Como é Realizada a Avaliação Neuropsicológica Infantil?

3 respostas
Como é Realizada a Avaliação Neuropsicológica Infantil?
Olá! A resposta pode variar dependendo da avaliação, mas, a seguir, apresento um resumo para que você possa entender melhor como funciona.". Entrevista Inicial com a família e/ou cuidadores, aplicação de testes e instrumentos neuropsicológicos, testes padronizados, atenção e concentração, memória (curto e longo prazo), funções executivas (planejamento, organização, controle inibitório), linguagem, capacidade viso-espacial, motricidade fina, questionários e escalas comportamentais, observação clínica, análise dos resultados, devolutiva e orientações, até a elaboração do relatório final. Nem sempre irá acontecer dessa forma. Espero ter ajudado.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150

Olá! É realizada entrevista inicial para entender o histórico do paciente, conhecer o caso e definir os instrumentos que serão utilizados, geralmente nas sessões seguintes são realizadas as aplicações dos testes e ao final da avaliação é marcada uma sessão devolutiva para explicar os resultados obtidos e orientar sobre os próximos passos. Espero ter ajudado, estou á disposição!
A avaliação neuropsicológica infantil é um processo estruturado que visa identificar e entender as habilidades cognitivas, emocionais e comportamentais da criança. Geralmente, envolve as seguintes etapas:

Entrevista Inicial: É realizada uma entrevista com os pais ou responsáveis para coletar informações sobre o histórico médico, escolar e familiar da criança, além de entender as principais queixas e preocupações.

Observação e Entrevista com a Criança: O neuropsicólogo observa a criança em diferentes situações para avaliar seu comportamento, interação social e comunicação. Em alguns casos, também realiza uma entrevista informal para conhecer melhor a criança.

Aplicação de Testes Padronizados: São utilizados testes neuropsicológicos específicos para avaliar funções cognitivas, como memória, atenção, linguagem, habilidades motoras, percepção, funções executivas e inteligência. Estes testes são selecionados conforme a faixa etária e as queixas apresentadas.

Avaliação Emocional e Comportamental: Além dos testes cognitivos, são aplicados instrumentos para avaliar o estado emocional da criança, como níveis de ansiedade e depressão, além de questionários sobre comportamentos observados em casa e na escola.

Análise dos Resultados: Os dados obtidos são analisados para identificar padrões de funcionamento cognitivo e emocional da criança, comparando-os a parâmetros normativos. Essa análise permite traçar um perfil detalhado das áreas de dificuldade e de potencial da criança.

Devolutiva: Após a análise, os resultados são apresentados aos pais em uma reunião de devolutiva. O profissional explica os achados, tira dúvidas e oferece orientações ou recomendações de intervenções, seja no ambiente escolar, terapêutico ou familiar.

A avaliação neuropsicológica infantil é essencial para identificar possíveis dificuldades de aprendizagem, transtornos do desenvolvimento (como TDAH, TEA), e elaborar estratégias de apoio adequadas para cada criança.