Como é feito o tratamento da síndrome do pânico (tag) e somente com medicamentos para depressão

8 respostas
Como é feito o tratamento da síndrome do pânico (tag) e somente com medicamentos para depressão ou precisa de outros medicamento?
Olá! O tratamento pode ser feito sem medicamento. Mas jamais somente por medicamento. Busque por Psicoterapia Cognitivo Comportamental e Hipnoterapia. Paz e bem!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Rodrigo Vogas
Psicólogo
Niterói
O medicamento não é necessário para todos os casos. O mais importante é aliar a medicação com Terapia. Sugiro que busque um profissional que trabalhe com a abordagem Cognitivo Comportamental. Hipnose também auxilia e muito no processo.
 Marina Poli Lima da Cunha
Psicólogo
São Paulo
Precisa consultar o seu medico, o remédio varia de organismo para organismo, as vezes pode funcionar muito bem, as vezes não funciona, ou pode potencializar o sintomas, por isso se tem alguma duvida a melhor opção é procurar a opinião do medico que te receitou o medicamento.
 Claudia Goes
Psicanalista, Psicólogo
Guarulhos
Olá!!
Pode ser que precise de outros medicamentos sim, depende da avaliação do médico psiquiatra, e geralmente é indicado além da medicação o acompanhamento psicológico.
A psicoterapia psicanalítica pode ajudar quanto a ampliação do entendimento do funcionamento psíquico, minimizando assim os sintomas desta síndrome.
Dra. Fernanda Correa Brito Araujo
Psicanalista, Psicólogo
São Paulo
A combinação ou não de medicação varia a cada quadro, a cada paciente. Sugiro que procure seu psiquiatra para entender qual o mellhor para tratamento para o seu caso específico. Ainda assim, a combinação ideal para esses casos é Psicoterapia aliada a medicação.
Fazendo uma analogia com o corpo: de nada adianta tomar remédios para dores se os ossos da perna estiverem quebrados, você só se machucará mais.
Abraços!
 Olga Regina Tersario
Psicólogo
Guarulhos
Olá, o tratamento mais efetivo é com a combinação do médico psiquiatra, psicólogo e mudanças de hábitos, inserindo uma atividade física regular, alimentação saudável e balanceada.
Os medicamentos ajudam na ocorrência e prevenção das crises e a psicoterapia ajuda a entender as causas.
As técnicas de respiração, relaxamento e meditação são fortes aliados também no combate aos sintomas desencadeados durante as crises.
 Carina Lisboa Dias
Psicólogo
Bragança Paulista
É importante a avaliação psiquiátrica e o acompanhamento para que a medicação seja ajustada de forma individual para cada paciente.
Lembrando que o tratamento psicológico é indispensável para que haja uma evolução como um todo e um progresso com estruturas seguras.
O tratamento para Transtorno do Pânico é realizado predominantemente em conjunto. Os profissionais de psiquiatria são responsáveis pela medicação do paciente para diminuir as crises. É possível usar algumas medicações em conjunto sim, além do antidepressivo. Os profissionais de psicologia auxiliam nos sintomas de ansiedade derivados da crise de pânico, com técnicas de relaxamento, respiração, decatastrofização, entre outros.


Recomendo que procure um profissional especialista em Terapia Cognitiva para que você consiga melhorar seu transtorno mesmo sem medicação (futuramente). A abordagem é tratamento mais indicado para o transtorno pois oferece técnicas e ferramentas para o pct.

Especialistas

Débora Alves Duarte

Débora Alves Duarte

Psicanalista

Uberlândia

Steve Fernandes

Steve Fernandes

Psicólogo

São Paulo

Natanael Carlos Lima

Natanael Carlos Lima

Psicólogo

Fortaleza

Carolina P. de Castro Freitas

Carolina P. de Castro Freitas

Psicólogo

Rio de Janeiro

Thiago Reis Hoffmann

Thiago Reis Hoffmann

Psicólogo

Tatuí

Sheila Crespo

Sheila Crespo

Psicólogo

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 151 perguntas sobre Transtorno do pânico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.