Como diferenciar ansiedade e transtorno de bipolaridade?

2 respostas
Como diferenciar ansiedade e transtorno de bipolaridade?
Ansiedade é uma manifestação psicofisológica que se caracteriza por sensação subjetiva de "ansiedade", angústia, apreensão e pode ser acompanhada de alterações como dificuldade de respirar ou respiração acelerada, palpitações no peito, tremores, alterações da pressão arterial, sudorese e vários outros. Ela pode ser normal, em situações de conflito ou pode ser desproporcional em termos de duração, conteúdo ou intensidade - nesses casos, pode haver presença do que se convencionou chamar de "transtorno de ansiedade", do qual há vários tipos. O transtorno bipolar típico se caracteriza pela ocorrência de episódios de mania, caracterizados por humor polarizado para euforia (alegria excessiva e desproporcional) ou irritabilidade, com duração de vários dias duração, durante os quais a pessoa se encontra nesse estado na maior parte do dia e o estado interfere no desempenho normal de suaas funções. Acompanha-se de sintomas como auto-estima exagerada, aceleração do pensamento, diminuição da necessidade de sono, desinibição comportamental (compras, promiscuidade sexual), agitação física, entre outros. Os diagnósticos só podem ser feitos por profissional capacitado e é extremamente frequente receber pacientes, em consultório, que se autodiagnosticam de modo errado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A ansiedade é um estado emocional caracterizado por sentimentos de medo, apreensão ou preocupação intensa, acompanhada por sintomas físicos e cognitivos. Já o transtorno bipolar é uma condição mental em que ocorrem mudanças extremas e abruptas de humor, com episódios de mania e depressão. A diferenciação entre os dois pode ser difícil, já que ambos podem ter sintomas semelhantes, como irritabilidade e insônia. É importante consultar um profissional de saúde mental para um diagnóstico preciso e tratamento adequado. O diagnóstico é baseado em critérios clínicos e, em alguns casos, pode ser necessária a realização de exames adicionais.

Especialistas

Ana Cristina Mascarenhas

Ana Cristina Mascarenhas

Psicólogo

Salvador

Paloma Santos Lemos

Paloma Santos Lemos

Psicólogo

Belo Horizonte

Vanessa Hime

Vanessa Hime

Psicólogo

Rio de Janeiro

Eliane Montes

Eliane Montes

Psicólogo

Recife

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1039 perguntas sobre Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.