Como diferenciar esquizofrenia de transtorno de borderline?

6 respostas
Como diferenciar esquizofrenia de transtorno de borderline?
A esquizofrenia é uma psicose caracterizada por um rompimento com a realidade, o paciente passa a agir de forma estranha e não percebe esse fato. Geralmente, há delírios de perseguição, ou seja, acredita q alguém a está perseguindo.
O transtorno de personalidade bordeline não é uma psicose, não há rompimento com a realidade. É um modo de funcionar de sua personalidade q traz ao paciente mtos prejuízos, pois seu comportamento é explosivo, irritadiço, agressivo, impulsivo, há ameaças de suicídio, automutilação (é comum o paciente se cortar).
Ambos os quadros necessitam de tratamento psiquiátrico, com uso de medicações para controle dos sintomas. No caso do transtorno bordeline, a psicoterapia é indicada para o paciente aprender a lidar com a frustração e consequentemente ter uma reação menos intempestiva.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
São formas de diagnóstico distintas. Um profissional da área psi poderá realizar esse diagnóstico corretamente e eticamente.

Agora, se a sua dúvida é sobre teoria, existem livros muito interessantes sobre o tema. Inclusive, na internet se acha muita coisa a cerca deste contexto. Um autor que indico é Zimerman.
A maneira mais didática para o leigo de entender este conceito é perceber que a esquizofrenia é uma síndrome caracterizada por sintomas psicóticos, cognitivos, de humor e negativos.
Os sintomas NEGATIVOS são os mais indicativos da síndrome pois geralmente estão ausentes em outras doenças e principalmente no T.P Borderline.
São entendidos como sintomas negativos todo aquele que diminui o funcionamento mental de acordo com a psicopatologia: alogia (pensamento pobre sem lógica), comportamento autistico, afeto embotado e ambivalência,entre outros.
A confusão que se faz de maneira mais corrente é entre T. Borderline e T. Bipolar. Somente um médico treinado tem condições de realizar bem este diagnósticos.
Cordialmente,
Prof. David
Ambos os diagnósticos é muito importante o tratamento analítico, para alivio de angustia. Para que o sujeito possa lidar com seus sintomas, com os delírios paranoicos, dificuldades de estabelecer laços sociais e aprender a lidar com o aquilo que não sabe nomear, lidar, um espaço para falar sobre suas questões.
Olá, a personalidade borderline, faz parte tanto da neurose como da psicose, depende do grau em que o paciente encontra-se , o transtorno caracteriza-se conforme (DSM-4) por uma invasão de instabilidade: nos relacionamentos inter-pessoais, na auto-imagem e nos afetos; há também uma impulsividade e esforça-se para evitar uma abandono real ou imaginado. A esquizofrenia é uma quadro da psicose, segundo o (DSM-4) diz: carateriza-se por um surto que apresenta delírios, alucinações, discursos e comportamentos desorganizados, mas tudo dependerá do grau da doença, tanto dos vários tipos da mesma como da teoria que é tratada.
A Esquizofrenia e a Síndrome de Borderline tem características diferentes e um profissional pode diferencia-la e diagnostica-la corretamente. Ambas precisam de medicação, então primeiramente procure um psiquiatra para o diagnóstico e intervenção com medicamentos, e posteriormente procure um psicólogo para inicio de um tratamento psicoterápico para melhorar sua compreensão da doença e sua qualidade de vida. A esquizofrenia é uma doença sem cura num quadro de psicose, a necessidade de tomar remédios é para toda vida, o acompanhamento de terapia melhoraria a qualidade de vida. Já a Síndrome de Borderline é um quadro que fica entre a neurose e a psicose, é uma condição que pode ser tratada com terapia para aprender a controlar suas emoções e a entende-la.

Especialistas

Caroline Gensas Wajngarten

Caroline Gensas Wajngarten

Psiquiatra

Rio de Janeiro

Allan Maia Andrade de Souza

Allan Maia Andrade de Souza

Psiquiatra

Porto Alegre

Luciana Rocha

Luciana Rocha

Psiquiatra

Cuiabá

Adilcéia Campos

Adilcéia Campos

Psicólogo, Psicanalista

Belo Horizonte

Letícia Güenter Dannebrock

Letícia Güenter Dannebrock

Psiquiatra

Porto Alegre

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 470 perguntas sobre Esquizofrenia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.