Como é o método de atuação dos profissionais de saúde no tratamento de transtorno de personalidade a

18 respostas
Como é o método de atuação dos profissionais de saúde no tratamento de transtorno de personalidade antissocial
Olá, Bom dia. Há várias abordagens e métodos diferentes para se trabalhar a questão de TPA. Mas fique certo de que seja qual for a abordagem, é eficaz e apresenta resultados de tratamento. Cabe ao paciente escolher - através de consultas com diferentes profissionais - o psicólogo que mais lhe agradar. Sentir-se à vontade e gostar do "jeito" do psicólogo que irá lhe acompanhar é essencial para que o processo terapêutico evolua bem. Além do psicólogo, uma consulta a um psiquiatra também será necessária para avaliações e possíveis tratamentos medicamentoso para complementar. Psicólogo e psiquiatra trabalharão juntos, sendo o psiquiatra o responsável por avaliar e eventualmente administrar as medicações, com a finalidade de trazer equilíbrio psicológico e comportamental ao paciente, enquanto o psicólogo descobre e trabalha as questões e dificuldades de ser um portador de TPA, trabalhando para uma promoção de vida melhor.

Qualquer psicólogo, independente da abordagem que escolheu para se especializar, tem condições para atender uma paciente com Transtorno de Personalidade Antissocial. A questão que fica é: este diagnóstico foi dado por algum profissional da área de saúde (psicólogo ou psiquiatra)? Muito importante o paciente não se autoavaliar ou se automedicar, mas sim deixar isto para os especialistas. Caso este diagnóstico tenha vindo após uma avaliação ou consulta profissional, é necessário um acompanhamento terapêutico para lhe ajudar nesta questão e em outras que poderão surgir ao longo das sessões! Sabemos que somos muito além do que um diagnóstico e tempos potências e ferramentas valiosas que podem ser utilizadas para contornar ou aliviar este quadro de transtorno... não deixe de marcar uma sessão! Abraços
Ola.. o mais importante não são os nomes dados Às patologias e sim aos sentimentos que voce traz... os sentimentos, sao os sintomas e esses sim devem ser vistos e analisados. Cada sintomas que aparece tem uma causa e é a causa que realmente nos traz conflitos, traumas e até doenças.
Portanto, cada abordagem é uma, mas trabalhamos no mesmo intuito, que é melhorar o sintoma (seu sentimento) em relacao a uma causa...
Espero ter ajudado
Atuação através do sofrimento que a pessoa apresenta, quem nem sempre é pela conduta antissocial em si. Ou seja, o atendimento não é um trabalho de normatização do sujeito, de tirar dele um comportamento ou característica socialmente reprovável. Por vezes o sofrimento pode até passar pelos efeitos, de comportamentos antissociais, ou não. Mas a fala permite uma possibilidade para todos.
Olá. Como os colegas já mencionaram, cada profissional atuará de uma maneira difere a depender da sua formação. E isso quer dizer que, mesmo dentro da área psi, há maneiras diferentes de se entender a questão. Fazer sessões seria a melhor maneira de descobrir o q funciona melhor p vc.
Olá! Todas as abordagens dentro da Psicologia são capazes de auxiliar o paciente na busca de um viver mais leve. O importante é que a pessoa se sinta a vontade perante aquele profissional, para o êxito do tratamento. É importante que o acompanhamento seja feito não só pelo psicólogo, como também, pelo psiquiatra. Só cuidado com o que diz respeito ao diagnóstico, pois ele é importante, mas deve ser dado por um profissional. Um diagnóstico dado de forma incorreta rotula e pode marcar a pessoa profundamente. Procure um psicólogo, marque a primeira sessão e vá avaliando se está gostando do tratamento. Boa sorte!
O Transtorno da Personalidade Antissocial é uma doença que atinge, geralmente, indivíduos no início da vida adulta. Pessoas com esse transtorno ignoram normas de comportamento e convívio social e tomam atitudes impulsivas e irresponsáveis. Esse transtorno pode dar os primeiros sinais ainda na adolescência, por meio de alguns comportamentos agressivos e falta de empatia. Para ser diagnosticado, o indivíduo precisa ter mais de 18 anos e se encaixar em alguns critérios como: incapacidade de adequação a normas sociais, impulsividade ou incapacidade de seguir planos, enganar, mentir e ludibriar outros com objetivo de ganhos pessoais. O tratamento para esse transtono de personalidade é feito pelo psicólogo por meio da psicoterapia, podendo estar associado também ao uso de medicação, prescrita por um psiquiatra ou neurologista.
Olá, como os colegas explicaram muito bem, todas as abordagens na psicologia terão resultados no tratamento.
Como os pacientes que possuem esse transtorno não percebem esse comportamento como um transtorno a ajuda pode ser dificultada, sendo assim, a familia tem um papel muito importante no tratamento.
A consulta com um psiquiatra pode ser importante. Cada caso é um caso.
Olá! O tratamento do Transtorno de Personalidade Antissocial normalmente envolve o acompanhamento psiquiátrico e psicológico. O psiquiatra avalia a necessidade do uso de medicação e o atendimento psicológico aborda os aspectos mental/emocional/social. Não adie a busca por ajuda!
Um grande abraço!
O transtorno de Personalidade Antissocial , geralmente apresentou quadros na infância ou adolescência, descrito como TOD , com algumas semelhanças e diferenças. No processo de tratamento é muito importante resgatar a história do paciente , identificar as possíveis causas , e ressignificar , buscando o equilíbrio e bem estar neste paciente.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia adulto - R$ 140
A psique precisa de expressão, ela precisa de movimento, se enrijecemos, seus conteúdos se tornam cristalizados e transbordam. Transbordam no transtorno, no sintoma, em tudo aquilo que está bloqueado ou reprimido e pede sanação. Os transtornos estarão presentes sempre que faltar espaço à psique. Não somos separados do todo, somos integrados. É necessário compreender a história, curar as feridas abertas, ressignificar.
Boa tarde!! O transtorno de Personalidade Antissocial , é um transtorno de algo que está reprimido com o paciente,e portanto deve ser tratado com um Psiquiatra e um psicólogo,os dois juntos podem dar uma boa evolução e resignificar suas dores ocultas. Espero ter te ajudado. abç
Olá, Boa tarde.
Depende muito de como esse diagnóstico está consolidado, no entanto não podemos esquecer que uma pessoa nunca é só o diagnóstico que lhe foi dado, antes de um transtorno de personalidade antissocial, depressão ou qualquer outro diagnóstico, existe uma pessoa, com subjetividade, desejo, tristeza e uma infinidade de emoções e complexidades.
Sobra a forma de tratamento, podemos pensar no padrão, que seria fazer um acompanhamento psicológico e a depender da gravidade ser encaminhado para um psiquiatra, no entanto, é importante ressaltar que justamente pela individualidade de cada um , não existe uma fórmula de atendimento para tratar determinado tipo de transtorno.
Existe, para cada profissional, uma abordagem que vai orientar a prática, e a partir das necessidades de demandas do paciente, serão realizadas as sessões de acordo com o que for acontecendo.
Psicoterapia, Análise, terapia, é uma construção do paciente e o psicólogo, para além de tudo poder ser um lugar de confiança e segurança e a partir disto poder ser um lugar de cuidado e melhora das questões com as quais o paciente sente-se em conflito.
Olá! Falando especificamente de psicoterapia, isso varia conforme a linha ou abordagem clínica, e também há diferenças de profissional para profissional pois a psicoterapia nunca é igual quando comparamos diferentes psicoterapeutas, pois as caracteristicas pessoais influenciam o tratamento. Por isso é importante você agendar uma primeira sessão e seguir o tratamento com alguem com quem sinta afinidade a fim de criar um vínculo psicoterapêutico. Espero ter ajudado apesar da limitação desse canal de comunicação. Caso deseje pode acessar meu perfil e agendar uma primeira sessão. Abraços.
Te convidamos para uma consulta: Atendimento psicológico online para adulto - R$ 160
O mais importante num tratamento na abordagem da psicanálise, não é o sintoma que o paciente traz de início e sim outros que vão surgindo ao longo do processo, que estão relacionados todos entre si. E devem passar por uma análise, até pelo próprio paciente, para que ele se compreenda e se questione. Ao longo desse processo, o paciente vai encontrando maneiras para lidar com tais sintomas e vai aprendendo a conviver de uma melhor maneira, para que possa viver melhor. Estou disponível para sessões e já tratei casos com a mesma sintomatologia!
Olá! O tratamento do Transtorno de Personalidade Antissocial (TPAS) é bastante complexo e desafiador... considerando que é característico desse quadro clínico o não reconhecimento dos seus padrões de comportamento. Porém, apesar das dificuldades, o tratamento é possível e pode ajudar a melhorar a qualidade de vida. Em linhas gerais, envolve principalmente psicoterapia e farmacoterapia. Além disso, o tratamento pode ser mais eficaz quando envolve uma abordagem multidisciplinar. É fundamental mencionar que a psicoterapia sempre é personalizada e individualizada para assim, traçar planos de tratamento que sejam coerentes ao contexto daquele que é atendido... Espero ter ajudado! Me coloco à disposição.
Os profissionais das diversas áreas de sáude tem papéis diferentes, sendo que vou me ater a minha área de atuação. O processo de psicoterapia atua no conhecimento, da própria pessoa, sobre si mesma, sua condição psíquica e emocional, dando clareza sobre seus modos de funcionamento, desenvolvendo ferramentas para enfrentamento e ressignificação de sentidos.
O tratamento do transtorno de personalidade antissocial é centrado em construir uma relação de confiança com o paciente e inclui estratégias como:

Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC): Trabalha-se para identificar padrões de pensamento negativos e substituí-los por formas de pensar mais saudáveis.
Desenvolvimento de Habilidades Sociais: Ajuda o paciente a melhorar a comunicação, reconhecer sentimentos e resolver conflitos.
Medicação: Pode ser usada para controlar sintomas como ansiedade ou impulsividade, quando necessário.
Psicoterapia: Explora experiências passadas para compreender e mudar comportamentos atuais.
Apoio Familiar: Envolve a família para criar um ambiente de apoio e compreensão.
Rede de Apoio: Grupos de apoio oferecem solidariedade e troca de experiências.
O tratamento é ajustado para cada pessoa, buscando promover bem-estar e mudanças positivas na vida do paciente.