Como diferenciar se a agitação e dificuldade de atenção é por ansiedade ou TDHA. Crianças muito ansi

10 respostas
Como diferenciar se a agitação e dificuldade de atenção é por ansiedade ou TDHA. Crianças muito ansiosas pode ter diagnóstico confindido ?
Os sintomas do TDAH e da ansiedade podem ser facilmente confundidos, mas existem algumas diferenças. Principalmente, quanto ao contexto em que se configuram.
Quando falamos do TDAH, estamos falando distúrbio neurobiológico, de origem genética, que prejudica a capacidade de planejamento, concentração, memória, entre outras funções do paciente.
Já a ansiedade é caracterizada pelo estado que denominamos de medo, muitas vezes um medo sem justificativa, sem razão, preocupações constantes, no qual o paciente sente-se constantemente apreensivo por coisas que poderão ocorrer futuramente, geralmente desproporcionais e sem relação com o presente vivenciado.

Quando vamos diferenciar a agitação da ansiedade e uma hiperatividade do TDAH devemos nos atentar a que contexto elas surgem. Os problemas da ansiedade envolve NERVOSISMO E MEDO, enquanto os sintomas do TDAH estão principalmente relacionamos a CONCENTRAÇÃO E FOCO.
O paciente com ansiedade tem dificuldade de se concentrar em situações que deixam ansioso (com medo, apreensivo, preocupado). Já o paciente com TDAH tem dificuldade de se concentrar em qualquer tipo de situação durante a maio parte do tempo. É necessário uma observação atenta a esses pequenos detalhes.

Espero poder ter te ajudado.

Se fosse ou alguém que conhece possua esses sintomas. Procure um especialista.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
É perigoso fazer um prediagnóstico em qualquer situação, e ao se tratar de crianças é ainda mais complicado. O ideal seria levar a um especialista pra que seja feito um diagnóstico com maior precisão, e assim, saber qual seria a melhor maneira de ajudar ou tratar o que vier a ser diagnosticado. As vezes pode ser apenas um mau comportamento mesmo, mas, nesse tempo, que tudo é doença, tentamos enquadrar em alguma de tantas. Mas é preciso ter a opinião de um profissional qualificado antes de mais nada,
As crianças podem apresentar sintomas que ao avaçarem na idade pode ir se definindo para outro parecer, diferente do inicial. Por isso em crianças, na maioria o diagnóstico é dado como reservado; oque significa que se definirá com maior maturação de idade. Tranquilise-se e seja paciente. O mais importante e passar calma.
Uma criança com TDAH ou ansiedade poderá manifestar, sim, agitação e desatenção, mas esses dois sintomas somente não definem um diagnóstico. Existem outras questões envolvidas e a avaliação de um especialista é imprescindível. Se, neste caso, a criança já possui um diagnóstico e você discorda do mesmo, realize uma avaliação com outro profissional e comunique a ele suas dúvidas. Espero ter ajudado. Se desejar mais informações, entre em contato. Abraço.
Sugiro que não tente diagnosticá-lo através de pesquisas na internet, onde não há uma avaliação generalista. Existem outros fatores que devem ser observados e que são muito importantes.
Leve-o a um bom especialista para avaliá-lo.
Boa sorte
Hoje em dia está tão comum, já querer enquadrar as pessoas em determinados quadros, que até as crianças na escola já estão diagnosticando seus coleguinhas. Quando uma criança tem um comportamento que os pais ou professores que possam causar preocupações, o melhor a se fazer é buscar a orientação de um especialista. Na maioria das vezes, é somente ansiedade dos pais, ou necessidade de ajuste familiar.
Olá! O TDAH é uma doença psicogenética que confere um conjunto de sintomas e histórico para que seja definido como tal. Já a ansiedade é uma emoção com suas respectivas reações fisiológicas que têm sua funcionalidade, mas que pode ser prejudicial dependendo da intensidade e frequência. Sugiro que você procure um profissional que aplique testes neuropsicológicos para o diagnóstico do seu filho. Qualquer dúvida estou a disposição!
Recomendo aos pais que antes de levar a criança para uma avaliação psicológica, psiquiátrica ou neurológica, como em casos de suspeita de ansiedade ou TDAH, que eles marquem uma entrevista com um psicólogo para que possam avaliar se faz sentido submeter a crianças a uma avaliação.
Olá!
Primeiramente, é importante salientar que a ansiedade não é um transtorno, é um sentimento totalmente normal, infelizmente é comum essa confusão, quando a ansiedade fica muito excessiva e começa a afetar a vida de uma maneira grave, é realmente necessário procurar ajuda, nesse caso procure por atendimento psicológico e se for o caso, o psicólogo irá encaminhar a criança para um especialista.
Para saber se a dificuldade de atenção da criança é por conta de uma ansiedade excessiva ou TDAH a avaliação é extensa, e uma boa notícia é que pode ser descoberto nas sessões de terapia mesmo!
Por meio de atividades com a criança e entrevistas com os membros da família e escola é possível descobrir isso, recomendo procurar por atendimento psicológico para descobrir isso mais a fundo :)
É possível que crianças muito ansiosas tenham sintomas que se assemelhem aos do TDAH, o que pode tornar o diagnóstico mais desafiador. No entanto, existem diferenças importantes entre as duas condições que podem ajudar a diferenciá-las. A ansiedade é caracterizada por preocupações excessivas e medos, enquanto o TDAH é caracterizado por desatenção, hiperatividade e impulsividade. Crianças com ansiedade também podem apresentar sintomas físicos, como dores de estômago e de cabeça, e podem evitar situações que causem ansiedade. Por outro lado, crianças com TDAH podem ter dificuldades de aprendizagem e problemas sociais. É importante consultar um profissional de saúde mental, como um psiquiatra infantil ou um neuropediatra, para avaliar as características dos sintomas da criança e realizar o diagnóstico correto.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 800
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Especialistas

Isa Melo

Isa Melo

Psicólogo

Patrocínio

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Psicólogo

Nova Esperança do Piriá

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Thialy Beltran

Thialy Beltran

Psicólogo

Brasília

Rebeca Oliveira

Rebeca Oliveira

Psicólogo

Londrina

Gabriela Lazzari Ribas

Gabriela Lazzari Ribas

Psicólogo

Goiânia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 440 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.