Como diferenciar preguiça "normal" de procrastinação ou outro problema do tipo? Eu sentia uma 'preg

22 respostas
Como diferenciar preguiça "normal" de procrastinação ou outro problema do tipo?
Eu sentia uma 'preguiça' de forma constante.. enrolava pra tudo
Olá! Olha, acho difícil responder essa pergunta sem muitos dados sobre o que acontece com você. A preguiça é algo normal, mas passa ser um problema quando te paralisa, quando você para de fazer compromissos importantes, quando perde algo importante por conta dela e principalmente quando você se sente mal por isso. Agora, esse mal estar vem de você ou dos outros? Talvez essa seja a questão em que você quer chegar. Abraços!

A preguiça, geralmente, surge quando você está cansado ou fadigado, ou seja, teve uma semana muito corrida ou vários afazeres durante o dia, então, isto te deixo cansado ao ponto de não ter mais forças para fazer algo que queria fazer. A preguiça também pode vir de outra forma, por exemplo: tal atividade que você deveria fazer não te faz bem ou você não gosta, então, você vai ficar sem vontade de fazer aquilo e acaba adiando esse serviço para depois, mas consegue fazê-lo antes do prazo estabelecido. Neste ponto é comum esse tipo de coisa acontecer.
Já a procrastinação é quando você tem uma atividade marcada para a próxima semana, você pode até mesmo gostar de fazer tal atividade ou tem interesse nela, mas não se sente animado ou com vontade de fazer, então, começa a adiar, só que você adia tanto que, muitas vezes, chega no dia daquela atividade e você não tem feito ou passa do prazo e você só percebe depois, prejudicando sua vida por conta disto.
Na terapia tanto a preguiça quanto a procrastinação podem ser trabalhadas para que você tenha uma vida mais saudável, além de entender o motivo disto estar acontecendo e como mudar esta situação, caso ela esteja te incomodando. Na terapia comportamental, passamos alguns exercícios que vão te ajudar a manter um planejamento, a conseguir cumprir as tarefas, a se sentir menos exausto, etc.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
A procrastinação é o adiamento das atividades, afazeres e geralmente acontece junto com um sentimento de culpa ou vergonha. Muitas vezes a pessoa está cansada psicologicamente e não cumpre os compromissos ou as responsabilidades, perde o foco, deixa tudo para depois ou ainda pensa demais antes de fazer alguma coisa. E acontece mesmo em atividades que tem prazer em realizar. O estresse é um dos gatilhos principais. Já a preguiça geralmente ocorre como um fator associado ao cansaço, a morosidade, o tédio ou a fadiga. O ideal seria fazer uma avaliação, pois são vários os fatores que podem levar a uma "preguiça constante", como distúrbios orgânicos ou psicológicos. Cuide-se!
A procrastinação geralmente está a serviço de algum medo e bloqueia a capacidade da pessoa de fluir naturalmente na direção que deseja obtendo êxito em importantes planos de vida. Já a preguiça está mais relacionada ao cansaço e para ser considerada normal não apareceria com tanta frequência interrompendo importantes passos e projetos seus. Tente perceber se tem algum medo te impedindo de seguir quando essa "preguiça" aparecer. Espero ter ajudado a clarear as coisas. Um abraço.
Adiar uma tarefa em algum momento é válido, descansa o cérebro, o problema é quando não conseguimos concluí-la e nos culpamos. A procrastinação pode ser um comportamento aprendido e se tornar um hábito gerando muito sofrimento para alguns: vergonha, ansiedade, nervosismo, dores no estômago e até depressão...
Ola! Sua pergunta é bem abrangente e pode ter muitas percepções, porem a que acho mais interessante é te explicar sobre o funcionamento da mente. Nosso cérebro tem como objetivo principal nos fazer SOBREVIVER. E com isso, ele faz o que for preciso, para que voce sobreviva a qualquer conflito biológico ou trauma. O cérebro também é "preguiçoso", e por isso é muito mais simples ficar sem fazer nada, do que executar alguma atividade física (por exemplo), por isso usamos muito a força de vontade (mas ela também se esgota conforme o dia vai passando). O mais interessante no seu caso, seria entender o que esta acontecendo na sua vida, para conseguirmos analisar se é procrastinação ou preguiça ou outra coisa... lembre se.. seu corpo te manda sinais, de acordo com suas percepções e atitudes mentais.. o que seu corpo está querendo te dizer com essa falta de energia? Se precisar de ajuda, estou à sua disposição. Obg
Olá, tudo bem? A sua pergunta é bem abrangente, mas vamos conversar sobre. A procrastinação é o ato de deixar uma tarefa para outro dia ou outro momento. Num geral podemos dizer que procrastinamos quando a rotina está muito pesada, porém quando isso se torna recorrente precisamos analisar uma boa maneira de dar sequencia nessa prática. Como sugestão, sugiro que elabore uma rotina na qual possua tarefas fáceis de serem realizadas. Nada adianta fazer uma "agenda" com varias atividades que não serão possíveis de serem feitas. Exemplo: começar uma atividade física e já querer fazer 10 km de corrida. Um objetivo fácil para quem já pratica tal atividade, porém um caminho de frustação para quem não tem o habito. Quando colocamos como objetivo do dia tarefas que não conseguimos realizar nos frustramos e temos a tendência a não realizar quase nenhuma outra atividade no dia. Fique de olho nisso! Estou a disposição.
Primeiramente procure um médico para avaliar se você não esta com deficiência de vitaminas. Caso seus exames estejam normais, sua procrastinação pode estar interligada a evitação do sentimento de fracasso. Por vezes quando desenvolvemos a crença de não sermos bons o suficiente em alguma área da vida , desenvolvemos este comportamento. Um terapeuta na abordagem da terapia do Esquema pode te auxiliar nesta ressignificação.
A procrastinação é um sintoma bastante comum . As pessoas deixam para amanhã o que poderiam fazer hoje. E assim a tarefa ou o objetivo nunca se cumprem. Fazer uma agenda de atividades e cumpri-la é um dos sintomas de um bom controle psíquico. Se você deixa tudo para depois, ou se coloca objetivos muito altos e difíceis de cumprir, alguma coisa errada está acontecendo na sua vida emocional. E só vai descobrir se iniciar uma psicoterapia . O que você estará evitando? Estaria fugindo de algum problema que não consegue solucionar? Tudo isso pode ser discutido com o psicólogo, e aos poucos, você irá superando essa "preguiça" de fazer as coisas.
Olá! Como disse anteriormente, é relevante realizar exames de vitaminas e hormônios para averiguar se estão normais. Você sente que está passando por transformações mais significativas neste momento? No que diz respeito aos aspectos psicoafetivos, talvez seja interessante você observar como tem se sentido diante da sua vida (satisfação/insatisfação) e como você lida ou tenta compensar isso. Quais as principais atividades que tem procrastinado com mais frequência? Se existe medo, perfeccionismo por trás das mesmas, e por isso não as realiza... Geralmente a procrastinação está vinculada a uma sensação de que nos falta alguma coisa para fazer/concretizar o que se quer, e o prazo que nos damos se torna então infinito, até que o façamos. A questão é que sempre nos faltará algo enquanto seres humanos, e até reconhecermos o que tem "faltado" e elaborar isso, é um processo. Buscar a ajuda de um psicólogo pode ajudar bastante nesta caminhada. Espero ter ajudado de alguma forma, e se sentir que posso ajudar, estou à disposição. Abraços!
Boa tarde! A preguiça nada mais é do que um nome para baixa motivação. Se for observado, aprendemos a nos chamar de preguiçosos com os outros, ao criticar uma procrastinação. A baixa motivação pode ser resultado de fazer ou tentar fazer algo que não gere resultados a curto prazo ou de atuar em algo que não é do gosto do indivíduo. Em casos relacionados à saúde mental, deve-se observar se a procrastinação envolve prejuízos à saúde, higiene, relações e trabalho/estudos, pois pode ser sinal de luto ou transtornos de ordem depressiva.
A procrastinação é o ato de adiar constantemente a realização de algo, que pode ser uma tarefa, responsabilidade ou compromisso pessoal ou profissional. Um exemplo seria pensar o porquê realizar uma tarefa hoje se eu posso realizá-la amanhã ou depois? e está ligada a tudo que desconcentra e desconecta a pessoa dos seus objetivos em curto, médio ou longo prazo. Na maioria dos casos, a procrastinação está relacionada a problemas de ansiedade, baixa autoestima, dificuldades de concentração, estresse, emoções e sentimentos sabotadores, entre outros.
Como reflexo da procrastinação, a pessoa acaba fazendo outras coisas para ocupar o tempo em que deveria estar cumprindo suas responsabilidades, deixando tudo para a última hora.
Diferente da procrastinação, em que a pessoa adia o que ela tem que fazer, mas faz, a preguiça opta por não fazer nada. Uma pessoa preguiçosa escolhe ficar o dia inteiro ocioso, fazendo apenas o que deseja.

Procure ajuda de um psicólogo. Leve suas queixas e trabalhe tudo isso na psicoterapia individual.
Procrastinação não é preguiça, uma pessoa preguiçosa vai ter essa postura para tudo, ou seja, ela opta por não fazer nada. Já a procrastinação é um problema de regulação emocional. Ou seja, se trata de uma tentativa de evitar o mal estar causado por essas tarefas. Espero ter te ajudado!
A preguiça é uma tendência a preferir a inercia, ou uma zona de conforto, enquanto a procrastinação é uma falta de vontade de fazer uma coisa específica. A preguiça leva à inércia, enquanto a procrastinação leva à dificuldade de iniciar ou continuar uma tarefa. A preguiça e a procrastinação também podem estar relacionadas ao sentimento de desanimo. Desanimo é uma palavra que tem significado amplo. Uma vez que ela pode abranger diversos sentimentos como tristeza, apatia, pessimismo, entre outros. Embora esses sentimentos possam ser normais em determinadas situações, quando se tornam constantes e incapacitantes, podem apontar para um quadro de desânimo patológico, onde há a percepção negativa excessiva da vida, baixa autoestima e sentimentos de inadequação. Esse quadro pode estar associado a disfunções em neurotransmissores como a serotonina, dopamina e noradrenalina.

Também é importante lembrar que alguns sintomas de preguiça, procrastinação, ou desânimo, podem ser confundidos com uma depressão, ou outro quadro psicológico, quando muitas vezes podem envolver um quadro de anemia. A alimentação pode influenciar na disposição de uma pessoa, através da produção de energia e dos componentes que ingerimos. A anemia pode gerar o "feeling" (sentimento) de desânimo. A anemia é uma doença caracterizada por uma deficiência de ferro no sangue. Esse mineral é essencial para a formação dos glóbulos vermelhos, responsáveis pelo transporte de oxigênio para todas as células do corpo. Quando há deficiência de ferro, os glóbulos vermelhos tornam-se menores e mais fracos, o que diminui a capacidade do sangue de transportar oxigênio. Os principais sintomas da anemia são: cansaço, fraqueza, palidez, tontura, irritabilidade e desânimo.

Por isso, é importante estar atento às causas da preguiça e da procrastinação, e buscar ajuda para lidar com essas características. Aprender a reconhecer a preguiça e a procrastinação e saber como lidar com elas é a chave para ter uma vida produtiva e satisfatória.
Olá! Existem vários sentidos particulares para cada uma das vivências. O mais importante é ter clareza de como elas impactam e o que significam dentro da sua vida. Em um processo de psicoterapia, você terá a oportunidade de explorar esses sentimentos e experiências e compreender melhor como estão inseridos no seu contexto. Espero ter ajudado ;)
Olá! É importante antes de tudo entender o seu contexto e o que faz com que você acabe "enrolando" para fazer as coisas. Existem diversos fatores do dia a dia que por vezes não são vistos ou observados e acabam por demandar muita energia.
Muito se fala em procrastinação, porém, é sempre importante ter cautela para identificar isto.

A preguiça normal é aquela que sentimos de vez em quando, quando não temos energia para realizar alguma tarefa. Ela é normal e não é um problema. Por outro lado, a procrastinação é um comportamento que envolve adiar tarefas ou responsabilidades por longos períodos de tempo. É um comportamento que pode ser sinal de problemas de ansiedade, depressão ou outros transtornos. Se você está sentindo preguiça de forma constante e não consegue se motivar para realizar tarefas, é importante procurar ajuda profissional para avaliar se você está sofrendo de procrastinação ou outro problema.
Preguiça está mais relacionado a uma falta de vontade, falta de ânimo para fazer atividades. A procrastinação é mais um adiamento de uma atividade. Espero ter ajudado.
Há poucas informações sobre você para que possamos pensar sobre a questão que aborda. No entanto, vale refletir sobre quais afetos acompanham esta preguiça ou procrastinação que menciona aqui. Este adiamento de tarefas ou atividades vem acompanhado de angústia? Em caso afirmativo, este sentimento de angústia é intenso? Está associado a quais pensamentos? Você sente que isto é algo que te paralisa ou torna sua rotina disfuncional? Estas são perguntas pertinentes ao que você traz aqui. De todo modo, apenas em um processo de psicoterapia será possível traçar hipóteses, junto ao profissional de saúde mental que lhe acompanha, sobre o seu funcionamento psíquico.
Olá, espero que esteja bem. É importante dizer que todos nós procrastinamos e iremos procrastinar, sempre. A questão é, em qual intensidade isso acontece e quanto tempo temos para procrastinar? Vou explicar. A procrastinação acontece porque temos tempo ocioso. Isso faz com que ao ter uma atividade a ser feita, a pessoa acaba empurrando para frente porque está com tempo "livre". Quando existe escassez de tempo somos mais produtivos.
Sendo assim, duas orientações importantes. Observe se está com muito tempo ocioso. E se mesmo ao preencher esse tempo, isso continuar te impedindo de fazer as coisas que gostaria e são importantes, a ideia de buscar um profissional para te ajudar precisa ser considerada, ok?
Estou à disposição para te ajudar.
Att.
Preguiça tem haver com hábito, crenças pessoais, escolhas, e a procrastinação já se caracteriza com dispersão, falta de resultado, mas também com hábito, então, existem pequenas análises que são importantes em cada situação de preguiça ou procrastinação que um profissional de Psicologia é quem poderia te orientar. Preferencialmente um da área Cognitiva. O sentimento de culpa e as situações que você enfrenta ou que fazem você paralisar podem fazer um pouco desta distinção. O fato de você se incomodar ou se acomodar com a preguiça também dá pistas sobre isso. Geralmente, o procrastinador se frustra com a falta do movimento, da produtividade, do resultado.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Olá, boa noite!
Muitas vezes a procrastinação está relacionada a ansiedade (evitamos fazer ou lidar com coisas que nos causam medo).
Já a preguiça pode ser somente a necessidade de uma pausa quando temos um dia a dia muito agitado e a fadiga ou cansaço crônico podem estar relacionados ao stress e até mesmo à falta de algumas vitaminas e nutrientes no organismo...
Como psicóloga, trabalho na abordagem junguiana, que busca olhar para o ser humano de forma mais global e integrativa, então, na minha avaliação, buscaria compreender melhor o que está acontecendo com você, e, se fosse o caso, te orientaria a procurar também um médico ou nutricionista para realizar exames e cuidar da saúde física, paralelamente ao tratamento de saúde mental com a psicoterapia.

Espero ter ajudado :D