Como é feito o tratamento para ansiedade ou medo de falhar na hora do sexo em casos de disfunção erétil

8 respostas
Como é feito o tratamento para ansiedade ou medo de falhar na hora do sexo em casos de disfunção erétil para jovens? Tenho 24 anos e tive esse problema há aproximadamente 2 anos atrás, sendo que desde então nunca fiquei "tranquilo" para realizar o ato sexual.
Inicialmente, deve fazer exames e acompanhamento com urologista para descartar qualquer anormalidade fisiológica. Uma vez descartado tais possibilidades físicas , percebendo que fatores emocionais podem estar contribuindo para o aparecimento dos sintomas citados, o psicólogo pode iniciar um processo psicoterápico onde será investigado auto estima, expectativas, reconhecimento de limitações, ansiedade, relacionamentos, rotina e outros fatores pessoais, emocionais e psíquico envolvendo o paciente.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! É bastante comum o surgimento de problemas com ereção em homens jovens. Várias podem ser as causas para a ocorrência desse problema e costumam estar relacionadas à história de vida desses homens, às aprendizagens que tiveram em relação ao sexo e aos relacionamentos sexuais de modo geral. É possível que haja uma dificuldade em se expressarem de forma assertiva, levando esses homens a não obterem aquilo que desejam. Uma outra causa, bastante comum, é a ansiedade. A adrenalina secretada no corpo durante o estado de ansiedade, produz, além de outros sintomas, contrações musculares, que reduzem o fluxo sanguíneo na região peniana, levando à perda da ereção. É possível que haja crenças/regras distorcidas em relação a si mesmos, à parceria e ao ato sexual. Há ainda outras possíveis causas para a não obtenção e/ou manutenção da ereção, que precisam ser identificadas e tratadas através de um processo de psicoterapia sexual. Espero ter ajudado. Boa sorte!
Procure por uma indicação de psicoterapia para diminuir esta ansiedade, auto-estima que irá ajudá-lo ter confiança em si mesmo.
Abraços
Pelo seu relato você atualmente não tem problemas de disfunção erétil, mas restou o medo de algo assim aconteça na hora do sexo. Recomendo procurar um psicólogo e conversar sobre esse seu medo, assim como outros que eventualmente possa ter. Com esse tratamento provavelmente você conseguirá não ter tanta insegurança quanto a sua capacidade sexual.
É importante verificar inicialmente a causa dessa disfunção, se é uma questão fisiológica, mental, emocional ou externa.

Sugiro que primeiro você visite um médico para garantir que seu corpo está funcionando devidamente.
A psicoterapia também pode te ajudar a sanar questões mentais e emocionais que podem estar interferindo no seu desempenho. Para além disso, um profissional habilitado em sexologia e sexualidade humana pode te ajudar a identificar causas sexuais ou gatilhos que estejam afetando o funcionamento do seu corpo ainda que ele não apresente nenhuma questão fisiológica.
Um ponto importante para se observar é se a disfunção ocorre, ou ocorria apenas na presença do outro, o que poderia nos levar a acreditar em razões emocionais para esta questão. O processo analítico propõe lançar luz sobre o tema e conseguir pensar conjuntamente em formas de lidar com esta e muitas outras questões quase nunca óbvias, que podem estar impactando seu relaxamento neste momento. Falar sobre isso não precisa ser um tabu, espero que encontre um profissional acolhedor que possa apoia-lo na caminhada, conte comigo se precisar.
Bom dia
O medo de falhar, ou temor de desenpenho como denominamos, é um dos sintomas mais citados pelos paciente com dificuldade de ter ou manter ereção. As causas podem ser das mais diversas, desde dificuldades conjugais, econômicas, ejaculação precoce de muito tempo, baixa autoestima, depressão e ansiedade, entre outras. Para o tratamento é necessário que o profissional faça primeiro uma boa avaiação, pois cada ser humano é único e não é assertivo recomendar um tratamento padrão. Procure um Psicólogo(a) especialista em sexologia clínica (sexologo), este profissional vai lhe ajudar e se necessário o encaminhara.
É necessario um acompanhamento urologico para conversar e lhe dar algumas orientação sobre o problemas. Um abraço

Especialistas

Otávio Gaiotto

Otávio Gaiotto

Urologista

Taubaté

Maria Claudia Tavares

Maria Claudia Tavares

Sexólogo

Recife

André Corrêa

André Corrêa

Urologista

Belo Horizonte

Lucas Barros

Lucas Barros

Urologista, Cirurgião geral

São Paulo

Agendar uma visita
Andre Bertelli

Andre Bertelli

Urologista

Uberlândia

Roberto José Carvalho da Silva

Roberto José Carvalho da Silva

Urologista

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 473 perguntas sobre Disfunção erétil (impotência)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.