como faço para vencer o medo de sair sozinha?

6 respostas
como faço para vencer o medo de sair sozinha?
Existem uma série de tratamentos específicos para os transtornos de ansiedade, que podem ser medicamentosos ou psicoterápicos (como a técnica de exposição gradual, que muitos psicólogos cognitivos comportamentais usam). O ideal seria você procurar um psicólogo(a) ou um médico(a) psiquiatra para avaliar as causas deste seu medo, avaliar a necessidade de algum tratamento complementar, como este tratamento será feito (muitas vezes em pequenas etapas), até o momento em que você conseguirá retomar sua liberdade de sair sozinha. Um abraço

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O primeiro passo é a procura de um psicólogo para a avaliação das causas do medo de sair sozinha. Algumas técnicas da Terapia Cognitivo-Comportamental como a da exposição e a dessensibilização automática (aproximar-se gradualmente da situação traumática) são eficazes em termos de remissão e eliminação dos sintomas e comportamentos disfuncionais.
Após entender um pouco mais sobre seu medo, estabeleça um plano de ação, com pequenas metas, que possam ser facilmente cumpridas. Por exemplo: a primeira meta, num crescente de dificuldade, poderia ser ir até a porta de casa algumas vezes por dia, enfrentando a ansiedade que vier em decorrência do cumprimento da tarefa. Cumprido tal passo, você poderia propor-se a ir até a esquina de sua residência. Na medida em que cada etapa é cumprida, as metas podem ser aumentadas, até que você sinta-se confortável para sair de casa sozinha. A repetição do mesmo comportamento traz segurança. O ideal é que você faça todo este processo orientado por um bom psicólogo, se tiver acesso. Abraços!
Faça terapia pra se entender, se conscientizar do que vai dentro de você, sentir o que fica no racional, re-significar o que estiver inacabado. Estou às órdens.
Obrigado pela pergunta.
Primeiramente é necessário investigar um pouco mais sobre o funcionamento deste medo de sair sozinha.
Realizado o diagnóstico, deve-se iniciar o plano terapêutico, no caso indico a Terapia Cognitivo Comportamental, pois apresenta bons resultados para estes tipos de dificuldade.
Esse medo pode ser um sintoma de algo inconsciente. Ou seja, em algum momento de sua vida pode ter ocorrido algo muito insuportável, traumático, que foi esquecido, apagado da memória, e você não vai lembrar. No lugar dessa lembrança esquecida, oculta, formou-se um sintoma: medo de sair sozinha. Essa é uma hipótese, pois a Psicanálise não trabalha com verdades, e sim com possibilidades. Nesse caso, o tratamento psicanalítico possibilitaria uma tentativa de entrar mais fundo em si para tentar buscar onde isso começou.

A partir dessa busca para o passado, abrir-se-á uma possibilidade de se ressignificar os eventos que foram considerados traumáticos e, assim, se abrirá uma possibilidade de que o sintoma - caso seja esse o caso - cesse.

Especialistas

Thalia Gabriela Cichaczewski

Thalia Gabriela Cichaczewski

Psicólogo

Novo Progresso

Rosane Silva

Rosane Silva

Psicólogo

Salvador

Lisarb Ribeiro

Lisarb Ribeiro

Psicólogo

Caxias Do Sul

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Psicólogo

Taubaté

Fabiana Gomes

Fabiana Gomes

Psicólogo

Pará de Minas

Jéssica Sartori

Jéssica Sartori

Psicólogo

Santa Luzia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 403 perguntas sobre Transtornos de ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.