Como é feito o bloqueio de nervo periferico, ele é paliativo ou curativo e quais os riscos?

3 respostas
Como é feito o bloqueio de nervo periferico, ele é paliativo ou curativo e quais os riscos?
O dermatologista costuma apenas fazer bloqueio de nervos periféricos para fazer cirurgias nas mãos, pés e face. O bloqueio é feito através da aplicação de anestésicos e é transitório,ou seja,dura mais ou menos 1 hora, tempo, geralmente, necessário para fazer o procedimento. Quantos aos risco são mínimos. Outras especialidades médicas a utilizam para alivio da dor aguda e trata-se de um procedimento paliativo. Quantos aos riscos seria interessante perguntar a anestesistas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Os riscos principais (baixos) e minimizáveis são alergia (comum em quem trabalha demais com produtos de beleza ou tem esse histórico) ou intoxicação pelo anestésico (caso seja usada uma quantidade maior do que a recomendada). Uma outra é a lesão parcial do nervo caso seja o medicamento injetado dentro deste ou com agulha inadequada. Todos são mínimos se realizados por profissional capaz e experiente. O procedimento é seguro.
Nervos periféricos, são todos os nervos que trafegam pelo corpo, fora do neuroeixo, ou seja, encéfalo e medula espinhal. Outra classe de nervos que trafegam fora do neuroeixo é do sistema nervoso autônomo simpático, que também pode ser bloqueado, quando existe dor de origem visceral ou dor mediada pelo sistema nervoso autônomo simpático. O bloqueio dessas estruturas pode ser executado por meio de anestésicos locais, que normalmente não traz complicações, com exceção de quando esse é injetado dentro de um vaso, podendo levar à toxicidade do sistema nervoso central ou cardiovascular ou, se ultrapassa a dose terapêutica, ou ainda quando injetamos dentro da fibra nervosa, podendo causar lesão dessa estrutura com consequências as vezes, catastróficas. Os procedimentos em anestesiologia clinica ou para o controle da dor, sempre são seguros, desde que respeitadas as condutas de segurança e lembrando que como em toda a atividade humana, a atividade médica também está sujeita a complicações.

Especialistas

Fábio Magalhães

Fábio Magalhães

Neurocirurgião

São José dos Campos

Agendar uma visita
Álissa Formiga

Álissa Formiga

Neurologista

Fortaleza

Agendar uma visita
Matheus Bernardon Morillos

Matheus Bernardon Morillos

Neurologista, Neurofisiologista

Porto Alegre

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 31 perguntas sobre Bloqueio de nervo periférico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.