Como fica a tíbia/tendão patelar a afins após uma parte do tendão ser removido para a reconstrução

5 respostas
Como fica a tíbia/tendão patelar a afins após uma parte do tendão ser removido para a reconstrução do LCA?
Prezado paciente,

A retirada do terço central do tendão patelar com extremidades ósseas da patela e da tíbia é um procedimento consagrado na reconstrução do ligamento cruzado anterior. Trata-se de um método de retirada de enxerto frequente nesta modalidade de cirurgia.

Há total recuperação do paciente na retirada deste tipo de enxerto na reabilitação pós-operatória. Alguns pacientes podem se queixar de dor na porção anterior do joelho.

Converse com o seu cirurgião a respeito do procedimento.

Espero ter ajudado.

Grande abraço,

Mario Pacheco Jr.
Cirurgia do Joelho.
Rio de Janeiro - RJ.

O auto-enxerto do "tendão" patelar é uma das principais opções na reconstrução do ligamento cruzado anterior (LCA). É uma opção segura e com bons resultados, mas todas as opções de enxerto possuem vantagens e desvantagens.

O enxerto do tendão patelar é preparado com o terço médio do tendão patelar e plugs ósseos (pequenas porções de osso) da patela e da tíbia nas suas extremidades.
Uma das vantagens é a integração do enxerto por meio de cicatrização osso a osso nos túneis ósseos do fêmur e da tíbia. Isso permite uma fixação inicial resistente e uma rápida integração.
Uma das principais queixas na reconstrução do LCA com o auto-enxerto do tendão patelar é a dor na parte anterior do joelho, principalmente em atividades como ajoelhar e agachar. Complicações raras incluem a fratura da patela e a ruptura do tendão patelar.

Converse com seu cirurgião de joelho sobre os prós e contras das opções de enxerto na reconstrução do LCA e qual a melhor opção para você.
Caro paciente, estas estruturas, da forma como são ressecadas no ato cirúrgico, não acarretarão em prejuízos funcionais. Após o período de reabilitação haverá a total recuperação. Procure um especialista em joelho na sua cidade. Ele poderá te explicar com maiores detalhes.
Existem alguns enxertos rotineiramente utilizados para a reconstrução do ligamento cruzado anterior do joelho. Todos os enxertos tem suas peculiaridades, mas são eficazes e não trarão déficits funcional ao joelho e membro inferior operado.
Sugiro uma consulta com médico especialista em cirurgia do joelho para melhor esclarecimento de suas dúvidas.
A lesão que se faz no aparelho extensor para retirada desse enxerto é um dos principais motivos para que hoje a maioria dos especialistas prefiram os tendões flexores como enxerto.