Como diferenciar tumores na adrenal (feocromocitoma) de ansiedade? Alguns exames da adrenal deram ex

4 respostas
Como diferenciar tumores na adrenal (feocromocitoma) de ansiedade? Alguns exames da adrenal deram exorbitantes e venho tendo crises estranhas de ansiedade
Se existe a possibilidade do diagnóstico de feocromocitoma procure um endocrinologista para uma avaliação cuidadosa do caso.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Feocromocitoma é uma doença rara que pode vir acompanhada de dor de cabeça, suor, taquicardia, hipertensão arterial. Seu diagnóstico pode ser feito por exame de sangue ( metanefrinas) ou urina ( catecolamina e metanefrinas). Porém, é importante salientar que aumentos discretos ( menos de 3 x o limite superior da normalidade) podem ocorrer sem significar doença. Já a ansiedade por si só é uma diagnóstico de exclusão. Dentro deste contexto, outros exames são necessários, como por exemplo excluir doenças tireoidianas.

Procure um especialista.

Att,

Amanda Laudier
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta endocrinologia e metabologia - R$ 300
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá paciente, refere exames da glândula adrenal, o médico que solicitou já interpretou os resultados? A maior suspeita de feo se dá no paciente que apresenta hipertensão arterial com hipotensão postural. Pode haver também, tumor adrenal, encontrado em tomografia abdominal realizada para outras causas, é o chamado INCIDENTALOMA ADRENAL. Seu relato é de sintomas de ansiedade, uma das queixas mais frequentes no consultório, não disse nada sobre pressão. O feocromocitoma é raro, incidência é de 1 caso para 1 milhão de pessoas por ano. O risco de malignidade é de 10% e importante lembrar que cerca de 10-25% são casos familiares, podendo fazer parte de síndromes genéticas (Von Hippel-Lindau, Sipple, neurofibromatose). Indico fortemente acompanhamento pela Endocrinologia e espero que corra tudo bem na investigação com o endócrino que agendar!
Crises de ansiedade, pânico fazem parte do diagnóstico diferencial de Feocromocitoma, sendo este raro. Importante, se possível, não fazer exames durantes as crises de ansiedade/pânico para não cursar com resultados falsos-positivos. Conforme a colega lembrou, ansiedade é uma queixa bem frequente nos consultórios médicos. Consulte com um Endocrinologista já que houve uma dúvida.
Abs

Especialistas

Christiane Gomes Rosa de Melo

Christiane Gomes Rosa de Melo

Médico clínico geral

São Paulo

Daniel Sant'Anna da Silva

Daniel Sant'Anna da Silva

Médico clínico geral

Rio de Janeiro

Flavio Pirozzi

Flavio Pirozzi

Endocrinologista

Christian Lopes Jr

Christian Lopes Jr

Endocrinologista, Médico clínico geral

Rio Branco

Agendar uma visita
Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 18 perguntas sobre Feocromocitoma
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.