Como faço para saber se possuo, TDAH? Já que tenho vários sintomas do transtorno.

8 respostas
Como faço para saber se possuo, TDAH? Já que tenho vários sintomas do transtorno.
Consulte um médico, um psicólogo para que possam fazer a avaliação correta, assim como os possíveis encaminhamentos para confirmação ou exclusão do transtorno.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Apenas a avaliação de um especialista poderá confirmar ou não o diagnóstico.
De qualquer forma, é preciso muito cuidado nessa identificação com sintomas de um transtorno, pois aspectos normais da vida podem ser facilmente confundidos com formas de adoecimento. A tristeza pode ser entendida como depressão, a ansiedade pode virar um transtorno a ser medicado, e quando nos damos conta, estamos medicando não apenas aquilo que há necessidade de tratar, mas a vida como um todo.
Bom, todas as temporadas temos as doenças da moda. Já tivemos a moda do stress, da depressão, etc etc etc. Parece que a moda atual é TDAH.
Não significa que as doenças mensionadas não existam, sim, existem e devem ser levadas a sério, mas isso exige a investigação do profissional certo.
Pra TDAH eu recomendo a avaliação de pelo menos dois Psicologos/Neuropsicologos.
Espero ter ajudado.
Além do que os colegas já relataram, deve haver claras evidências de interferência no funcionamento social, acadêmico ou ocupacional do indivíduo.

Respeitosamente,
O tempo de persistência dos sintomas e um fator importante para o diagnóstico. Se persiste a mais de seis meses com prejuízo na funcionalidade recomendo uma avaliação neuropsicológica para confirmar diagnóstico ou mesmo identificar o motivos dos sintomas.
Olá!
Você pode procurar um neurologista, psiquiatra ou neuropsicólogo, pois são profissionais qualificados para realizar a avaliação e diagnóstico do TDAH. Mais tome cuidado com o autodiagnóstico, ele causa um sofrimento emocional significativo. Procure o quanto antes ajuda profissional.
Um abraço!
Bom dia ! Todo diagnóstico só deve ser efetuado por profissionais. Deste modo, sugiro que primeiramente, inicie uma análise pessoal individual, com uma Psicóloga (o) de sua escolha. Caso a(o) profissional entenda que, existe uma possibilidade do TDAH, a mesma lhe orientará ao tratamento.
Espero ter podido auxiliar.
À disposição.
Para um diagnóstico de TDAH você precisa fazer uma avaliação com um médico psiquiatra. Mas recomendo que procure um psicólogo para trabalhar isso que você vivencia. A psicoterapia é fundamental para entender e lidar com esses sintomas.

Especialistas

Isa Melo

Isa Melo

Psicólogo

Patrocínio

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Psicólogo

Nova Esperança do Piriá

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Thialy Beltran

Thialy Beltran

Psicólogo

Brasília

Rebeca Oliveira

Rebeca Oliveira

Psicólogo

Londrina

Gabriela Lazzari Ribas

Gabriela Lazzari Ribas

Psicólogo

Goiânia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 442 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.