como fazer desmame de Paroxetina?

3 respostas
como fazer desmame de Paroxetina?
Mesmo assim melhor fazer essa retirada gradual supervisionada por um psiquiatra. Mesmo com todos cuidados podem aparecer sintomas desagradáveis.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. Primeiramente qualquer iniciativa de retirada ou desmame deve ser bem discutida e acompanhada pelo psiquiatra. esse processo DEPENDE da dose que está em uso, podendo ser retirado mais rápido se uso em doses mais altas, e quando chega em doses mais baixas, retirando mais lentamente, até a completa retirada.

Caso os sintomas reapareçam nesse processo, o medicamento deve ser mantido.

Boa sorte.

Dr. Leonardo.
Obrigado pela pergunta.
A paroxetina é uma substância psicotrópica, sendo um antidepressivo do grupo dos IRSSs (inibidores seletivos de recaptação da serotonina). No caso específico de sua pergunta, seu médico, de preferência psiquiatra, deverá ser consultado.
O assim chamado "desmame", deverá se inscrever num programa de retirada lenta da substância, devendo haver uma redução gradual de cerca de 25% da dose utilizada a cada 30 dias, para serem evitados efeitos colaterais geradores de sinais e sintomas que, agrupados, formam a assim chamada "síndrome serotoninérgica", relacionados a possibilidade de tremores, náuseas e mal estares.
Em caso de substituição por outra substância antidepressiva, deverá ser observado um tempo de cerca de 10 dias (wash-out) até eliminação completa da paroxetina e para prevenir interação medicamentosa com o novo produto.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1332 perguntas sobre Pondera
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.