Como eu escolho qual abordagem da psicologia que mais me ajudaria a me entender melhor, meus problem

21 respostas
Como eu escolho qual abordagem da psicologia que mais me ajudaria a me entender melhor, meus problemas e traumas?
Olá. Aconselho que faça entrevista, pois cada método terá um manejo dos casos, ou seja, de forma resumida e simplificada seria a visão de mundo, a maneira de ver e tratar o indivíduo. A psicanálise, por exemplo, visa investigar o inconsciente (aquilo que eu não sei sobre mim, mas sinto, faço e por vezes gerencia a vida). Caso queira marcar uma entrevista para que possa ter um espaço de escuta sensível e acolhimento para suas questões, estou à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia

Olá! Como a colega mencionou, cada abordagem conduz através de técnicas diferentes e a Psicanálise trabalha com a investigação do inconsciente, que se dá fundamentalmente pelo discurso do paciente, o que quer dizer que é muito importante todos os seus relatos e como eles vão surgindo e se conectando nas sessões.
Outra questão para além da abordagem, é uma "boa relação" com o profissional que irá te atender, sentir confiança na escuta dele é muito importante no processo terapêutico.

Cada abordagem da psicologia tem características próprias, algumas tem a mesma raiz teórica, com muitas semelhanças e algumas diferenças técnicas, outras são bem distantes e pouco conversam entre si, por exemplo as linhas comportamentais com a TCC e Análise do comportamento em um polo, e as linhas psicodinâmicas com psicanálise e terapias corporais em outro polo. é importante que você pesquise, faça entrevistas pra que você tenha contato e veja com qual linha você mais se identifica.
Como vai?
Escolher a abordagem da psicologia que mais o ajudará a entender melhor seus problemas e traumas depende de uma variedade de fatores, incluindo suas preferências pessoais, suas necessidades específicas, o tipo de problema ou trauma que você está enfrentando e sua resposta a diferentes métodos terapêuticos. Aqui estão algumas considerações que podem ajudá-lo a decidir:
Dedique um tempo para pesquisar diferentes abordagens da psicologia, como terapia cognitivo-comportamental (TCC), psicoterapia psicodinâmica, terapia de exposição, terapia de aceitação e compromisso (ACT), terapia centrada na pessoa, psicanálise e assim por diante. Familiarize-se com os princípios básicos de cada abordagem e como elas abordam problemas e traumas específicos.
Consulte um profissional: Agende uma consulta inicial com um psicólogo para discutir suas preocupações e objetivos terapêuticos. Durante essa consulta, você pode fazer perguntas sobre a abordagem terapêutica do profissional, sua experiência com casos semelhantes ao seu e como eles abordariam seus problemas específicos.
Considere suas preferências pessoais: Pense sobre o que você está procurando em um terapeuta e em uma abordagem terapêutica. Você prefere um estilo terapêutico mais estruturado e focado em soluções, ou está mais interessado em explorar questões emocionais mais profundas? Você valoriza uma abordagem mais direta e confrontadora ou prefere uma abordagem mais gentil e solidária?
Experiência anterior: Se você já tentou terapia anteriormente, reflita sobre quais abordagens foram mais úteis para você no passado. Isso pode orientar sua decisão sobre qual abordagem tentar desta vez.
Flexibilidade e experimentação: Esteja aberto a experimentar diferentes abordagens e terapeutas. Nem todas as abordagens funcionam para todas as pessoas, e pode levar algum tempo e tentativa e erro para encontrar a combinação certa de terapeuta e abordagem terapêutica para você.
Lembre-se de que o mais importante é encontrar um terapeuta com quem você se sinta confortável e seguro, independentemente da abordagem terapêutica específica que eles usem. O relacionamento terapêutico é um componente crucial do processo de terapia, e encontrar um terapeuta com quem você se sinta conectado e confiante é fundamental para o seu progresso terapêutico. Te desejo um feliz dia!!
@psicologia.veredas
Olá. Escolher a abordagem psicológica mais adequada para compreender melhor a si mesmo, seus problemas e traumas envolve considerar alguns fatores sobre suas necessidades, preferências e objetivos específicos. Cada abordagem terapêutica oferece perspectivas e métodos diferentes, e a escolha pode depender do que você sente que precisa abordar mais profundamente. Aqui estão algumas das abordagens mais comuns e como elas podem ajudá-lo:

1. Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC): Foca em identificar e mudar padrões de pensamento e comportamento disfuncionais. É muito prática e orientada para soluções, adequada para tratar ansiedade, depressão, transtornos de pânico, fobias e outros transtornos psicológicos. Se você busca uma abordagem mais estruturada e orientada a objetivos, a TCC pode ser uma boa escolha.

2. Psicoterapia Psicodinâmica: Baseia-se em teorias psicanalíticas e foca em entender os processos mentais inconscientes que influenciam o comportamento. É útil para explorar questões profundas, conflitos internos e padrões de relacionamento de longo prazo. Se você está interessado em explorar a raiz de seus problemas e como suas experiências passadas moldam seu comportamento atual, esta pode ser uma abordagem adequada.

3. Terapia Humanista: Enfatiza o potencial de crescimento pessoal e auto-realização, ajudando você a entender e maximizar seu próprio potencial. Métodos como a Terapia Centrada na Pessoa e a Gestalt-terapia são inclusos nessa categoria. Esta abordagem pode ser ideal se você deseja trabalhar na autoaceitação e no crescimento pessoal.

4. Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT): Utiliza estratégias de mindfulness e aceitação para ajudar as pessoas a viverem de acordo com seus valores, mesmo na presença de pensamentos e sentimentos dolorosos. É útil para quem lida com o estigma ou a dor crônica e quer aprender a viver uma vida plena, apesar dos problemas.

Pense sobre o que você espera alcançar com a terapia. Questões específicas podem se beneficiar mais com certas abordagens.
Lembre-se de que a eficácia de qualquer abordagem terapêutica também depende da relação entre você e seu terapeuta. A confiança e a conexão que você sente com o terapeuta são muitas vezes tão importantes quanto a abordagem utilizada.
Espero ter te ajudado.
Um forte abraço.
Dra. Michelle Teixeira
oiê, vou tentar ser bem objetiva quanto a abordagem que trabalho, talvez possa facilitar sua escolha. Trabalho com a Terapia cognitiva comportamental, a TCC, é uma técnica que trabalha com evidência, com o fato e não interpretação, é objetiva, ajuda a perceber os pensamentos que são disfuncionais e perceber as estratégias que mais funcionam nas situações que considerar prioridade na sua vida. Qualquer coisa me coloco à disposição para uma entrevista e experimentar esta abordagem. Um abraço.
Se alguém disser que a Psicanálise é uma abordagem da Psicologia, fuja imediatamente! Psicologia e Psicanálise são campos distintos do saber. É claro que muitas pessoas, assim como eu, podem ter as duas formações. Então o que recomendo é isso: que busque um profissional mais completo, para te atender melhor e mais profundamente. Desejo sorte e, desde já, coloco-me à sua disposição.
Olá! Vou apresentar a você sobre Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) e você pode avaliar se é o que acredita que possa lhe ajudar... talvez seja o melhor caminho. :-)

A premissa da TCC, de acordo com Aaron Back, diz que não são as situações que você vivência que vão determinar a maneira como você se sente ou se comporta, mas é o modo como interpreta a situação é que vai acionar em você um determinado tipo de emoção e consecutivamente um comportamento.

Nessa metodologia você poderá avaliar aspectos cognitivos como pensamento, linguagem, aprendizagem, emoções, comportamentos, atenção, memória e etc, e a partir de uma análise minuciosa descobrir estratégias adaptativas para o que vivencia hoje, sem se prender ao passado ou futuro.

Estou a sua disposição para aprofundar sobre o tema. Espero que faça sentido para seu momento. Abraços e até breve.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
Olá, boa tarde. De um modo geral, todas as abordagens tratam de tudo. Porém, já há sim no mundo de hoje, com o avanço da ciência na área da saúde mental, abordagens, recursos e técnicas que tratam certas demandas de forma mais precisa. A terapia de EMDR, por exemplo, é amplamente utilizada no tratamento de traumas, estresse pós traumático e fobias. A hipnose e a PNL, igualmente, oferecem técnicas bem efetivas e que apresentam resultados mais rápidos. Na minha prática, observo que são as abordagens que trazem resultado mais rápido.
Olá!

Esse questionamento é comum quando não houve experiência anterior na psicoterapia, mas existem visões que podem auxiliar.
Por exemplo, como coloquei no meu perfil, "cada pessoa é única" e trago uma abordagem terapêutica integrativa e interativa, que se adapta às necessidades individuais de cada cliente.
Juntos no processo, vamos trabalhar na promoção do autoconhecimento, do crescimento pessoal e na exploração de seus sentimentos, pensamentos e comportamentos.
É possível que agora você tenha questões que estão mobilizando sua atenção, mas talvez falte pouco para tomar a decisão de iniciar esse mergulho interno.
Vá em frente! Estou à disposição.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 189
Olá, o melhor a fazer é procurar alguém que tenha formação em terapias de processamento de traumas e, claro, escolher um profissional no qual confie. Não é fácil mexer em memórias doloridas, mas você verá que com o reprocessamento as memórias vão perdendo a "dor" e você desenvolverá novas crenças a seu respeito. É um processo muito recompensador. Estou à disposição.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 350
Olá, é muito válido e corajoso que você esteja considerando iniciar um processo analítico para compreender melhor seus problemas e traumas. Quando se trata de escolher a abordagem certa da psicologia, é importante considerar suas próprias necessidades e preferências.

Uma maneira eficaz de decidir é pesquisar diferentes abordagens terapêuticas, como a psicanálise, a terapia cognitivo-comportamental (TCC), a terapia humanista, entre outras, e refletir sobre qual delas ressoa mais com você. Considere também conversar com profissionais de saúde mental qualificados para obter orientação personalizada.

Independentemente da abordagem escolhida, lembre-se de que o mais importante é encontrar um/a Psicólogo/a com quem você se sinta confortável e seguro/a. Um/a profissional empático/a e qualificado/a poderá guiá-lo/a em sua jornada de autodescoberta e cura.

Estou aqui para apoiá-lo/a durante todo o processo e responder a quaisquer perguntas que você possa ter.
Olá! Pensando em auto conhecimento profundo eu indico psicanalise junguiana ou freudiana. A lacaniana depende de você gostar de silencio, o que muitas pessoas não gostam e como psicanalista contemporânea prezo por dialogo na sessão e feedbacks. Para a parte de traumas emocionais existem especializações, eu fiz dentro da psicanalise. Você pode buscar um profissional com experiencia no que estas buscando. E além da abordagem procure conhecer o profissional, referencias e currículo, para ver se você se identifica. A disposição.
Escolher a abordagem psicológica certa pode ser desafiador, já que cada uma tem suas próprias teorias e métodos. É útil considerar suas preferências pessoais, sua visão de mundo e o tipo de problema ou trauma que você enfrenta. Uma abordagem baseada em terapia cognitivo-comportamental (TCC) pode ser útil para questões específicas, enquanto a psicanálise pode ser mais voltada para explorar o inconsciente. Uma boa ideia é pesquisar sobre diferentes abordagens e até mesmo fazer uma consulta inicial com um terapeuta para discutir suas opções e ver qual se alinha melhor com suas necessidades.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 200
Olá! Apenas no encontro com o profissional que você poderá saber se a abordagem lhe agrada. Apesar disso, sugiro procurar algo sobre cada linha e conversar com pessoas que sejam psicólogos. Ainda, entendo que a psicanálise pode lhe trazer esse aspecto no qual você busca que é se conhecer melhor e lidar com seus traumas. Estou à disposição caso queira marcar uma consulta. Abração!
Te convidamos para uma consulta: Consulta em psicanálise online - R$ 130
Olá. Todas as abordagens poderão te ajudar, cada uma a partir de seus pressupostos. Sugiro que compreender sobre as premissas básicas de cada abordagem para se aproximar um pouco mais de quais são as principais questões problematizadas e, portanto, mais investigadas por elas.
Experimentar e pesquisar um pouco sobre as varias abordagens é a melhor forma, e assim você vai descobrindo qual funciona melhor,qual vai ir se identificando e fazendo sentido pra você e suas questões.
Um abraço, fico a disposição.
Olá, te indicaria uma terapia corporal Reichiana, pois todos os sintomas de dores no corpo têm relação com emocional e o processo é incrível na evolução do paciente.
Abraço
Boa tarde!
A terapia é uma relação, por isso é importante a quimica entre vocês. Acho que a abordagem não é o mais relevante. Certa vez fiz terapia com uma mulher que falava de forma muito lenta, tinha um desejo de ter um controle remoto para acelerar a famosa e cara psicóloga. Logo depois troquei de psicóloga Marque uma consulta e avalie. Um forte abraço!
Olá, cada abordagem tem um estilo para seguir as sessões, mas todas tem o mesmo objetivo = ajudar. Não vou discutir abordagens sobre qual seria a melhor, tudo depende do seu caso. Tem abordagens que são padrão ouro para determinados transtornos, mas que talvez não seja o que o paciente espera. Te aconselho a testar, mas não desista de primeira! Temos muitos profissionais capacitados para auxiliar, boa sorte nessa procura!
Boa tarde! Todos os psicólogos podem te ajudar em suas questões,mas de maneiras diferentes. Sugiro que procure o perfil de algum profissional que você se identifique pela descrição no perfil,entre em contato e tire suas dúvidas antes de agendar a primeira consulta. Fico à disposição para eventuais dúvidas no online ou presencial.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!