Busque dedicar um tempo para você, seja através de coisas que tragam prazer, permitam o autocuidado e trabalhem o estado de presença (meditação, atividade física, etc) bem como procure o suporte de um psicólogo para que você possa seguir com as mudanças necessárias para te trazer a calma desejada.
Fico à disposição.
Abraços.
Oi. Para essa situação, penso que entender que as críticas e reclamações não são pessoais (embora possam ser sobre você). É uma forma dessas pessoas lidarem com as questões delas e o contexto provavelmente deve estar reforçando esse comportamento, já que você falou em pessoas. Além disso, é importante prestar a atenção em porque você perde a calma, que tipos de ações você tem vontade de fazer para entender se tem alguma coisa que você precisa fazer, colocar algum limite ou mesmo informar sobre o que você está sentindo. Para poder pensar em ações mais assertivas, é preciso investigar melhor seu caso especificamente e terapia pode te ajudar. Abraço
Conviver com pessoas explosivas e críticas pode ser desafiador e estressante. Aqui estão algumas sugestões que podem ajudar:

1. Mantenha sua calma: Quando alguém explode ou se comporta de maneira crítica, tente manter sua calma. Respire fundo, conte até dez, ou use qualquer outra técnica de relaxamento que funcione para você.

2. Estabeleça limites: É importante estabelecer limites saudáveis com pessoas que são críticas ou explosivas. Isso pode incluir expressar suas necessidades e sentimentos de maneira calma e assertiva, e desengajar ou afastar-se da situação se necessário.

3. Não leve para o lado pessoal: Lembre-se de que o comportamento explosivo ou crítico geralmente reflete a personalidade ou o estado emocional da pessoa, e não necessariamente tem a ver com você.

4. Pratique o autocuidado: Conviver com pessoas difíceis pode ser emocionalmente desgastante. Portanto, certifique-se de cuidar de suas próprias necessidades físicas e emocionais.

5. Considere procurar apoio: Se você está tendo dificuldade em lidar com a situação, pode ser útil procurar apoio. Isso pode incluir falar com amigos ou familiares de confiança, ou procurar a ajuda de um profissional de saúde mental.

Por fim, é importante lembrar que você não pode controlar o comportamento dos outros, mas pode controlar como reage a ele.
Olá!

Conforme você descreveu, imagino ser um ambiente estressante, desgastante e muito cansativo. Lidar com críticas frequentes é algo que tende a abalar o humor e a autoestima de qualquer um.

A psicoterapia pode ser uma ferramenta bacana para te auxiliar a lidar com esse contexto difícil e com as consequências que trazem essa convivência.
Olá! É verdade que o ambiente em que vivemos, as pessoas com as quais convivemos, influenciam em nosso bem-estar. Somos emocionalmente permeáveis ao que acontece ao nosso redor. Então pode ser difícil mesmo se proteger da ansiedade e das dificuldades do outro. E não existe uma regra simples para fazemos isto. Vamos aprendendo e aumentando nossos recursos emocionais conforme vamos lidando com cada situação.
Olá tudo bem?! imagino como essa situação deve estar sendo desafiadora para você. Deixarei aqui algumas reflexões com a intensão de ampliar sua perspectiva:

Como você se sente quando está perto dessa pessoa e ela começa a agir de forma explosiva ou crítica? Qual é a primeira coisa que passa pela sua cabeça quando essa pessoa começa a criticar ou a se comportar de maneira explosiva? De que maneira você acredita que o comportamento dessa pessoa afeta seu bem-estar mental e emocional? Como você gostaria de responder quando essa pessoa começa a se comportar de forma explosiva ou crítica? O que você acha que poderia fazer para melhorar sua experiência ao lidar com essa pessoa?
Quais limites você acha que poderia estabelecer para se proteger? O que você pode fazer para não levar as críticas para o lado pessoal?

A psicoterpia, pode ser uma ferramenta para auxiliá-la na expansão de novas possibilidades em lidar com situações desafiadoras em sua vida!

Fique bem!

Olá! Muito importante que você possa tratar suas questões em um lugar privilegiado, como é um caso de uma análise. Procure um psicanalista. Abraços
Olá, essas informações que você trás, são um pouco vaga, essa me parece uma questão complexa, o ideal seria você procurar ajudar para entender o que te mantem neste formato de relação, um profissional que te ajude a desenvolver recursos que te possibilite se posicionar melhor diante desta pessoas ou se for o caso ate romper.
Olá, como tem passado?
A partir do seu questionamento você pode pensar no por que convive com essas pessoas, o que te leva a TER que conviver com elas, como é essa convivência, em quais momentos percebe esse excesso de críticas e esse extremismo, além claro da infantilidade.
Esses questionamentos são interessantes para começar a construir uma outra percepção sobre o que é possível de você mudar e o que não é possível, o que repete por sua responsabilidade e o que o outro repete.
Caso queira aprofundar mais, procure um(a) psicólogo(a).
Espero ter ajudado em algo.
Bom dia. Parece ser um ambiente estressante para você e ser difícil lidar. Mas, é importante entender esse ambiente para melhor lhe ajudar.
A convivência nem sempre é fácil, mas para tornar um ambiente de convívio mais confortável é importante que primeiramente busquemos compreender que nem sempre o outro terá as mesmas compreensões e ações que nós temos, com isso aprendemos a separar o que é do outro, do que é nosso. A partir do que trouxe seria importante refletir a respeito deste "ter que" conviver, se há outras alternativas com relação a isso e como alinhar a expectativa versus realidade com relação ao outro. Acredito que iniciar um acompanhamento em psicoterapia poderia ajudar a lidar com o outro e com o ambiente em que vive hoje.
olá... creio que é fundamental nessas horas que se aprenda a fazer a respiração diafragmática, uma respiração mais eficaz pois isso irá ajudar a ficar mais calma para continuar a conversa, e fazer o treino comportamental de comunicação assertiva... em fim. um psicólogo especialista em terapia cognitiva comportamental é fundamental nesses casos!
Conviver com pessoas explosivas e críticas pode ser desafiador. Para manter a calma nesse tipo de situação, é importante estabelecer limites saudáveis, comunicar de forma assertiva e evitar envolver-se em discussões desnecessárias. Praticar a empatia e buscar suporte emocional de pessoas que são positivas e respeitosas também pode ajudar. Além disso, desenvolver habilidades de regulação emocional, como a prática de técnicas de mindfulness ( atenção plena), pode ser benéfico. Em casos mais complexos, buscar o apoio de um psicólogo pode ser uma opção para ajudar a lidar com essas situações de forma mais tranquila e assertiva.
Olá. Penso que os colegas já responderam com várias sugestões que buscam controlar as suas emoções e comportamentos.
Gostaria de propor uma reflexão diferente: parece que você já sabe que essas pessoas são assim, e que esse comportamento delas não tem relação com você. O que será que te mantém emocionalmente envolvido nesse comportamento?
Embora a gente entenda que seja desagradável e desafiador lidar com esse tipo de situação, é interessante refletir sobre o que essas pessoas despertam em você também.
A psicoterapia pode ser uma ótima auxiliar nesse processo.
Lidar com pessoas explosivas, críticas e extremistas pode ser desafiador e pode afetar seu bem-estar emocional. Aqui estão algumas estratégias que podem ajudar você a ficar mais calma ao conviver com essas pessoas:

Mantenha a calma: Procure manter a compostura e não deixe que o comportamento delas afete negativamente o seu estado emocional. Responder de forma calma e controlada pode ajudar a reduzir o potencial de conflitos e confrontos.

Defina limites saudáveis: Estabeleça limites claros sobre o que você está disposta a tolerar. Comunique de maneira assertiva suas necessidades e expectativas em relação ao comportamento delas. Se necessário, afaste-se temporariamente ou estabeleça uma distância saudável para proteger sua própria paz de espírito.

Pratique empatia: Tente compreender que as explosões de raiva ou comportamentos infantis podem ser reflexo das próprias dificuldades ou frustrações internas dessas pessoas. Embora isso não justifique o comportamento delas, cultivar a empatia pode ajudar a reduzir sua reação emocional e a lidar com elas de uma maneira mais equilibrada.

Evite alimentar discussões: Não se envolva em discussões desnecessárias ou alimente o comportamento extremista delas. Evite entrar em debates acalorados que possam aumentar o estresse e a tensão. Aprenda a escolher suas batalhas e evite cair na armadilha de ser arrastada para discussões improdutivas.

Busque suporte: Procure apoio emocional em outras pessoas em sua vida, como amigos, familiares ou grupos de suporte. Compartilhar suas experiências e emoções com pessoas que possam entender e oferecer suporte pode ser reconfortante e ajudar a lidar com a situação.

Cuide de si mesma: É essencial priorizar seu bem-estar emocional e físico. Dedique tempo para atividades que lhe tragam alegria, relaxamento e equilíbrio, como exercícios, hobbies, meditação ou práticas de autocuidado. Isso pode ajudar a fortalecer sua resiliência e aumentar sua capacidade de lidar com pessoas difíceis.

Lembrando que, se a situação se tornar insustentável ou afetar seriamente sua saúde mental, considere buscar o apoio de um profissional de saúde mental, como um psicólogo, que pode fornecer orientação e estratégias específicas para lidar com essas circunstâncias desafiadoras.
olá, tudo bem? Vou tentar te ajudar com a sua dúvida! Lidar e conviver com pessoas criticas, explosivas e etc... pode causar um aumento significativo no estresse e na ansiedade. Mas não se preocupe, existem estratégias que voc~e pode seguir para lidar melhor com essas situações, porém a melhor escolha é sempre procurar uma ajuda especializada.
Dentre as estratégias estão: estabelecer limites, praticar a empatia, evite alimentar discussões, manter o foco em coisas positivas, busque ajuda profissional e cuide de si mesma.
mai uma vez vou salientar que, se o comportamento das pessoas ao seu redor se tornar abusivo, é importante buscar ajuda profissional, como a orientação de um terapeuta, para obter suporte adicional e desenvolver estratégias específicas para lidar com essas circunstâncias.
Olá , bom dia tudo bem? Espero que sim . Conviver em um ambiente da forma que você descreveu é extremamente estressante , o psicológico, a auto estima ficam muitos desestabilizados, é muito importante que você procure ajuda profissional , vai te ajudar a lidar com essas situações desafiadoras, lidar com suas emoções , e como agir com o outro em determinadas situações, o comportamento do outro não temos acesso na terapia , não conseguimos modificar , mais o seu sim. Espero ter ajudado . Bjus
Conviver com pessoas explosivas, críticas e extremistas pode ser desafiador e impactar negativamente nosso bem-estar emocional. No entanto, existem algumas estratégias que você pode adotar para ajudar a lidar com essa situação de forma mais tranquila:

Estabeleça limites: Defina limites claros e saudáveis para si mesma. Isso inclui decidir o quanto você está disposta a tolerar e o que você considera aceitável em termos de comportamento e comunicação.

Pratique a empatia: Tente compreender que as pessoas explosivas podem estar lidando com suas próprias questões e emoções internas. Isso não justifica o comportamento delas, mas pode ajudar a reduzir a intensidade das emoções que você sente ao interagir com elas.

Mantenha a calma: Quando confrontada com críticas ou explosões verbais, procure manter a calma e não se envolver em discussões acaloradas. Responder de forma tranquila e assertiva pode ajudar a desarmar a situação e evitar que as emoções se intensifiquem ainda mais.

Foque em você mesma: Concentre-se em seu próprio crescimento pessoal e em manter uma atitude positiva. Lembre-se de que você não pode controlar o comportamento dos outros, mas pode controlar suas próprias reações e perspectivas.

Busque apoio: Procure apoio de pessoas que possam entender suas dificuldades e oferecer suporte emocional. Isso pode incluir amigos, familiares ou até mesmo grupos de apoio.

Pratique o autocuidado: Dedique tempo para cuidar de si mesma e fortalecer sua saúde mental. Isso pode envolver atividades que você goste, como exercícios físicos, meditação, hobbies, entre outros.

Considere buscar a ajuda de um profissional: Se a convivência com pessoas explosivas está afetando significativamente sua saúde mental e bem-estar, pode ser útil buscar a orientação de um psicólogo. Um profissional pode ajudá-la a desenvolver estratégias específicas para lidar com essa situação e fortalecer sua resiliência emocional.

Lembrando que cada situação é única, e pode ser útil adaptar essas estratégias às suas necessidades individuais.
Bom dia, imagino que deva ser desafiador para você conviver com pessoas assim. Nós acabamos sendo influenciados pelo humor do outro e acaba pesando o ambiente. Mas saiba que não é responsabilidade sua modificar o ambiente. Olhe para você e perceba que por mais que seja ruim conviver com pessoas que agem desta forma, você não precisa se sentir mal ou estar tão próxima, se afaste quando começar agir assim, busque apoio de outras pessoas próximas, se conseguir pontue que é desagradável a postura do mesmo. Se for necessário busque um psicólogo para desenvolver juntos habilidades e estratégias para lidar com estas relações. Cuide de você, para ter momentos que catalise sua energia e suas emoções, escute musica que goste, faça atividades prazerosas, autocuidado.
Espero ter te ajudado, um abraço @psiluanamarys
Olá! Imagino que essa situação seja bastante desafiadora de se viver, mas só o fato de você ter a percepção de que são pessoas extremistas e explosivas já te ajuda a não levar tanto para o lado pessoal. As críticas e opiniões falam mais delas mesmas do que de você. É necessário trabalhar a definição e comunicação dos seus próprios limites, até que ponto você quer expor sua vida, suas opiniões e de fato saber que não é sobre você para evitar se sentir atacada por isso. Porém, mesmo que você encontre meios de não se deixar afetar tanto, vão ter momentos de maior fragilidade sua, momentos em que você vai querer estar em paz... e essa situação dificilmente permitirá. Se atualmente você não tem recursos para viver separadamente dessas dessas pessoas, pode ser interessante traçar um plano para tal, mesmo que a longo prazo. Espero ter ajudado!

Conviver com pessoas explosivas e críticas pode ser muito desgastante, mas há algumas estratégias que podem ajudar.
Primeiro, tente manter uma certa distância emocional, lembrando-se de que o comportamento delas reflete mais sobre elas do que sobre você. Pratique a respiração profunda e técnicas de relaxamento para manter a calma em momentos de tensão.
Definir limites claros e comunicar-se de forma assertiva também é fundamental para proteger o seu bem-estar. Se a convivência se tornar insustentável, pode ser útil reconsiderar o quanto essas pessoas devem estar presentes na sua vida ou como pode minimizar o impacto delas.