como faço para vencer o medo de sair sozinha?

6 respostas
como faço para vencer o medo de sair sozinha?
Existem uma série de tratamentos específicos para os transtornos de ansiedade, que podem ser medicamentosos ou psicoterápicos (como a técnica de exposição gradual, que muitos psicólogos cognitivos comportamentais usam). O ideal seria você procurar um psicólogo(a) ou um médico(a) psiquiatra para avaliar as causas deste seu medo, avaliar a necessidade de algum tratamento complementar, como este tratamento será feito (muitas vezes em pequenas etapas), até o momento em que você conseguirá retomar sua liberdade de sair sozinha. Um abraço

O primeiro passo é a procura de um psicólogo para a avaliação das causas do medo de sair sozinha. Algumas técnicas da Terapia Cognitivo-Comportamental como a da exposição e a dessensibilização automática (aproximar-se gradualmente da situação traumática) são eficazes em termos de remissão e eliminação dos sintomas e comportamentos disfuncionais.
Após entender um pouco mais sobre seu medo, estabeleça um plano de ação, com pequenas metas, que possam ser facilmente cumpridas. Por exemplo: a primeira meta, num crescente de dificuldade, poderia ser ir até a porta de casa algumas vezes por dia, enfrentando a ansiedade que vier em decorrência do cumprimento da tarefa. Cumprido tal passo, você poderia propor-se a ir até a esquina de sua residência. Na medida em que cada etapa é cumprida, as metas podem ser aumentadas, até que você sinta-se confortável para sair de casa sozinha. A repetição do mesmo comportamento traz segurança. O ideal é que você faça todo este processo orientado por um bom psicólogo, se tiver acesso. Abraços!
Faça terapia pra se entender, se conscientizar do que vai dentro de você, sentir o que fica no racional, re-significar o que estiver inacabado. Estou às órdens.
Obrigado pela pergunta.
Primeiramente é necessário investigar um pouco mais sobre o funcionamento deste medo de sair sozinha.
Realizado o diagnóstico, deve-se iniciar o plano terapêutico, no caso indico a Terapia Cognitivo Comportamental, pois apresenta bons resultados para estes tipos de dificuldade.
Esse medo pode ser um sintoma de algo inconsciente. Ou seja, em algum momento de sua vida pode ter ocorrido algo muito insuportável, traumático, que foi esquecido, apagado da memória, e você não vai lembrar. No lugar dessa lembrança esquecida, oculta, formou-se um sintoma: medo de sair sozinha. Essa é uma hipótese, pois a Psicanálise não trabalha com verdades, e sim com possibilidades. Nesse caso, o tratamento psicanalítico possibilitaria uma tentativa de entrar mais fundo em si para tentar buscar onde isso começou.

A partir dessa busca para o passado, abrir-se-á uma possibilidade de se ressignificar os eventos que foram considerados traumáticos e, assim, se abrirá uma possibilidade de que o sintoma - caso seja esse o caso - cesse.