Como é realizado o diagnóstico de pessoas com personalidade narcisista? Tem tratamento e cura? Minha

4 respostas
Como é realizado o diagnóstico de pessoas com personalidade narcisista? Tem tratamento e cura? Minha mãe é a pessoa que mais me odeia no mundo e eu a amo demais. Sempre ignorei e superei as humilhações só que agora ela está passando dos limites, colocando meu pai contra mim. Ela é uma pessoa boa para todos na rua mais longe de todos ela é um mostro para mim. Sempre fui uma boa filha, independente, estudei em universidade pública, faço doutorado, sou casada e mãe, nunca causei desgostos a ela. Meu esposo vendo essa situação levantou a hipótese de que ela poderia ser narcisista, ele acha abominável o que ela faz comigo. O que devo fazer? Muito obrigada.
Olá! O diagnóstico é feito por um profissional da área da psicologia, seja ele um psicanalista ou psicólogo. Se uma pessoa que tem características narcísicas em sua personalidade fizer um tratamento psicológico (terapia), tem uma grande chance de ficar bem e conviver melhor com os que estão ao seu redor.
Por um outro lado, entendo que há uma angústia com este tipo de relação sua mãe. O que sugiro é que você também procure por um profissional de sua confiança para iniciar uma terapia. Ele te ajudará a se fortalecer para lidar melhor com esta situação.

Olá, os traços ou transtornos afetivos, tem influência direta nos relacionamentos. Diagnosticar e adequar tratamentos, conduzem a possibilidade de melhora na qualidade de vida e nas relações pessoais e sociais.
Pelo seu relato, existe uma busca da sua parte em compreender o que acontece nesta relação com sua mãe, sugiro que encontre um profissional de sua confiança para que juntos possam encontrar formas de aliviar esta angústia.
Fico a disposição para ajuda-la.
Abraço.
Olá! Entendo a preocupação em diagnosticar e tratar a sua mãe, mas talvez o primeiro passo seja você mesma buscar algum suporte profissional neste momento, já que aparentemente está sofrendo com esta relação. Ter alguma compreensão deste quadro, a partir dos seus próprios pontos de vista, pode ajudar a diminuir este conflito.
Olá! O diagnóstico e tratamento do Transtorno de Personalidade Narcisista é feito por psicólogo.Tem tratamento sim, inclusive bastante eficiente com altas taxas de sucesso. O tipo de abordagem psicoterápica indicada é a Terapia do Esquema. Mas é importante que você procure um psicólogo, para fazer terapia. É muito sofrido conviver com uma pessoa que tem Transtorno de Personalidade Narcisista. O portador do transtorno geralmente não relata danos pra si, os danos maiores são pra quem convive com um narcisista. Por essa razão, é mais difícil que pessoas com personalidade narcisista busquem tratamento. A psicoterapia pode te ajudar a superar as dificuldades ocasionadas pela convivência com a sua mãe, entender o funcionamento dela e como você pode lidar com ela de forma assertiva.