Como é feito o bloqueio de nervo periferico, ele é paliativo ou curativo e quais os riscos?

3 respostas
Como é feito o bloqueio de nervo periferico, ele é paliativo ou curativo e quais os riscos?
O dermatologista costuma apenas fazer bloqueio de nervos periféricos para fazer cirurgias nas mãos, pés e face. O bloqueio é feito através da aplicação de anestésicos e é transitório,ou seja,dura mais ou menos 1 hora, tempo, geralmente, necessário para fazer o procedimento. Quantos aos risco são mínimos. Outras especialidades médicas a utilizam para alivio da dor aguda e trata-se de um procedimento paliativo. Quantos aos riscos seria interessante perguntar a anestesistas.

Os riscos principais (baixos) e minimizáveis são alergia (comum em quem trabalha demais com produtos de beleza ou tem esse histórico) ou intoxicação pelo anestésico (caso seja usada uma quantidade maior do que a recomendada). Uma outra é a lesão parcial do nervo caso seja o medicamento injetado dentro deste ou com agulha inadequada. Todos são mínimos se realizados por profissional capaz e experiente. O procedimento é seguro.
Nervos periféricos, são todos os nervos que trafegam pelo corpo, fora do neuroeixo, ou seja, encéfalo e medula espinhal. Outra classe de nervos que trafegam fora do neuroeixo é do sistema nervoso autônomo simpático, que também pode ser bloqueado, quando existe dor de origem visceral ou dor mediada pelo sistema nervoso autônomo simpático. O bloqueio dessas estruturas pode ser executado por meio de anestésicos locais, que normalmente não traz complicações, com exceção de quando esse é injetado dentro de um vaso, podendo levar à toxicidade do sistema nervoso central ou cardiovascular ou, se ultrapassa a dose terapêutica, ou ainda quando injetamos dentro da fibra nervosa, podendo causar lesão dessa estrutura com consequências as vezes, catastróficas. Os procedimentos em anestesiologia clinica ou para o controle da dor, sempre são seguros, desde que respeitadas as condutas de segurança e lembrando que como em toda a atividade humana, a atividade médica também está sujeita a complicações.