Como diferenciar ansiedade e transtorno de bipolaridade?
2
respostas
Como diferenciar ansiedade e transtorno de bipolaridade?
Ansiedade é uma manifestação psicofisológica que se caracteriza por sensação subjetiva de "ansiedade", angústia, apreensão e pode ser acompanhada de alterações como dificuldade de respirar ou respiração acelerada, palpitações no peito, tremores, alterações da pressão arterial, sudorese e vários outros. Ela pode ser normal, em situações de conflito ou pode ser desproporcional em termos de duração, conteúdo ou intensidade - nesses casos, pode haver presença do que se convencionou chamar de "transtorno de ansiedade", do qual há vários tipos. O transtorno bipolar típico se caracteriza pela ocorrência de episódios de mania, caracterizados por humor polarizado para euforia (alegria excessiva e desproporcional) ou irritabilidade, com duração de vários dias duração, durante os quais a pessoa se encontra nesse estado na maior parte do dia e o estado interfere no desempenho normal de suaas funções. Acompanha-se de sintomas como auto-estima exagerada, aceleração do pensamento, diminuição da necessidade de sono, desinibição comportamental (compras, promiscuidade sexual), agitação física, entre outros. Os diagnósticos só podem ser feitos por profissional capacitado e é extremamente frequente receber pacientes, em consultório, que se autodiagnosticam de modo errado.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
A ansiedade é um estado emocional caracterizado por sentimentos de medo, apreensão ou preocupação intensa, acompanhada por sintomas físicos e cognitivos. Já o transtorno bipolar é uma condição mental em que ocorrem mudanças extremas e abruptas de humor, com episódios de mania e depressão. A diferenciação entre os dois pode ser difícil, já que ambos podem ter sintomas semelhantes, como irritabilidade e insônia. É importante consultar um profissional de saúde mental para um diagnóstico preciso e tratamento adequado. O diagnóstico é baseado em critérios clínicos e, em alguns casos, pode ser necessária a realização de exames adicionais.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Foi me passado bupropiona para ansiedade, neurologista me passou! Ele serve para ansiedade também?
- O uso de fluoxetina com diazepam e carbolitio há mais de 10 anos pode ter piora no quadro de ansiedade?
- Estou tomando espran a 10 dias, emagreci 04 kgs, isso é normal, perdi muito a fome.
- É possível que a ansiedade cause dificuldade para andar ?
- Minha mãe foi fazer um procedimento estético e acabou lesionando o nervoso do do rosto levando a paralisia periférica facial. Essa paralisia pode causar algum dano ao sistema nervoso e a o cérebro no geral ou é só na face mesmo?
- O que não fazer quando se tem ansiedade e depressão ?
- Como o estresse é a ansiedade demasiada podem causar espasmos nos músculos ciliares alterando a acomodação do cristalino, essa alteração pode aumentar o grau do astigmatismo?
- A ansiedade e o stress podem aumentar o grau do astigmatismo?
- Ola, venho sentindo dores pelo corpo, algumas em forma de pontada e outras musculares, principalmente ao pé da barriga e sinto nausea e constipação, tenho ansiedade e estou em início de depressão, pode ser por conta da ansiedade ou depressão?
- Faço um tratamento com remédio homeopatico, posso parar a medicação ou tem que fazer desmame?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1039 perguntas sobre Ansiedade
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.