Como distinguir a falta de ar relacionada a crises de ansiedade, da falta de ar por problemas cardía

17 respostas
Como distinguir a falta de ar relacionada a crises de ansiedade, da falta de ar por problemas cardíacos e respiratórios?
Olá espero que esteja bem.

Para distinguir os sinais e sintomas de cada quadro sugiro procurar um profissional médico, a fim de identificar possíveis causas orgânicas ou não orgânicas relacionadas. A identificação adequada do quadro clinico é fundamental para o direcionamento do melhor tratamento. Cuide-se. Abraços!

Olá! Tente identificar se os sintomas veem acompanhados de pensamentos negativos sobre acontecimentos futuros e preocupações exacerbadas, pois esses são indícios de que pode se tratar de ansiedade, mas aconselho buscar um médico para que possa fazer um check-up e descartar qualquer hipótese de questões orgânicas relacionadas, sendo descartada essa possibilidade é ideal iniciar acompanhamento com psicólogo/ psicanalista para que possa tratar as causas emocionais ligadas ao quadro. Espero ter ajudado, estou á disposição
Olá. Que bom que você veio. Distinguir a falta de ar causada por crises de ansiedade de problemas cardíacos e respiratórios pode ser desafiador, mas existem algumas diferenças importantes a serem observadas:
Falta de Ar por Ansiedade, você deve observar que geralmente ocorre em episódios, muitas vezes durante ou após situações estressantes ou crises de pânico. Pode vir acompanhada de hiperventilação, sensação de aperto no peito, palpitações, sudorese, tontura e sensação de formigamento. Os sintomas tendem a diminuir quando a pessoa se acalma ou a situação estressante passa. E a respiração pode ser rápida e superficial, conhecida como hiperventilação.
Falta de Ar por Problemas Cardíacos, pode ser constante ou piorar progressivamente, especialmente durante atividades físicas. pode incluir dor no peito, palpitações, tontura, desmaios e inchaço nas pernas. Os sintomas não desaparecem facilmente e podem persistir mesmo em repouso. E pode ser difícil respirar profundamente, e a falta de ar pode piorar ao deitar-se.
Falta de Ar por Problemas Respiratórios pode ser constante ou ocorrer durante atividades físicas. Pode incluir tosse, chiado no peito, produção de muco e dor no peito. Os sintomas podem persistir e não melhorar com o descanso. E pode haver dificuldade em respirar profundamente e sensação de aperto no peito.
Se a falta de ar for persistente, piorar com o tempo, ou vier acompanhada de dor no peito, desmaios ou inchaço nas pernas, é importante procurar ajuda médica imediatamente, pois pode ser um sinal de uma condição médica grave.

Espero ter ajudado. Qualquer coisa estou à disposição. Grande abraço
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
Boa noite! Em primeiro lugar, indo a médicos e descartando causas biológicas. Isso inclusive irá te apaziguar quanto a ideia de estar "passando mal". Caso venha a ter outra crise de ansiedade, já saberá que não é por uma causa física, o que pode te acalmar um pouco (não que uma crise de ansiedade por si só não possa ser bem ruim de ser sentida). Sugiro um psicólogo/psicanalista para entrar mais a fundo no que está te causando esses sintomas, se for o caso. Espero que você fique bem!
Olá, a falta de ar tanto por motivos de problemas cardíacos como por ansiedade pode ser é desafiadora pois os sintomas são semelhantes. No entanto, tem algumas características que podemos diferenciar e reagir de formas diferentes e acompanha outros sintomas, como sensação de pânico, tontura, tremores, formigam nas mãos e nos pés e a falta de ar normalmente aparece após algum gatilho emocional, e que nem sempre você identifica na hora e esses sintomas tendem a ser curtos, não ficam por muito tempo,.
No contexto, sintomas cardíacos, você pode identificar por algumas dores físicas dor ou pressão no peito , tosse , fadiga persistente.
O ideal é buscar ajuda de uma psicóloga, profissional da saude mental para te apresentar recursos inovadores para o tratamento da ansiedade e depressão curando suas dores emocionais.
A falta de ar pode ser uma experiência preocupante, e é realmente importante saber como distingui-la.
Falta de ar por ansiedade: Normalmente, essa sensação vem acompanhada de pânico, tensão muscular e um coração acelerado. A respiração pode ficar rápida, mas tende a melhorar com técnicas de relaxamento, como respiração profunda.
Falta de ar por problemas cardíacos: Pode ocorrer com dor no peito, suor excessivo e náusea. Se você tem um histórico de doenças cardíacas, é essencial buscar atendimento médico imediatamente.

Falta de ar por problemas respiratórios: Isso pode incluir chiado, tosse ou sensação de aperto no peito, especialmente em condições como asma.
Se você ou alguém próximo estiver enfrentando isso, sempre é melhor consultar um profissional de saúde para uma avaliação adequada. Cuidar da sua saúde é fundamental.
Para distinguir a falta de ar relacionada a crises de ansiedade de problemas cardíacos e respiratórios, é importante observar alguns sinais, mas é essencial buscar orientação médica para um diagnóstico preciso. A falta de ar causada pela ansiedade costuma vir acompanhada de outros sintomas típicos das crises de ansiedade, como palpitações, sudorese, tremores, sensação de descontrole ou medo intenso, e geralmente ocorre em situações de estresse ou tensão emocional; ela pode ser episódica e melhorar com técnicas de respiração ou relaxamento. Por outro lado, a falta de ar associada a problemas cardíacos ou respiratórios geralmente vem acompanhada de outros sintomas físicos, como dor no peito, inchaço nas pernas, cansaço extremo, tosse persistente ou chiado no peito. Ela pode ocorrer em repouso ou durante atividades físicas leves e não melhora com técnicas de relaxamento. Como esses sintomas podem ser semelhantes, é fundamental consultar um médico para descartar ou confirmar qualquer alteração física. Um acompanhamento médico permitirá a realização de exames e investigações necessárias. Além disso, caso a falta de ar esteja relacionada à ansiedade, a psicoterapia pode ser um ótimo complemento para ajudar a gerenciar os sintomas emocionais e o estresse.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 180
Olá! Para poder distinguir se a causa da falta de ar é por problemas cardíacos você precisa procurar um médico especialista e fazer exames específicos. Sendo assim, será necessário se submeter a um tratamento médico. Mas se a causa não for física está ligado sim ao emocional. Nas crises de ansiedade os sintomas emocionais aparecem junto aos físicos como falta de ar, dor no peito, dor de cabeça, entre outros. Para muitas pessoas a pressão arterial se altera, fazendo com que o paciente acredite que a pressão alta é causa, quando na verdade, é consequência da crise de ansiedade.
De qualquer forma, independente da causa busque auxílio emocional, pois nos dois casos será importante lidar melhor com suas emoções.
Espero ter ajudado!
Abraços
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
A distinção entre a falta de ar causada por ansiedade e a relacionada a problemas cardíacos ou respiratórios deve começar com uma avaliação médica. É essencial descartar qualquer causa física, como doenças cardíacas ou pulmonares.

Após essa exclusão, podemos trabalhar juntos para entender se os sintomas estão ligados à ansiedade, explorando questões emocionais e situações que possam estar desencadeando essas sensações. Durante o processo terapêutico, é possível atuar tanto na compreensão das raízes dessa sintomática, como também no manejo para diminuir a intensidade e frequência da mesma.
Oi oi!! Não posso deixar de te instruir a procurar uma avaliação médica para descartar questões físicas, ta bem? O que pode te ajudar a diferença de início: Crises de ansiedade: vêm geralmente acompanhadas de sintomas como palpitações, tremores, sudorese, sensação de desespero ou medo intenso, entre outros. A falta de ar tende a aliviar quando você se acalma. Já em problemas cardíacos ou respiratórios, a falta de ar pode ser contínua e não estar ligada a um momento de ansiedade. Pode ocorrer ao realizar atividades físicas, ao deitar ou até em repouso. Espero que ajude!!
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 180
A falta de ar é um sintoma comum que pode ter diversas causas, incluindo crises de ansiedade, problemas cardíacos e respiratórios. Embora possa ser alarmante, entender as características específicas de cada causa pode ajudar a identificar a origem do problema e buscar o tratamento adequado.

Distinguindo a Falta de Ar: Ansiedade vs. Problemas Cardíacos e Respiratórios
A falta de ar é um sintoma comum que pode ter diversas causas, incluindo crises de ansiedade, problemas cardíacos e respiratórios. Embora possa ser alarmante, entender as características específicas de cada causa pode ajudar a identificar a origem do problema e buscar o tratamento adequado.

É importante ressaltar que este guia tem caráter informativo e não substitui uma consulta médica. Se você estiver com falta de ar com frequência ou se sentir muito preocupado, procure um profissional de saúde.

Falta de Ar Relacionada à Ansiedade
Características:
Intensidade e duração: Geralmente surge de forma súbita e intensa, mas tende a diminuir com o tempo, mesmo que a pessoa continue ansiosa.
Sintomas acompanhates: Taquicardia, sudorese, tremores, sensação de sufocamento, aperto no peito, tontura e boca seca.
Contexto: Aparece em situações que causam estresse ou ansiedade, como antes de uma prova, uma apresentação ou em momentos de grande pressão.
Causas: A ansiedade desencadeia uma série de reações físicas no corpo, incluindo a aceleração da respiração e do batimento cardíaco, o que pode causar a sensação de falta de ar.

A distinção entre essas causas pode ser complexa e requer avaliação médica. No entanto, alguns fatores podem ajudar a identificar a possível origem da falta de ar:
Contexto: Em que situações a falta de ar ocorre?
Outros sintomas: Quais outros sintomas estão presentes?
Duração: Quanto tempo dura a falta de ar?
Fatores de risco: Você tem algum fator de risco para doenças cardíacas ou respiratórias?

É importante lembrar que a autodiagnóstico não é recomendado. Se você estiver preocupado com a sua saúde, procure um médico para uma avaliação completa. Ele poderá solicitar exames como eletrocardiograma, radiografia de tórax, teste de esforço ou outros para identificar a causa da falta de ar e indicar o tratamento mais adequado.
Olá! A ansiedade é parte integrante da nossa existência, entretanto, quando se apresenta de forma extremada, pode se manifestar através de diversos sintomas somáticos, incluindo o que foi descrito por você. Por apresentar sintomas físicos, é importante avaliar junto ao médico para se descartar qualquer possibilidade de alteração de ordem biológica. Após a avaliação clínica, não havendo a constatação de nenhuma alteração orgânica, então pode-se tratar como uma ansiedade. Nesta ocasião, basta marcar uma consulta com um Psicólogo para iniciar o seu processo terapêutico. Ressalto que, nada a impede de iniciar com a terapia. Espero ter contribuído de alguma maneira e estimo melhoras.
Seria necessário procurar primeiro um especialista médico para uma avaliação e, após procurar um profissional da psicologia para iniciar um processo terapêutico.
Em uma crise de ansiedade, a falta de ar é intermitente, ou seja, aparece e desaparece ao longo de um período de minutos.
Ela também surge de forma súbita e intensa, geralmente acompanhada de outros sintomas, como insônia e alterações na alimentação.
A Insuficiência cardíaca é quando o músculo do coração não bombeia o sangue adequadamente. Em certos casos, a dispneia pode ser sintoma de uma fraqueza no órgão, assim como pode estar ligada a obstruções que impedem o sangue oxigenado de chegar aos tecidos.
Nesses quadros, a falta de ar progride lentamente e em decorrência de esforços cada vez menores. O sintoma concomitante mais frequente é o inchaço nas pernas.
Seja qual for a origem da dificuldade para respirar, sempre vale a pena tratar o problema. Sua saúde, bem-estar e qualidade de vida só têm a ganhar! Busque ajuda profissional.
Para que se tenham um melhor entendimento da questão é muito importante fazer uma avaliação médica inicialmente para descartar qualquer possibilidade orgânica. Após isso, e não identificado algo físico, deve-se contar com a ajuda de um psicólogo e avaliar a possibilidade de serem provenientes de questões emocionais.
A diferença consiste na maneira que a falta de ar surge e nos sintomas que acompanham a crise.

A falta de ar relacionada a crises de ansiedade se inicia de repente e de forma intensa e desaparece em algumas horas.
Os sintomas associados mais comuns são insônia, vontade de comer mais vezes ou falta de apetite.

Já devido a problemas cardíacos, a falta de ar vai progredindo mais lentamente com o tempo e a dificuldade para realizar esforços físicos aumenta.
Neste caso o sintoma associado costuma ser é o inchaço nas pernas.

Quanto aos problemas respiratórios a falta de ar é contínua.
No caso da Covid-19, os sintomas associados são parecidos com a gripe (perda de paladar, febre, tosse, nariz entupido, coriza, etc.).

É importante consultar um médico para ter um diagnóstico preciso e tratar o problema de forma segura.

Abraços.
Psicóloga Carmen Bitarães
Olá! A falta de ar é um dos sintomas dos quadros de ansiedade e geralmente surge após pensamentos negativos e catastróficos em relação ao futuro, situações estressantes. Com isso, é importante compreender como esse sintoma aparece. Além do mais, a falta de ar pode vim acompanhada de outros sintomas físicos como sudorese, tremores, palpitações, aumento da frequência cardíaca. O recomendável é que busque ajuda profissional. Um médico cardiologista pode avaliar com mais precisão se a falta de ar é derivada de alguma alteração biológica. Sendo compreendido que não há origem de questões físicas, busque ajuda de um profissional da saúde mental. Estou à disposição para ajudá-lo (a)! Cuide-se!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!