Como é feita a histerectomia via vaginal? A vagina da mulher pode mudar? Perder a elasticidade já que

3 respostas
Como é feita a histerectomia via vaginal? A vagina da mulher pode mudar? Perder a elasticidade já que não vai pontos externos.
Olá. A histerectomia é a cirurgia ginecológica mais realizada no mundo. É usada para o tratamento de doenças benignas como miomas, prolapso genital e adenomiose; e doenças malignas como câncer de colo uterino e câncer de endométrio.
Uma boa parte das histerectomia pode ser evitada pelo tratamento medicamentoso.
Quando ocorre a falha do tratamento medicamentoso, a cirurgia está indicada. A melhor via cirúrgica é a via vaginal, por ser mais rápida, com menor tempo de duração, com menor sangramento, com menor riscos, com menos dor no pós-operatório, sem cicatrizes inestéticas.
O acesso ao útero é realizado por via vaginal e os cortes ficam dentro da vagina. Não alteram a elasticidade da vagina, não encurta a vagina, não altera a sua resposta ao estímulo sexual e não altera a libido.
Pela retirada do colo uterino, a lubrificação vaginal pode reduzir. A redução da lubrificação e a cicatriz na vagina pode provocar dores na relação. O uso de lubrificantes pode ser necessário.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Histerectomia vaginal significa que o útero será retirado por via vaginal, ou seja, o cirurgião não "abrirá sua barriga" para acessar esse útero. Certamente esse procedimento tem uma recuperação mais rápida pois é menos invasivo. Muito médicos optam por iniciar a cirurgia por videolaparoscopia e terminar pela vagina, o que também caracteriza cirurgia minimamente invasiva. A elasticidade do canal vaginal não é pedida por causa da cirurgia, fique tranquila. Elasticidade depende de outros fatores. Converse com seu ginecologista
A Histerectomia vaginal apenas e uma via de acesso para o procedimento, uma das escolhas e pacientes sem cicatrizes de cesárias anteriores - caráter estético. Lembrando também que o pós operatório e melhor e que também, na videolaparoscopia, e a via para retirada do Útero. A escolha desta via (vaginal) depende de critérios clínicos de cada paciente. As alterações que podem ocorrer não depende da via de acesso da cirurgia, mais sim das alterações acarretadas pela retirada com colo uterino.

Maiores duvidas, converse com seu ginecologista.
A disposição

Especialistas

Roberto Didier

Roberto Didier

Ginecologista

Sobral

Pedro Luiz Chaves

Pedro Luiz Chaves

Ginecologista

São Paulo

Agendar uma visita
Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 78 perguntas sobre Histerectomia Vaginal
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.