Como e por que o sol ajuda no tratamento da depressão?

2 respostas
Como e por que o sol ajuda no tratamento da depressão?
Baixa insolação pode levar a deficiência de vitamina D, que pode propiciar, possivelmente, quadros depressivos (porém é raro que se encontre esta causa). Em latitudes altas, onde a insolação é menor, pode haver uma maior incidência de quadros depressivos nos períodos do ano com baixa insolação. Tirando estes casos relativamente raros, não há evidências de que o Sol seja útil no tratamento da depressão.

Além da influência na produção de vitamina D (cujo déficit está associado a transtornos de humor), a luz solar participa da regulação do ciclo circadiano. Estimula produção de melatonina e serotonina. Em lugares de maiores latitudes (ou seja, paízes mais ao norte ou mais ao sul do globo terrestre, onde as estações do ano são bem definidas), é comum a ocorrência do Transtorno Afetivo Sazonal (geralmente se caracterizando com o desenvolvimento de depressão durante o inverno). Há muitos estudos que relatam melhora da depressão nestes casos com terapia luminosa.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!