Como faço para saber se sou introvertido ou tímido?

16 respostas
Como faço para saber se sou introvertido ou tímido?
Olá! Acredito que a resposta pra essa pergunta envolve a questão de ser você ou não ser. No caso da introversão, isso diz sobre uma característica da sua personalidade e da maneira que você é. Você não deixa de ser você, apenas demonstra ser mais introvertido. No caso da timidez, envolve medo, embaraço, vergonha... sentimentos que limitam você de realizar suas vontades; de ser você. Espero ter ajudado, abraço!

Olá, concordo com o Felipe! Enquanto a introversão é um aspecto de personalidade, característico de pessoas que são mais reservadas, não gostam tanto de conversar e se expor, são um pouco mais observadoras... A timidez está mais ligada a esse medo e incômodo que você pode sentir ao socializar ou se expor. Então um é mais uma preferência pessoal, sem que traga prejuízos, enquanto o outro te deixa desconfortável.
Olá, espero que esteja tudo bem com você. Felipe e Bianca pontuaram bem. Avaliar o prejuízo que te causa é determinante. No caso de esses prejuízos te trazerem questões incômodas ou angustiantes, um acompanhamento psicológico seria muito importante. Estar em terapia pode interferir de forma positiva no teu desenvolvimento pessoal, social, e assim te ajudar a lidar melhor com tudo isso. Fico a disposição. Um abraço!
Olá!! Ser introvertido é uma característica da sua personalidade, diz respeito como a pessoa vive e se relaciona com o mundo, você é o que é e pronto. Já a timidez tem a ver com um sentimento de inadequação, mal estar no convívio com o meio que o cerca. Se é uma questão que gera algum tipo de incomodo sugiro procurar apoio por meio da terapia. No processo terapêutico você irá identificar suas dificuldades e trabalhar a aceitação e ou melhora-las.
Acho que ter uma avaliação psicológica, pode tira a sua duvida.
Oi, como vai? Vou te explicar com exemplo. Imagine que você está em uma livraria e quer comprar um livro. O extrovertido, em linhas gerais, compra o livro pelo título ou pelas cores da capa. Já o introvertido, vai ler sobre o autor, o que está escrito no verso do livro, nas abas, para saber se vai comprar o livro ou não... Vc observa a diferença entre o introvertido e o extrovertido, na relação do sujeito com o objeto. A relação do introvertido com o objeto é passiva, parece que o objeto invade seu campo psíquico. Já o extrovertido é ativo sobre o objeto (ele pula na piscina para depois ver que está gelada!). Sobre a timidez, ela envolve outros fatores, como pensamentos e sentimentos que te colocam nesta posição desconfortável. Tem a ver com sua história de mundo, suas experiências, traumas, classificações... investigando bem sua relação parental, na infância e adolescência, é possível desvendar as razões da timidez. Não se preocupe, pois com a psicoterapia você pode trabalhar bem isso, adquirindo outras ferramentas. Espero ter ajudado! Abraços
Bom, além de tudo o que já foi falado, ser introvertido ou extrovertido tem relação com o gasto de energia. O introvertido precisa de um tempo sozinho para "recarregar a bateria", enquanto o extrovertido precisa interagir com as pessoas para alcançar o mesmo objetivo.
Quanto à timidez, ela está relacionada com o desconforto ao interagir com as pessoas de forma a atrapalhar os objetivos pessoais.
O introvertido precisa passar um tempo sozinho para descansar depois de uma palestra. O tímido não consegue fazer a palestra e/ou se desorganiza frente ao público.
Parece que já temos aqui um conjunto de respostas elucidativas, então, vou apenas acrescentar algumas coisas ao que já foi dito acima. O sujeito introvertido além de ter uma relação passiva frente às pessoas que o cercam, passa maior parte do tempo imerso no seu mundo interno entre observações, poderações, devaneios e etc, mas ele não o faz por ter alguma inibição, diferentemente do sujeito tímido, que sente algum medo (inibição) de se expor e por isso é menos ativo em suas relações, apesar de, no fundo, desejar ser mais ativo.
Os tímidos ficam incomodados e angustiados em interações sociais, especialmente se estiverem com pessoas que não conhecem bem", afirma. "A timidez está ligada ao medo, enquanto que a introversão é apenas uma preferência por ficar só, não implica nervosismo ou ansiedade. Lembrando que a entrevista/anamnese tem que ser realizada com o psicólogo, tendo como objetivo articular um plano terapêutico.
Introversão pode ser preditor da timidez. Pouco tempo de psicoterapia irá lhe ajudar.
A melhor maneira de descobrir se você é introvertido ou tímido é observar como você se comporta em diferentes situações sociais. Se você se sente mais confortável em ambientes mais tranquilos e tem dificuldade em se abrir para outras pessoas, você pode ser introvertido. Se você tem medo de falar em público ou se sente desconfortável em situações sociais, você pode ser tímido. Se você ainda não tem certeza, pode conversar com um profissional de saúde mental para obter mais informações.
Investigando. Não existe uma prova de que uma pessoa é introvertida ou tímida, apenas um julgamento com base em observação. Você pode se autobservar e conversar com um profissional de psicologia para discutir e fechar um entendimento.
Olá, a timidez está mais relacionada com algumas emoções, como medo e ansiedade, enquanto que a introversão tem mais a ver com a preferência em ficar mais isolado. Uma psicoterapia vai te ajudar no seu processo de autoconhecimento!
Como vai?
Determinar se você é introvertido ou tímido pode envolver uma autoanálise cuidadosa e uma compreensão das características distintas de cada traço. Aqui estão algumas maneiras de distinguir entre ser introvertido e ser tímido:

Introvertido:
Preferência por atividades solitárias ou em pequenos grupos, em vez de grandes reuniões sociais.
Recarga de energia através do tempo gasto sozinho ou em ambientes calmos.
Tendência a ser reservado ou reflexivo em interações sociais.
Valorização de relacionamentos próximos e significativos.
Pode sentir-se drenado ou exausto após interações sociais prolongadas.
Tímido:
Ansiedade social ou nervosismo em situações sociais.
Evitação de interações sociais devido ao medo de julgamento ou rejeição.
Dificuldade em iniciar conversas ou participar de atividades sociais.
Autoconsciência e preocupação com o que os outros podem pensar.
Pode sentir-se desconfortável ou inseguro ao expressar opiniões ou compartilhar experiências.
É importante notar que ser introvertido e ser tímido não são mutuamente exclusivos - uma pessoa pode ser ambas, introvertida e tímida, ou apenas uma delas. Além disso, ser introvertido ou tímido não é necessariamente negativo; ambos são traços de personalidade que podem ter vantagens e desafios próprios. Na dúvida agende uma consulta com um psicólogo para falar dessa demanda e trabalhar esses aspectos! Te desejo um feliz dia!
@psicologia.veredas

Afirmações genéricas ao nosso respeito raramente ajudam. Eu devolvo a pergunta: você queria ser tímido/introvertido com mais ou menos frequência do que é hoje?
Olá, é importante a escuta considerando situações de forma integrada para melhor compreensão a que se dirige o que aqui chamamos de timidez e de introversão, levando em consideração como se estrutura esta presença através de sua história, conjecturando (em que relações, em que ambientes, em que momentos estes são desencadeados)

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!