Como é realizado a nefrectomia parcial?

3 respostas
Como é realizado a nefrectomia parcial?
A nefrectomia parcial é uma cirurgia onde se retira apenas a lesão renal e não o rim inteiro. Tradicionalmente, a cirurgia é realizada com um corte abaixo das costelas. Atualmente, em muitos casos pode-se realizar a cirurgia por laparoscopia, onde apenas alguns cortes pequenos são feitos para a colocação de uma câmera dentro do abdomen. A cirurgia laparoscópica pode ser feita ainda com o auxílio de um robô, o que pode facilitar o procedimento, mas o deixa com um custo mais alto.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A nefrectomia parcial é a retirada de um seguimento do rim, indicada para o tratamento de pequenos tumores renais. Inicialmente limitada a tumores de até 4 cm de diâmetro, atualmente pode ser usada para tumores maiores desde que sua posição no rim seja favorável, quanto mais periféricos melhor. tumores muito centrais, próximos dos vasos renais são mais difíceis de ser retirados por esta técnica porque muitas vezes não é possível separá-los dos vasos sanguíneos que irrigam o rim (pedículo renal) e muitas vezes levam à indicação da nefrectomia total. O urologista avalia cada caso individualmente e indica o melhor acesso cirúrgico, seja ele incisão sob as costelas, através das costelas, na parede abdominal ou ainda laparoscópica com ou sem a ajuda de um robô. Os resultados de cura desta técnica são similares aos da nefrectomia radical com a vantagem de preservar o rim.
A nefrectomia parcial consiste na retirada de parte do rim geralmente tendo como indicação a presença de tumor renal pequeno . Se o paciente já tem um grau de insuficiência renal o ideal é nao clampear os vasos renais , porém a obstrução temporária pode ser feita com segurança (<20 min) para pacientes sem problemas de rim . Essa cirurgia feita por láparoscopia (video )tem menor taxa de sangramento , mais rápida recuperacao , menos dor e estética muito melhor que a cirurgia com corte .
Grande abraco

Especialistas

Lessandro Curcio

Lessandro Curcio

Urologista

Rio de Janeiro

Hiury Silva Andrade

Hiury Silva Andrade

Urologista

São Paulo

Raphael Barroso Kato

Raphael Barroso Kato

Urologista

São Paulo

Bruno Salomão

Bruno Salomão

Urologista

Juiz de Fora

Agendar uma visita
Auri Ferreira dos Santos

Auri Ferreira dos Santos

Nefrologista, Médico clínico geral

Porto Alegre

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 384 perguntas sobre Nefrectomia parcial
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.