Como é o tratamento da ozonoterapia?

2 respostas
Como é o tratamento da ozonoterapia?
Há muitas formas de se usar o ozônio , ele pode ser feito via retal , oral , venoso , etc , acho que o mais importante é quando indicar , como todas as técnicas que existem para analgesia ( isso na minha área ) . Vejo que houve uma explosão nas indicações , não sou contra , mas acho que as evidências científicas de alto valor , mostram um efeito analgésico muito bom , principalmente quengo usado como técnica complementar a uma outra de analgesia , seja , medicamentoso ou intervencionista ( técnicas usadas para promover analgesia que atravessam a pele ) .
Um fato muito bom da ozonioterapia , é que tem baixíssimo índice de complicações , ou até mesmo quase nulo .
Acho que deve escolher um profissional que tenha uma experiência qualificada , e saber qual a sua indicação .
Boa sorte .

A Ozonioterapia é uma pratica integrativa e complementar, segura e reconhecida, que utiliza a aplicação de uma mistura dos gases oxigênio e ozônio, por diversas vias de administração, com finalidade terapêutica. Esta já é utilizada há décadas em vários países como Itália, Alemanha, Espanha, Portugal, Rússia, Cuba, China, entre outros.

A terapia com Ozônio teve início com a descoberta do gás em 1840, e foi utilizado para tratamento de feridas em soldados durante a primeira Guerra Mundial. No Brasil a prática só teve início em 1975 pelo médico Heinz Konrad na cidade de São Paulo.

Há algum tempo, o potencial terapêutico do ozônio ganhou muita atenção através da sua forte capacidade de induzir o estresse oxidativo controlado e moderado quando administrado em doses terapêuticas precisas.

A molécula de ozônio é uma molécula biológica, presente na natureza mas não é produzida pelo nosso organismo sendo que o ozônio medicinal nos seus diversos mecanismos de ação, representa um estimulo que contribui para a melhora de diversas doenças, uma vez que pode ajudar a recuperar de forma natural a capacidade funcional do organismo humano.
A Ozonioterapia tem ganhado evidencia nos últimos anos, sendo muito utilizada no esporte de alta performance e praticantes de atividade física , isso ocorre devido a função analgésica e anti-inflamatória do Ozônio, que pode aliviar de forma importante a dor e a inflamação sem ser considerada doping e sem promover efeitos colaterais indesejados como ocorre nas infiltrações de corticóides que estão sujeitas ao risco de necrose e enfraquecimento dos tendões.

A diminuição da dor se estabelece desde as primeiras sessões, sendo que os tratamentos devem ser realizados de forma diária ou semanal, a depender da patologia a ser tratada. O atleta submetido ao tratamento com a Ozonioterapia não necessita de cumprir repouso após o procedimento, podendo realizar suas atividades diárias normalmente.
As lesões ortopédicas mais frequentes no âmbito esportivo que são tratadas com a Ozonioterapia são:
Lesões nos joelhos como:
-Tendinite patelar
-Lesão na Pata de Ganso (Pata Anserina)
-Lesões nos ligamentos cruzados
-Lesões em ligamentos colaterais
-Lesões nos meniscos

Lesões nos cotovelos
Cotovelo do tenista (Epicondilite Lateral)
Cotovelo do golfista (Epicondilite Medial)

Lesões nos ombros:
-Tendinite do manguito rotador
-Bursite
-Lesões na coluna:

Contraturas musculares
Hérnia de disco

Atletas de alta performance, que necessitam usar de sua musculatura de forma repetitiva e exaustiva e acabam por necessitar de mais energia nas suas células, a fim de prolongar a sua ação e reduzir o risco de lesões. Porém nem sempre o suprimento de oxigênio como fonte de energia é suficiente.

No momento do exercício físico há uma taxa de conversão de energia química proveniente da molécula Adenosina-Tri-Phosfato (ATP), em energia mecânica durante a contração muscular.

Este acontecimento é um dos principais eventos fisiológicos determinantes do desempenho desportivo, a molécula de ATP é ressintetizada pela degradação da fosfocreatina e do glicogênio muscular, como fonte de energia, com subsequente formação do lactato. Esse lactato livre no organismo provoca uma acidose muscular, responsável pela dor em queimação causada no músculo.

A Ozonioterapia consegue fazer com que esses níveis de lactato diminuam por conta da disponibilidade de oxigênio que é aumentada. Uma vez aumentado o aporte de oxigênio no músculo, menor a probabilidade do atleta desenvolver dores musculares e chegar a uma fadiga muscular, aumentando assim, o seu desempenho e performance no esporte, alem de acelerar a recuperação pós prova, aumentando sua vida útil como atleta profissional.

São efeitos da Ozonioterapia:

-Bactericida
-Fungicida
-Antiviral
-Analgésico
-Anti-inflamatório
-Antioxidante
-Imunossupressor
-Cicatricial

OBS: E não pense que a técnica possui um alto custo: o tratamento ozonioterapico é 40% a 80% mais barato que o equivalente a Terapias convencionais.