Como é a vida de alguem apos penis ser totalmente cortado? Precisa de tratamento psicológico

22 respostas
Como é a vida de alguem apos penis ser totalmente cortado? Precisa de tratamento psicológico
Se alguém realiza a falectomia (a retirada total ou parcial do pênis), ela ainda terá libido, poderá ter orgasmos, continuará usando o banheiro e até manter relações sexuais (em casos de retirada parcial. No entanto, toda perda envolve um processo de luto. Esse processo tem algumas fases: negação e isolamento, raiva, barganha, depressão e aceitação. Nem todas as pessoas passam por todas essas fases e é possível transitar entre elas até a aceitação. Algumas conseguem passar por tudo isso e aceitar a nova condição. Outras vão precisar de ajuda nesse caso. De qualquer forma, penso que você deveria procurar um profissional que possa lhe acompanhar nesse processo.

A demanda por terapia, via de regra, precisa ser do individuo, comprometendo, caso contrário, o sucesso do processo. Uma pessoa que passa por um momento de grande importância, que acarreta algum tipo de modificação significativa em sua vida, tenderá a sentir a necessidade de obter ajuda profissional. Pode acontecer da pessoa em questão ter alguma resistência, preconceito oh outra dificuldade de buscar atendimento psicológico, o que não inválida que sinta essa necessidade. Ainda de uma forma geral, penso que alguém que tenha tido seu pênis amputado possa se beneficiar muito de um processo terapêutico. Espero ter ajudado!
Olá, como vai?
Não necessariamente precisará de terapia. Às vezes o indivíduo consegue se adaptar bem à nova condição.
Entretanto um acompanhamento pode ser necessário.
Psicoterapia existe para quem se interessa em ter uma relação melhor consigo e com os outros.
Essa experiência não é passível de previsão, pela sua singularidade inerente. Mas pode ser passível de arrependimento, nesse caso, é indispensável fazer uma análise pessoal a fundo para decidir se realmente fará a cirurgia. Caso o sujeito tenha sofrido uma amputação acidental ou contra sua vontade e não conseguir lidar com o os acontecimentos, certamente será necessário fazer uma terapia.
Espero ter contribuído para a elucidação da sua questão. Um grande abraço!
Olá! Passar por uma transformação física (sendo ela por escolha ou acidental) pode gerar conflitos internos muito intensos e difíceis de lidar. É aconselhável que esta pessoa busque ajuda profissional para poder processar o ocorrido. É claro que é possível viver esse processo sozinho também, e a escolha pela psicoterapia precisa ser da pessoa.
Espero ter ajudado.
Abraço, Taíla Castro.
Olá, ao meu ver seria ótimo se todos tivessem acesso a terapia, mas infelizmente as pessoas só procuram quando os problemas chegam no limite ou a pessoa chega no "fundo do poço" emocional e físico, nesse caso eu orientaria sim terapia, pois é um processo de transição e que acompanhamento seria psicológico será apenas benefícios para paciente.
Abraço.
Toda amputação de um membro vai impactar no emocional da pessoa inevitavelmente. O que acontece é o impacto individual, de como esta pessoa conhece de si mesma e lida com as perdas, inclusive, de uma parte ou todo o membro (pênis, perna, mão, mama, etc.). Se for devido a um acidente a pessoa agirá de uma maneira, e de alguém que passa por uma transição em sua sexualidade de maneira consciente será outra. Entretanto, e na verdade, a Psicoterapia é importante para todos e em todos os níveis ou possíveis necessidades. Se permita a passar pela psicoterpia e verá quão boa pode tornar a sua vida, para melhor...
Sim,com certeza! se a pessoa tem se sentido mal em realçao a isso.
Olá! O acompanhamento psicológico é uma boa possibilidade para sujeitos que passam por este tipo de procedimento. Além da elaboração do luto acerca do membro, ressalta-se que o pênis é um símbolo de masculinidade e virilidade. Dessa forma, a cirurgia pode interferir na forma como este homem se percebe, acerca de sua masculinidade e também de sua vida sexual ou conjugal, interferindo em sua relação consigo mesmo e com os outros.
Olá, sim seria ideal o tratamento psicológico, para poder ajuda-lo em seu processo de perda, de luto. E todo tipo de sofrimento deve ser tratado e acolhido. Cuide-se. Abraço.
Esta pergunta é muito difícil de ser respondida. Cada caso é um caso, aqui não relata os motivos pelos quais e em quais circunstância isto ocorreu. O mais indicado se ainda não foi procurado um psicólogo, precisa ser procurado para uma melhor análise de toda a situação.
No relato não está claro o motivo da retirada, o que pode fragilizar ainda mais, na convivência pela a falta. Porém mesmo que a amputação tenha sido desejada, era uma parte sua, o que demonstra a necessidade de um tempo dedicado ao psíquico para adaptação. Por este fator, o processo psicoterápico já se faz necessário. Seja feliz e faça todo o possivel para alcançar seu bem estar psíquico.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 110
Sim, com certeza, o tratamento psicológico, irá ajuda-lo em seu processo de perda.
Vai depender de muitos fatores. Mas se a pessoa estiver em sofrimento emocional deverá sim procurar ajuda psicológica.
O mesmo procedimento médico pode gerar diversas reações, físicas e emocionais, a depender das particularidades de cada indivíduo. A depender se foi uma escolha ou acidente, do estado emocional e físico anterior à cirurgia, entre outros fatores. Caso perceba sofrimento e angústias pré e pós-cirurgia seria interessante buscar apoio psicológico.
Olá! Se estiver em sofrimento emocional é importante que faça um acompanhamento psicológico. A terapia pode te ajudar nesse processo de elaboração de perda e luto de um membro. Todo e qualquer sofrimento precisa de acolhimento. Fico à disposição! Abraço!
Olá! Sua questão é muito complexa pois podemos prever algumas situações seria desconsiderar a singularidade. Ou seja, o motivo e circunstâncias da amputação, se foi por escolha pessoal ou consequência de acidente, doença, qual a condição psíquica geral, etc.
Importante que falar sobre isto para elaborar e lidar com o novo fato, a nova condição, será bem vindo, pois o órgão tem importância vital na biologia e na sexualidade .
Olá! Pela sua descrição não fica claro qual o motivo que levou a essa perda. Se foi por motivos traumáticos, evidentemente, essa pessoa precisará de acompanhamento psicológico. Caso contrário, se foi por vontade própria para uma mudança de sexo, pode ser que venha precisar de tratamento psicológico até por outras questões psicológicas, mas não necessariamente. Vai depender de como foi ou está sendo essa adaptação.
Olá!
Independente do motivo da perda, retirada, do pênis, você precisará ressignificar o forma que vê o ato sexual na sua vida. Vivemos em uma sociedade que pauta o sexo como simplesmente pênis+vagina+penetração, e se esquece que temos um corpo todo para ser explorado. Todo esse processo pode levar um tempo e a ajuda de um profissional poderia sim te auxiliar no entendimento desse novo momento que viverá. É obrigatório? Não! Mas talvez as coisas demore mais a se encaixarem você estando sozinho. Sem contar que existem vários modelos de prótese peniana que podem te ajudar a ter uma vida sexual satisfatória, mas todo esse processo depende só de você aceitar.
Fique bem.
Depende muito mais sobre como isso afeta você. A terapia é uma aliada a vida, podemos usarmos desse benefício a qualquer tempo independente dos nosso adoecimentos.
Vale a pena se conhecer, se perceber, acompanhar como você reage a mudanças. Pense nisso.
Toda situação que gere dor, sofrimento, solidão, enfim qualquer sintoma aversivo pode ser ajudada por um Psicólogo, como dito por um colega a perda gera luto e esse luto pode ser passado dividindo o peso com um profissional