Como e com quem tratar o exibicionismo?

10 respostas
Como e com quem tratar o exibicionismo?
A terapia de casal se faz necessária, quando surge na relação alguns entraves que dificultam seguir adiante. Muitas vezes, o casal consegue superar sozinho, mas é importante ficar atento aos sinais, pois muitas vezes surgem sequelas que vão aparecer com a continuidade da relação, tornando-se mais difícil a superação.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Todo comportamento ocorre por algum motivo, claro ou oculto, e no caso é importante investigar as motivações por trás disto e se isto traz algum sofrimento psíquico para o sujeito. Aconselho a buscar um psicólogo para realizar terapia individual e dependendo do prognóstico, terapia de casal.
É interessante procurar um profissional Psicólogo, se isso for entendido como questão a prejudicar a relação. Isso pode ser feito tanto individualmente quanto em casal. O tratamento psicoterapêutico depende de alguns fatores que só durante a análise poderá se encaminhar.
Cordialmente, Renato Guimarães
O exibicionismo não é um comportamento considerado inadequado ou uma doença. Ele deve ser tratado por um profissional, no caso um Psicólogo, caso o paciente entenda que tem uma compulsão pela exibição e queira sair deste ciclo.
Neste caso, a Psicanálise pode auxiliar na compreensão de si, assim como pode ajudar o paciente a repensar em suas escolhas.
Um psicólogo, pois é preciso compreender o que esse exibicionismo esconde, o que está por trás dele, quais os anseios emocionais precisam ser elaborados, compreendidos e aceitos. A cura pela palavra parece ser um bom caminho, então procure um profissional qualificado para ajudar.
Se esse for um problema que atinge o casal, talvez uma terapia de casal seja indicada. Mas se o exibicionismo não é uma necessidade do casal, e sim, só de uma parte, talvez a terapia individual seja mais indicada.
O exibicionismo é uma forma de parafilia, por isso é necessário a busca de um profissional que tenha conhecimento na área de sexologia.
Olá!

Certamente, deve procurar um psicólogo(a).
O exibicionismo configura-se como um jogo erótico que pode ocorrer entre o casal, o que a principio não é, necessariamente, anormal. No entanto, se aparece um componente agressivo nessa exibição é mais que necessário um processo terapêutico. São varias as questões a serem analisadas, inclusive, se esse exibicionismo exige o olhar de um público.

Abs.
Eu recomendaria, primeiramente, pelo menos uma ou duas sessões individuais, com um psicólogo (que também atenda casais), para uma melhor avaliação dos vários fatores provavelmente relacionados a este comportamento, como por exemplo, se trata-se realmente de um transtorno (que passa a prejudicar e a comprometer a vida de quem apresenta os sintomas, incluindo relacionamentos amorosos) ou apenas de traços que podem incluir um desejo um pouco acima da "média" de se exibir, para quem procura se exibir, de que forma isso tem afetado a sua vida (consequências), pensamentos, emoções e outros comportamentos associados. Caso estes desejos ou comportamentos estejam afetando o casal, será importante fazer também a terapia de casal, mas, primeiramente, recomendo estas sessões individuais para que a pessoa possa se sentir mais a vontade para pensar e responder as possíveis reflexões que serão feitas com o terapeuta e que, mais tarde, serão muito úteis para a terapia de casal. Boa sorte!
Para tratar exibicionismo deve se descobrir de quem realmente se quer a atenção e trabalhar psicologicamente sobre essa questão.
Olá
Primeiramente seria importante saber como se manifesta esse exibicionismo? Qual a idade da pessoa?Se envolve conteúdo sexual?
Com certeza um psicólogo poderia ajudar no entendimento desse padrão de comportamento e na modificação do mesmo.
Boa sorte

Especialistas

Mirian Mateus de Cerqueira

Mirian Mateus de Cerqueira

Psicólogo

Cuiabá

Rafael Ribeiro

Rafael Ribeiro

Psicólogo

São José dos Campos

Agendar uma visita
Maura Galaxe

Maura Galaxe

Psicólogo

Campos Dos Goytacazes

Gisele de Brito

Gisele de Brito

Psicólogo

Jacareí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 144 perguntas sobre Terapia de Casal
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.