Como eu posso saber se estou curado de ataques de pânico? Há 10 meses venho conseguindo me controlar.

10 respostas
Como eu posso saber se estou curado de ataques de pânico? Há 10 meses venho conseguindo me controlar. Quero fazer uma viagem sozinha, e tenho uma prova importante semana que vem (ocasiões nas quais ocorre os ataques em geral) e ainda me sinto sensível.
Na teoria da Terapia EMDR o ataque de pânico tem suas raízes em situações traumáticas vivenciadas pela mãe na gestação e também vivências na tenra infância. Juntando-se a isso suas próprias experiências emocionais traumáticas geradoras de ansiedade (a ansiedade pode ter origens genéticas; Emocionais: do próprio indivíduo; Sociais: potencializadas pelo ambiente) temos ai o ambiente para o surgimento de ataques de pânico.

Como você pode saber se está curado?
Se você está usando terapia alopática (medicamentos psiquiátricos) você não está curado! Os medicamentos tratam os sintomas do ataque de pânico/ansiedade. Ele impede o surgimento dos sintomas que podem provocar um desequilíbrio em sua vida a ponto de interromper suas tarefas cotidianas, mas não trata a raiz do problema!

Concluindo: a terapia medicamentosa não cura! São paliativos eficientes para você não ter crise ou sair dela. Para poder dizer que está curado você precisa tratar as raízes dos problemas fazendo Terapia EMDR, que é um método muito indicado para o tratamento do pânico (ansiedade).

Essa terapia tem comprovação científica por imagens de Tomografia Computadorizada, é feita com protocolos e equipamentos eletrônicos que potencializam o tratamento tornando-o mais reduzido que os tradicionais. Assista o vídeo em meu perfil para começar. Abraços.

O interessante é saber diferenciar uma crise de pânico do medo ou ansiedade que temos em situações como provas e viagens. Quando se tem entendimento dessas diferenças você passa a compreender se está preparado para tais situações. Sem terapia fica difícil, mas com psicoterapia há crescimento do autoconhecimento.
Voce precisa lembrar que seu psiquismo já reconhece a situação de pânico, então, trabalhe com a diferenciação entre ansiedade ( que todos podemos ter) e pânico propriamente dito.
Nesses casos, terapia é fundamental!!!
Olá, como foi dito pelos colegas é essencial discriminar o que é uma ansiedade inerente a vida (especialmente antes de eventos importantes que contém uma dose de expectativas) e o ataque de pânico propriamente dito. Lembrando que o excesso de vigilância aos sinais fisiológicos do pânico (palpitação, sudorese, taquicardia dentre outros) pode desencadeá-lo. Neste caso, é importante que consulte um psicólogo para que possa lhe auxiliar nesta tarefa. Abraço e boa sorte na sua viagem!
Como os colegas bem colocaram, é importante saber a diferenciação (entre ataque de panico e medo/ansiedade). Se você trata ha 10 anos, é provável que ja saiba identificar uma crise de pânico. Leve isso ao seu terapeuta e busque o enfrentamento das situações que você citou desejar fazer. Seu Psicólogo vai te orientar e te ajudar a descobrir se chegou a hora de tentar, porém, somente você poderá saber o melnor momento.
É importante lembrar que sem se colocar nestas situações (prova e viagem), nunca saberá.
Prepare-se, procure diminuir a expectativa em cima destes eventos e dê seu passo! Tenho certeza que você vai saber o momento certo, se se dispuser a isso!

Espero ter ajudado!
Abraços
você fala de 10 meses de autocontrole, veja, não sei qual tratamento foi realizado, mas acredito que não se pode perder de vista que, inseguranças são naturais no processo de desenvolvimento humano, então, deve se perguntar e revisar o aprendizado do tratamento, contudo, se a dúvida ainda é preocupante, penso que o processo terapêutico por um período mais longo lhe trará mais confiança e benefícios.
Obrigada pelo contato, Gratidão a você.
Sindrome do panico tem cura.Com tecnicas e tratamentos eficazes é possivel superar.Alem de aprender estratégias de regulação de anduedade é necessário aumentat a tolerencia interna, perdendo o medo das reaçōes do corpo.Se não focarmos a paciente produz mais ansiedade.É necessário desconstruir o mecanismo psicologico do panico e assim aprender a lidar de outro modo com os estados de vulnerabilidade e desamparo que desencadearam o processo. Assim você terá todos os recursos internos.
Me chama atenção sua colocação sobre estar há 10 meses conseguindo controlar. Bom, se há a necessidade de controlar, compreendo que então deve haver algo para ser controlado. Quem sabe seja importante você buscar um lugar para continuar a falar sobre isto que precisa ser controlado. Psicologia não se resume em estratégias de controle, há outras formas de escuta do que você está sentindo. Sugiro que procure um psicanalista.
A cura dos ataques de panico e um processo. Voce vai aprendendo a superar o panico com novas e melhores crencas...voce vai aprendendo a ter mais seguranca e confianca em voce mesmo. Voce aprende a perceber os sintomas que aparecem antes da crise e aprende a neutralizalos. A psicoterapia tem ajuda para voce. Procure um psicologo, psicoterapeuta, competente. Faz parte do tratamento voce 1. Aprimorar suas crencas como diz a Logoterapia. 2. Cuidar de sua saude espiritual 3. Desenvolver sua auto estima, seu amor proprio. 4. Fazer exercicio fisico semanal 5. Melhorar sua nutricao...etc No meu livro proponho que voce cuide dos multiplos jardins de sua vida. Saude fisica, espiritual, financeira, social, amorosa e psicologica.
A crise de pânico é caracterizada por aceleração cardíaca e respiratória, sudorese e sensação iminente de morte entre outras variações. Portanto é uma crise de angústia extrema sem motivos aparentes. Quando há tratamento adequado o paciente não precisa "se controlar" para não desencadear as crises. Esses momentos de angústia se dissipam naturalmente na medida em que você for trabalhando suas questões subjetivas. Procure um psicanalista para um tratamento adequado.