Como é a evolução da febre reumática? tive faringite com 19 anos, garganta sempre inflamada.fadiga

2 respostas
Como é a evolução da febre reumática?
tive faringite com 19 anos, garganta sempre inflamada.fadiga. Isso dura até hoje. Tenho 32 anos. Precurei vários médicos que trataram como renite alérgica, mas nunca conseguir me curar. Sinto hoje muitos dores nas articulações dos joelhos ,calcanhar. Gostaria de saber se pode ser febre reumática?
A evolução da febre reumática é assim: a cada crise de faringite causada pela bactéria estreptococo, o paciente com febre reumática vai aumentando a lesão nas válvulas cardíacas, até que o coração entra em insuficiência e o paciente morre. Ela é a principal causa de doença adquirida nas válvulas cardíacas no mundo. Mas fique tranquilo(a): a febre reumática afeta pacientes dos 5 aos 15 anos, então você está fora da idade comum da doença. Além disso, a grande maioria das dores de garganta é causada por infecções virais, e não por bactérias. Assim, pelas informações que você passou, o seu quadro não parece ser de febre reumática. Sugiro que você continue investigando a sua dor de garganta com um otorrinolaringologista e investigue as dores articulares com um reumatologista, só assim você poderá ter um diagnóstico. Lembrando que pela internet é impossível fazer diagnósticos, nada substitui a consulta médica e o exame físico do paciente.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Não existem casos de febre reumática em pacientes após os 21 anos, é definitivamente uma doença de crianças e adolescentes. As dores em articulações precisa ser investigada porque poderá ser, por exemplo, uma artrite reumatóide, lembrando que o fato de você ter tido febre reumática não aumenta nem diminui sua chance de desenvolver uma artrite reumatóide, sendo portanto necessária uma avaliação o mais breve possível com um reumatologista. E o que diz respeito a rinites e faringites deve ficar por conta da avaliação de um otorrinolaringologista, mas não é tão urgente quanto a necessidade de verificar o que está causando as dores articulares, pois ninguém tem dores em articulações gratuitamente.

Especialistas

Romão Augusto Sampaio

Romão Augusto Sampaio

Reumatologista

Fortaleza

Lucas Moyses Carvalho de Oliveira

Lucas Moyses Carvalho de Oliveira

Reumatologista, Médico clínico geral

Belo Horizonte

Débora Veghini

Débora Veghini

Reumatologista

Cachoeiro de Itapemirim

Roberta Zawadzki

Roberta Zawadzki

Reumatologista

São Mateus Do Sul

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Leonardo Celeste Mangili

Leonardo Celeste Mangili

Cardiologista

Maringá

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 58 perguntas sobre Febre Reumática
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.