como é feito o tratamento paro o vaginismo ?
8
respostas
como é feito o tratamento paro o vaginismo ?
Existem diferentes técnicas que auxiliam a paciente com vaginismo a conhecer o próprio corpo e a reconhecer os fatores (geralmente ansiedade) que geram as contraturas vaginais. Portanto, o tratamento mais eficaz deve ser individualizado para cada tipo de paciente, e geralmente envolve o psicólogo (para gerenciamento da ansiedade e/ou outros fatores de ordem psicológica associados), ginecologista (para exclusão de possíveis causas orgânicas, como infecções, malformações genitais, etc, e implementação de técnicas de dessensibilização), e o fisioterapeuta (auxília no aprendizado de relaxamento e controle muscular).
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Vaginismo pode ser por fatores orgânicos/psicológicos, a maioria são de ordem psicológica.
O 1º passo deve-se fazer uma avaliação ginecológica uma vez excluída qualquer implicação orgânica, passa-se para avaliação e tratamento psicológico.
O Vaginismo geralmente está relacionado à traumas e experiências negativas. A psicoterapia auxilia a identificar e tratar as causas do medo, ajudando a melhorar o relacionamento amoroso e a comunicação do casal.
Se houver necessidade o psicólogo solicitará auxílio de um fisioterapeuta.
O 1º passo deve-se fazer uma avaliação ginecológica uma vez excluída qualquer implicação orgânica, passa-se para avaliação e tratamento psicológico.
O Vaginismo geralmente está relacionado à traumas e experiências negativas. A psicoterapia auxilia a identificar e tratar as causas do medo, ajudando a melhorar o relacionamento amoroso e a comunicação do casal.
Se houver necessidade o psicólogo solicitará auxílio de um fisioterapeuta.
A fisioterapia trabalha especificamente com a musculatura perineal ajudando-a a conhecer e controlar seus músculos, reabilitando sua disfunção... usamos diferentes técnicas e recursos para ajudar nesse processo! Usamos massagens, alongamento, terapia manual, radiofrequência, dilatadores, eletroterapia, etc.
O tratamento indicado seria acompanhamento psicoterápico, onde irá se trabalhar questões emocionais relacionadas a disfunção sexual;
Espero ter contribuído;
Espero ter contribuído;
Olá, o vaginismo pode ser de ordem primária, secundaria e também por fatores ogânicos/psicológicos. A maioria dos casos de vaginismo são apenas psicológicos. O primeiro passo do tratamento é avaliação ginecológica, porém, no vaginismo de ordem primária, o ginecologista não consegue fazer a avaliação, é mais complexo por que a paciente alem de normalmente ser virgem, dificulta muito o trabalho do médico impossibilitando quaisquer aproximação na região pélvica. Nesse caso não há como fazer um preventivo introito vaginal. Os sexólogos, normalmente, são os o profissionais mais indicados para esse tipo de tratamento, se houver necessidade ele solicita posteriormente o auxílio de um fisioterapeuta especializado na área pélvica.
O vaginismo está relacionado à dor e ao medo de sentir dor durante o ato sexual. E esse medo geralmente está relacionado a traumas e experiências negativas vividas pela mulher. A terapia cognitivo comportamental ajuda a identificar e tratar as causas do medo, ensina técnicas para relaxamento e respiração, além de ajudar a melhorar o relacionamento amoroso e comunicação do casal, melhorando a intimidade e a confiança. O tratamento com psicoterapia é feito através da conversa com a psicóloga, em um ambiente seguro e tranquilo.
Olá!!! Aconselho a você, primeiramente procurar um ginecologista e fazer todos os exames. Depois, procurar um psicólogo para tratar de questões pessoais. Se puder, procure também, um fisioterapeuta que trabalhe na área. Esse conjunto de profissionais vai te ajudar na superação do seu problema. Um abraço e boa sorte!
Na psicoterapia trabalhamos o vaginismo com a Terapia Cognitivo-Comportamental em que estabelece fases para o casal e para a mulher. Primeiramente, psicoeduca-se sobre a anatomia da mulher e do homem. Depois passa-se para a fase da mulher conhecer o próprio corpo e sequencialmente, com o parceiro, as fases das carícias.
A psicoterapia é fundamental nesse processo, por isso procure um Psicólogo.
A psicoterapia é fundamental nesse processo, por isso procure um Psicólogo.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Durante o orgasmo pequena quantidade de fluido pode ser liberado pela uretra,esse fluido pode ter o cheiro de xixi?.
- Ansiedade pode causar contração genital? Gostaria de saber qual a diferença entre “desejo” e ansiedade Pois percebo que a contração ocorre em momentos de ansiedade
- O estresse e ansiedade podem resultar em sensações genitais como formigamento e contração?
- Tenho vaginismo e engravidei como eu vou ter um parto normal?
- É normal fazer xixi quando a mulher tá tendo um orgasmo?
- Tenho um manipulado e diz pra aplicar "em introito vaginal". O que significa isso? É um creme que devo passar na vagina, mas em que região? Devo introduzir um pouco na vagina? Ou só ''na portinha''? na receita diz apenas isso de introito vaginal. É um manipulado para ajudar no vaginismo.
- Tenho vaginismo e engravidei estou preocupada como vou ter parto normal?
- Olá, a minha pergunta é sobre vaginismo. O vaginismo pode causar sangramento após a relação sexual? Como é diagnosticado o problema? É possível desenvolver o problema mesmo com uma vida sexual ativa? como resolver? Desde já agradeço
- Tenho muita dificuldade em realizar exames ginecológicos com a inserção de aparelhos e por isso nunca fiz o exame preventivo. Este caso pode ser considerado vaginismo?
- Como saber se o que tenho é Vaginismo? E se tem tratamento?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 46 perguntas sobre Vaginismo
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.