Como diferenciar uma crise de ansiedade e uma crise de asma se as duas dão falta de ar e alguns asmá

5 respostas
Como diferenciar uma crise de ansiedade e uma crise de asma se as duas dão falta de ar e alguns asmáticos não apresentam sibilo (chiado) ?
A ansiedade possui uma vivência subjetiva de inquietação e/ou preocupação e/ou angústia que são bem diferentes do desconforto sentido numa crise de asma e podem facilmente ser distinguidos por qualquer médico experiente. Além disto, a ansiedade cria apenas uma sensação subjetiva de falta de ar ou respiração acelerada e a dificuldade principal, na crise de asma, é expirar o ar ("pôr o ar para fora"), enquanto que na crise de ansiedade, a dificuldade referida, se ocorrer, é para inspirar ("pôr o ar para dentro"). Além disto, pessoas com ansiedade costumam ter um histórico de ansiedade de pelo menos semanas ou meses, no qual se inserem os sintomas. Finalmente, no caso de uma crise de pânico, há muitos sintomas conjuntamente ao da possível "falta de ar" e, novamente, a sensação é de dificuldade de fazer o ar "entrar" ou de que o ar "não satisfaz" ou, mesmo contra a vontade da pessoa, ela respira rapidamente.

Olá! Também em relação aos episódios de ansiedade é possível notar outros sintomas que podem aparecer para além da falta de ar, como a distorção da realidade, gerando preocupações e medos excessivos, sensação de estar sempre nervoso, tensão muscular, dores de cabeça, sudorese, dificuldade em manter a concentração, náuseas ou queimação no estômago, necessidade de ir ao banheiro com freqüência, fadiga e sensação de cansaço constante, dificuldade para dormir ou manter-se acordado, surgimento de tremores e espasmos, entre outros.

Os episódios de ansiedade podem estar associados a diversas questões de ordem psíquica e emocional, sendo importante também o acompanhamento psicológico.
Provavelmente não é você que sente este desconforto com a falta de ar. Com certeza quem tem asma sabe distinguir a dificuldade de respirar e o alívio imediato após a utilização de sua medicação de suporte, e todos os outros sintomas também desaparecem quando a crise de asma é superada. Já Existem medicamentos que tratam a asma reduzindo muito a frequência das crises e a falta de ar. O pneumologista deve ser consultado para avaliar o grau de comprometimento da asma e orientar a medicação mais indicada. Já na ansiedade, a falta de ar é passageira, com episódios sempre associados de outros sintomas e produz uma sensação permanente de desconforto associada a insegurança, temor de algo futuro, preocupação acentuada com decisões que devem ser tomadas sem nenhuma relação com a dificuldade de respirar. Enquanto na asma a falta de ar é o problema, na ansiedade ela é só um dos sintomas. Mas as duas podem ser iniciadas por fatores emocionais, causando a dúvida em quem acompanha ou cuida de alguém com estes sintomas. A forma mais simples de tirar a dúvida é observar a resposta ao medicamento. Para a ansiedade o melhor caminho é buscar um psicólogo que poderá identificar os fatores que desencadearam e conduzir o tratamento para superar a falta de ar e todos os demais sintomas. É importante saber que as duas tem tratamento eficaz e que devem ser buscados, por que ninguém precisa sofrer com este sintoma que maltrata demais ao paciente e as pessoas que convivem com ele.
Olá, é importante que seja observado em quais momentos essa falta de ar aparece. Ela é anterior a situações desagradáveis ou datas importantes? E o que você está pensando ou fazendo nesses momentos? O que mais você sente? Geralmente a ansiedade vem acompanhada de outros sintomas, como medo e preocupação em excesso, tensão muscular, alterações no sono, dificuldade de concentração, taquicardia, sudorese e angústia (muitos descrevem como um "aperto no peito" e relatam também uma sensação de morte iminente). Caso isso esteja acontecendo, a melhor coisa a se fazer é procurar ajuda de um psicólogo para investigar o que desencadeia sua ansiedade. É válido lembrar que uma pessoa com asma também pode sofrer de ansiedade. Assim, se você estiver tratando da ansiedade e continuar tendo episódios de falta de ar, é possível que tenha asma ou outros problemas respiratórios.
A ansiedade é ativada por preocupações relacionadas ao futuro que ativam o medo e por isso a falta de ar. Verifique se tem estado preocupado com algo e logo em seguida fica com falta de ar.