Como é feito o diagnóstico da doença de crohn? Para quais valores de ASCA IgG e IgA se suspeita da

2 respostas
Como é feito o diagnóstico da doença de crohn?
Para quais valores de ASCA IgG e IgA se suspeita da doença?
Boa noite
O diagnóstico de doença de Crohn não é feito por um único exame e sim por um conjunto constituido por história clínica + exame físico + exames de laboratório e endoscópicos. Em geral , a colonoscopia é o exame mais importante . O ASCA não serve para diagnóstico, pois há pessoas saudáveis com ANCA positivo e pessoas com Crohn com ANCA negativo. Procure um gastroenterologista com experiencia em doenças inflamatórias intestinais.

O que posso fazer pelo senhor(a) e pelos mais de 1.200.000 de leitores que tenho aqui é INFORMAR sobre a famosa Doença de Crohn.
Claro que tudo que falo é genérico.

Crohn descreveu a famosa doença em 1932. Ela é uma das famosas Doenças Inflamatórias Intestinais.
A doença de Crohn pode atingir TODO o trato digestivo, mas é mais comum no íleo(final do intestino delgado).
RECOMENDO que o leitor procure uma imagem na net do trato digestivo (alguns falam digestório) e veja ONDE é o íleo.

Vou falar, assim, de um caso nesse local, com sintomas típicos.
Se o íleo é atingido, nesse local haverá úlceras profundas e/ou o íleo será recoberto por uma camada que lembra o calçamento de pé-de-moleque encontrado nas cidades coloniais(em inglês cobblestone). Isso vai causar uma série de problemas:
- dificuldade de absorção de alimentos e vitaminas, causando diarréia, anemia e até desnutrição.
- dor abdominal
- febre
- emagrecimento
- fraqueza
- perda de sangue visível (ou não) nas fezes
- problemas á distância como fissuras e fístulas no ânus
- problemas em outros locais como aftas na boca

Mas esses sintomas podem acontecer em fases diferentes. E nem sempre acontecem ao mesmo tempo. E mais: como a doenca pode acometer TODO o trato gastrointestinal, pode haver inúmeras outras manifestações.
Tudo isso poderá ser algo confuso, e exigirá, para o diagnóstico, um Médico experiente em Doença de Crohn ( e em Gastroenterologia) e muito bem treinado.

A partir de uma consulta detalhada, com um Médico experiente, este fará o raciocínio clínico e poderá usar diversos exames para confirmar a doença. Por exemplo: colonoscopia, biópsias, enterotomografia, etc.
Mas, como tudo em Medicina: antes de solicitar exames a esmo, é preciso um Raciocínio Clínico de alto nível. E isso só se consegue com uma consulta muito atenciosa, feita por um Médico experiente e que conheça as inúmeras apresentações clínicas possíveis.

Tratamento- podem ser usados medicamentos, de muitos tipos, incluindo sulfasalazina, messalazina, corticóides, imunológicos e biológicos. Há inúmeras controvérsias sobre quais os melhores medicamentos e qual o melhor momento de usa-los ( esquemas downsize-up e upside down).

Minha experiência: depois de quase 35 anos de prática médica aqui e no Exterior tive a sorte de ver muitos casos de Doença de Crohn, bem como a fazer inúmeras Colonoscopias em que Crohn era o diagnóstico. Aprendi a respeitar as múltiplas formas que a Doença pode se apresentar. Por exemplo: lá no Sertão vi um moço com poucos sintomas, mas com cirurgia anterior de fístula anal. Desconfiei da Doença de Crohn, e após fazer a Colonoscopia vi que era um caso bem típico, com alterações muito características no íleo. Já em um caso no Interior, o paciente estava respondendo muito bem apenas a uma única medicação imunológica, e mantendo-se em remissão clínica e de exames por muito tempo. Mantive a medicação, e tudo continuou bem, para minha alegria ( e do paciente, claro, rsss).
Em suma: é preciso experiência e gosto por estudar para saber tudo que há de bom em uma doença tão complexa.
Quanto á formação: passei algum tempo lá em Nova Iorque no Mount Sinai Hospital, que é justamente onde o (grande) Professor Crohn trabalhou. Contudo, entendo que minha formação no assunto aconteceu mais em outros locais, tanto que nem coloco isso como importante. Devo reconhecer, contudo, que eles são excelentes e me receberam muito bem, na medida em que na época eu era apenas um jovem médico, bastante tímido e totalmente desconhecido. Continuo tímido e desconhecido, mas não tão jovem, rsss. Foi uma oportunidade que sou grato.

AOS MUITOS QUE ME PROCURAM, umas palavrinhas:

1) É possível ler minhas Colunas no Jornal. Basta entrar no Face do Jornal Sudoeste do Estado.
Ali há artigos sobre Gastrites, Refluxo, Hernia de Hiato, Hemorróidas, Intestino Preso, Intestino Irritável, sobre exames como Endoscopia e Colonoscopia e sobre tratamentos

2) Neste site, no meu perfil (Dr. Paulo Lopes) é possível aprender sobre prevenção de câncer de intestino.
O câncer de intestino é o segundo câncer mais comum, e pode ser fatal.
Mas TEM PREVENÇAO
No meu perfil há entrevista onde especialistas do Instituto Nacional do Câncer explicam as bases do mesmo e eu completo, falando sobre a colonoscopia e seu papel na prevenção e acompanhamento
A entrevista foi inicialmente veiculada na TV Boa Vontade
Se você se interessa sobre PREVENÇAO de CÂNCER acho que vai gostar e aprender bastante

3) já quem se interessa sobre Doenças do Estômago e também por Dietas nas Doenças Digestivas poderá ver entrevistas sobre esses assuntos que dei para a TVtem. Essa é uma retransmissora importante da Globo no Interior de S. Paulo.
As entrevistas podem ser achadas na seçao "PUBLICAÇOES" do meu perfil neste site (Dr. Paulo Lopes)
Mas se não for possível abrir( a Globo não permite publicar suas matérias em outros locais ) sugiro ir até o site G1>S.Paulo>Itapetininga e regiao e procurar por "médico fala sobre doenças do estomago" e por "especialista explica sobre dietas", publicadas em 2017 e 2018, que sairam no Jornal do Meio Dia da TVTem. Pode ser trabalhoso, mas acho que vale a pena, na medida em que informa sobre esses assuntos e permite a você saber o que esperar do Médico quando for á Consulta.

4) Devido a uma agenda pessoal intensa, que inclui Atendimento Humanitário no Sertão, atividades acadêmicas, minha (modesta) caridade no Interior de SP, e inúmeras viagens, não tenho condições de ver novos pacientes nem presencialmente em S. Paulo, nem Online (que é método seguro e eficaz).
Isto neste momento, mas espero que logo poderei atender a toda a demanda.
Peço a quem me procura mais um tantinho de paciência

MAS

Se por acaso o assunto for urgente ou puder trazer riscos á sua Saúde, recomendo que procure outro médico(a).
É uma honra poder atende-lo(a), mas sua Saúde está em primeiro lugar.

Foi por colocar a Saúde de meu paciente ACIMA de outras considerações que chego a quase 35 anos de carreira.