Como é diagnosticado o TDAH?

8 respostas
Como é diagnosticado o TDAH?
O diagnóstico é importante para compreender e e encontrar tratamentos adequados mas a participação do paciente e de sua família são determinantes para que o resultados dos cuidados sejam significativos.
O diagnóstico é clínico e o tratamento é multidisciplinar: psicólogos, neuropsicólogos, neuropsiquiatra, neurologistas e psiquiatras. O diagnóstico mais preciso deve ser realizado por médico especializado.
Há três sintomas principais no TDAH: déficit de atenção, hiperatividade e impulsividade. O grau e a intensidade destes sintomas varia de pessoa para pessoa, podendo ter alguma predominância no comportamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O diagnóstico é feito a partir de testes que avaliam a qialidade da atenção e questionários de auto relato sobre comportamentos e dificuldades. São avaliados: atenção e capacidade de manter o foco diante de vários estímulos; impulsividade; hiperatividade física e/ou mental, e comodidades (sintomas secundários como depressão por exemplo).
Um psicólogo, neuropsicologo ou neurologista são os especialistas para tal diagnóstico.
Gde abraço
Através de avaliação multidisciplinar com envolvem psicólogo especialista em Neuropsicologia, fonoaudiólogo e neuropsiquiatra. Coloco me a disposição para esclarecimentos.
O diagnóstico de TDAH é fundamentalmente clínico, só pode ser realizado por médicos ou psicólogos. Existem escalas que descrevem os sintomas de atenção, hiperatividade e impulsividade e medem de forma objetiva sua intensidade. O exame neurológico, assim como os testes psicológicos pode indicar dados que embasam o diagnóstico, porém os resultados dessas avaliações isoladamente não são suficientes para diagnóstico ou exclusão.
Podemos definir o TDAH como um transtorno neurobiológico que tem muito da carga genética que a criança recebe dos seus pais. As características mais frequentes são: desatenção, inquietude e comportamento impulsivo.Vale lembrar que estes comportamentos são mais observáveis em meninos. Nas meninas, observamos a introspecção e apatia.Porém cada caso é um caso e deve ser analisado com muito cuidado. Temos muitos casos de diagnóstico questionáveis.
Por este motivo, penso ser necessário o apoio de uma equipe de multiprofissionais e multidisciplinar, até porque TDAH pode vir associado a TOD(Transtorno Opositor Desafiador), depressão entre outros problemas.
Sem dúvida nenhuma quem vai nos dar os primeiros sinais de alerta são, os próprios cuidados, a escola e um bom neurologista.
Espero ter ajudado, qualquer dúvida me coloco a disposição.
O diagnóstico de TDAH, encaminhado pelo Neurolista, Psiquiatra, Escola ou Família serão feitos através de Baterias específicas para s investigação das funções cognitivas envolvidas no córtex cerebral. Baterias autorizadas pelo Conselgo Federal de Psicologia. Geralmente de 6 a 7 sessões com duração de 2 horas, para o paciente comparecer ao consultório para a realização da Avaliação Neuropsicologica. O tempo será do paciente.
Atenciosamente
O diagnóstico do TDAH é feito com base nos sintomas ( hiperatividade, impulsividade e falta de atenção), uma vez que não existe um exame específico para diagnosticar o transtorno.
Exames neurológicos e avaliação neuropsicológica indicam dados para o diagnóstico.O diagnóstico do transtorno do déficit de atenção com hiperatividade requer avaliação minuciosa por parte de um profissional com experiência no problema, seja ele psiquiatra, neuropediatra,psicólogo.
Grande abraço,
Josué Wesley
O TDAH pode ser diagnosticado em uma avaliação neuropsicológica, onde o neuropsicólogo tem acesso a alguns instrumentos avançados para melhor avaliação do quadro clínico, como testes específicos, questionários e inventários que oferecem uma grande quantidade de informação que favorecem o diagnóstico mais preciso do quadro clínico.

Especialistas

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Patrícia Moreira

Patrícia Moreira

Psicólogo

Manaus

Bianca Caroline Secco Silva

Bianca Caroline Secco Silva

Psicólogo

São Paulo

Solange Heckler

Solange Heckler

Psicólogo

Carlos Barbosa

Thais Hernandes Kiesel

Thais Hernandes Kiesel

Psicólogo

Taboão Da Serra

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 440 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.