Como diferenciar glândulas de Tyson e HPV? Tenho uma verruga como as que aparecem no resto do corpo

3 respostas
Como diferenciar glândulas de Tyson e HPV? Tenho uma verruga como as que aparecem no resto do corpo mas é no saco escrotal porém, na consulta o urologista me falou que não era HPV e que isso era normal, posso confiar?
Olá. Sempre siga as orientações do seu médico. Com certeza ele está fazendo o melhor por você. Se existe alguma dúvida por parte do seu médico, a biópsia pode ser indicada.
Se tiver lesões pelo HPV, oriente o seu parceiro sexual a procurar atendimento médico. Ele pode ter as mesmas lesões que você.
Solicite ao seu médico exames para avaliar as doenças sexualmente transmissíveis como HIV, hepatite B e C e sífilis.
Converse com o seu médico. Confie na opinião diagnóstica dele. Esclareça suas dúvidas.

Glândulas de Tyson são pequenas "bolinhas" esbranquiçadas que se manifestam ao redor da glande (cabeça do pênis) e, mais raramente podem se estender para o resto da glande e/ou corpo do pênis. Já o HPV são "bolinhas" com aspecto verrucoso, que podem aparecer em qualquer área da genital, masculina ou feminina. Portanto, no caso do homem, não ficam restritas à glande, podendo aparecer na bolsa escrotal, como exemplo. No exame dermatológico, não é difícil diferenciar uma condição da outra, portanto, o ideal é uma consulta para avaliação presencial pelo dermatologista para fazer a diferenciação entre elas. Caso a dúvida entre os dois diagnósticos persista, a retirada de uma pequena lesão para biópsia pode e deve ser indicada. Procedimento simples, realizado na maioria das vezes no próprio consultório.
Entendo sua preocupação em diferenciar as glândulas de Tyson do HPV, especialmente quando há uma lesão que desperta dúvidas. Essa distinção é realmente importante, pois o tratamento e as implicações de cada uma dessas condições são diferentes.

As glândulas de Tyson são estruturas normais do corpo, pequenas "bolinhas" esbranquiçadas que aparecem ao redor da glande, e às vezes no corpo do pênis. Elas não causam problemas de saúde e são apenas uma variação anatômica. Já o HPV, por outro lado, se manifesta como pequenas verrugas com aspecto áspero que podem aparecer em qualquer área da região genital, incluindo o saco escrotal, e precisam ser monitoradas e tratadas, pois são causadas por um vírus transmitido sexualmente.

É positivo que o urologista tenha examinado a lesão e não tenha identificado sinais de HPV. Os médicos são treinados para reconhecer essas diferenças, e você pode confiar na avaliação feita durante a consulta. No entanto, se a dúvida persiste ou se você notar alguma mudança na lesão, uma biópsia pode ser recomendada para confirmar o diagnóstico. A biópsia é um procedimento simples que pode fornecer uma resposta definitiva.

Além disso, é importante conversar abertamente com seu médico sobre qualquer preocupação que possa ter. Se houver lesões causadas pelo HPV, é fundamental que seu parceiro sexual também seja examinado e, se necessário, tratado, já que o HPV pode ser transmitido mesmo na ausência de sintomas visíveis.

Para esclarecer completamente suas dúvidas e garantir que todas as suas preocupações sejam abordadas, uma teleconsulta pode ser uma boa opção. Em tempos de COVID-19, Monkeypox (MPOX) e outras doenças infecciosas, a telemedicina oferece uma maneira segura e conveniente de obter uma segunda opinião ou continuar o acompanhamento médico. Plataformas como a Doctoralia permitem que você escolha médicos altamente recomendados, facilitando o acesso ao cuidado necessário sem sair de casa.

Se precisar de mais orientações ou de um segundo olhar sobre o caso, estarei disponível para ajudar. Basta agendar uma consulta online, e juntos podemos garantir que você receba o melhor cuidado possível.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900