Como eu sei se sou trans ? Devo ir em um psicólogo primeiro pra ter certeza ?

9 respostas
Como eu sei se sou trans ? Devo ir em um psicólogo primeiro pra ter certeza ?
O psicólogo pode te ajudar a pensar e refletir sobre suas questões e sobre a forma como se sente. O autoconhecimento pode ser a chave para você descobrir o que se passa com você, e a terapia pode ser um recurso muito valioso nesse processo.

Por identidade de gênero, compreende-se o entendimento pessoal de sentir-se como uma pessoa de sexo feminino ou masculino. Muitas pessoas, embora pertençam anatomicamente a determinado sexo, desenvolvem e apresentam uma identidade de gênero oposta a biologia. Trata-se de uma questão muito delicada, pois envolve, como citado, o entendimento próprio de "quem sou eu". É indicado que você procure um psicólogo caso busque aprofundar-se nesta jornada de conhecimento pessoal, em um espaço pautado no respeito, onde você poderá trazer seus questionamentos, angústias e desejos. Espero ter ajudado. Grande abraço!
O trabalho do analista consiste em despertar aquilo que já existe dentro da pessoa. É a arte de despertar o sujeito para seu potencial criativo genuíno. A finalidade não é curar, mas sim favorecer o crescimento interior por meio das dificuldades pessoais.
No decorrer do trabalho analítico há a proposição de que pelo falar, pelo escutar e pelo fazer criativo nos confrontamos conosco. Por-se em processo psicoterapêutico analítico é despertar para o próprio caminho de vida como processo natural com sentido, finalidade e objetivo.
Bom dia!
Esse é um assunto muito delicado e que deve ter um acompanhamento com um psicanalista. Pois a transexualidade é composta por alterações físicas no corpo e algumas dessas alterações são de caráter irreversíveis. Te oriento um acompanhamento psi para você saber se esse é seu desejo ou não. Pois você pode ter o desejo de ser trans ou não.
Olá,

No seu breve relato já me chama atenção a sua dúvida em relação a ser ou não transsexual.
O tema da transsexualidade se disseminou pela cultura de forma muito rápida ultimamente, e é compreensível provocar questionamentos, devido a sua complexidade e delicadeza.
Não há nada de errado em se perguntar isso, ficar na dúvida diante da Identidade de gênero.
Porém, posso te assegurar que carregar essa dúvida sozinho pode ser muito angustiante, por conta disso pode ser muito proveitoso pra você ter algum profissional da área ( psicólogo ou psicanalista ) que te acompanhe em busca da resolução desta questão.
Portanto, só você poderá ter certeza se é transsexual ou não. O profissional poderá te auxiliar para que consiga chegar a uma definição da forma mais saudável possível.

Um abraço,

Danilo
Sempre que temos algum problema conosco mesmo, devemos buscar ajuda psicológica. Neste caso se você está em dúvida sobre a sua identidade de gênero, busque sim um profissional da Psicologia para que juntos possam trabalhar e entender seus desejos, seus anseios, seus medos e assim chegar a uma clareza acerca desta informação. Espero ter ajudado, até breve.
Olá!
Se você está com esse questionamento, considero de extremo valor olhar para o que faz você ter essa dúvida. O interessante desse processo são as descobertas e a forma de lidar com elas. Você pergunta se deve ir ao psicólogo para ter certeza... isso me chamou atenção... somente você pode responder essa pergunta e você provavelmente já sabe ;), mas me questionei se busca aprovação e acolhimento, afinal é tudo muito novo, não é?
O trabalho terapêutico que você pode desenvolver com um psicólogo da sua confiança pode ser um divisor de águas na sua vida, trazendo pra você confiança, segurança, felicidade, liberdade e outras conquistas mais, pois conhecer se, assumir para si suas escolhas e viver coerente com isso pode mudar sua vida! E às vezes, sozinho é muito difícil, pois quem está de fora tem uma visão muito melhor da situação do que quem está dentro dela, ainda mais um profissional capacitado para te auxiliar! Se quiser conversar mais, fique à vontade! Boa sorte!
Olá, Saber o que sou, quem sou, o que sinto... parece obvio mas só que não. Com sua fala percebo uma indecisão sobre sua identidade de gênero. Conversar com um psicólogo pode ajudar a encontrar algumas respostas sobre como se sente e se percebe em diversas situações; encontrar uma forma de lidar com este desencaixe entre imagem, sexualidade e caminhos possíveis a seguir. O processo neste contexto é o que irá definir... a resposta não se dá por um conjunto de ítens. A forma como lida com seu corpo, como se relaciona afetivamente com as pessoas, como você se vê, se sente e se transforma é o ponto central neste momento. Falar, buscar apoio especializado irá tornar este momento uma pouco mais claro.
Espero ter ajudado. Abs, Betânia Tassis.
Atualmente, a dúvida de ser ou não Trans, disseminou como se fosse algo que hoje quero e amanhã não, é muito importante sua dúvida e sua incerteza. O Trans, não aceita o sexo que nasceu, lhe causa dor ou incômodo, vestir-se dessa ou daquela maneira, brincar e agir como acha certo e não como espera o meio social em que vive.
Sugiro que busque um Psicologo para conhecer-se melhor e descobrir por qual caminho quer caminhar.
Espero que tenha lhe ajudado
Abraço
Vera Pelizzari

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!