Como diferenciar uma sinusite de um rinite e de um resfriado ?

3 respostas
Como diferenciar uma sinusite de um rinite e de um resfriado ?
Prezado/a paciente internauta,

Em geral a Gripe é uma infecção causada pelo vírus Influenza e têm como manifestação, além do quadro respiratório, um acometimento mais sistêmico/geral.

Resfriados, mais relacionados a famílias diversas de vírus, apresentam sintomatologia eminentemente respiratória, sem maiores repercussões sobre o estado geral do paciente.

A Sinusite decorre da inflamação ou infecção secundária do nariz e de suas cavidades acessórias (os seios paranasais) por uma retenção de secreções em geral causadas por uma gripe ou resfriado precedente.

Sinusite bactetiana é uma infecção dos seios da face geralmente causada por bactérias, há formação de secreção purulenta há 14 dias ou mais e intensa dor de cabeça com necessidade de antibióticos .
Rinite tem várias causas mas geralmente tem causas alérgicas ou virais .
Resfriado é causado por vírus respiratório ou mudanças climáticas, sem febre, apenas coriza.
Gripe é semelhante a resfriados mas com febre.
Sinusite significa inflamação ( "ite" ) dos seios da face. Pode ser alérgica ou infecciosa (viral, bacteriana, fungica).
Rinite significa inflamação ('ite') da mucosa nasal . Pode ser alérgica, infecciosa ( viral, bacteriana, fungica) ou irritativa.
Agora o resfriado já é um diagnóstico etiológico, trata-se de uma rinite viral (que ás vezes pode vir associado a uma sinusite também).