Como diferenciar a hipomania de um estado "normal" -- já que todos temos momentos, dias, em que estamos

9 respostas
Como diferenciar a hipomania de um estado "normal" -- já que todos temos momentos, dias, em que estamos mais animados ou tristes?
Faça essa pergunta para seus amigos e familiares.
É difícil perceber nossos nuances de humor. Conte com outras pessoas para lhe ajudar com isso.
O fato de você estar se questionando a respeito já é um grande avanço na compreensão de sua própria identidade.
Lembrando que nem todos vão entender o que é "hipomania". Pergunte apenas se percebem que de vez em quando você fica com mais energia do que o habitual, ou mais irritado(a), ou eufórico(a).

Em sintese
Tristeza não é depressão
Mas depressão tem tristeza muitas vezes irritabilidade e ansiedade
Alegria não é mania
Mas mania tem euforia muitas vezes irritabilidade

O transtorno bipolar tem a oscilação
Os ciclos e as fases
Oscilação em ciclos e fases longas. De depressão e mania

A instabilidade do humor diaria por estresse ou frustrações são incorporadads de forms ajustada na vida sem comprometimento. Do ciclo de sono
Das relsçoes pessoais e trabalho
Não alternando funções como curso do pensamento
Conteudo do pensamento
Atenção
Tudo deve der avaliado com um especislista que com exame psiquico e ums boa colheita de história pode te ajudar
A hipomania é uma oscilação de humor para mais, no sentido da alegria exagerada e fora de contexto, tendendo a euforia com desinibição e inadequação social. A pessoa em hipomania tende ao prejuízo funcional.
Complementando, caso isso esteja lhe causando algum tipo de prejuízo em sua vida, pode ser interessante buscar um/a psicólogo/a. Certamente, com a escuta adequada, poderá alcançar uma maior compreensão desses estados e suas respectivas funções.
É o prejuízo que causa. Nos relacionamentos, nos comportamentos de risco que assume, no manejo irresponsável das finanças. Costumamos pensar na euforia como uma forma de alegria. Mas é diferente. Não tem a plenitude da real alegria.
O humor adequado é o que se adapta às circunstâncias da vida. Ficar triste com eventos entristecedores e alegres com coisas alegres.
Se tiver dúvida, converse com um psiquiatra.
Essa resposta, com efeito, não é simples de ser dada. Mas para isso, seria necessário você analisar junto a um profissional psi (sugiro um psicanalista em primeira instância), e não no seu meio social. Um mesmo fenômeno pode ter as mais diversas significações a depender de cada um. Se esse fato estiver de algum modo lhe incomodando, talvez seja o momento de buscar um profissional.
Afetos como tristeza, irritação, alegria, raiva são comuns a todos naturalmente oscilam.
A hipomania é caracterizada por um excesso manifesto de euforia (as vezes com irritação), por um período prolongado (pelo menos duas semanas a maior parte do tempo) e não coerente com o momento de vida, sendo desproporcional ou sem motivo aparente.

Para identificar é importante acompanhamento psicológico e psiquiatrico, pois o estado hipomanico é facilmente confundido com humor normal.
Tanto precisamos ter cautela em não psiquatrizar a vida, como em não cuidar de momentos que podem ser prejudiciais.
Todas as pessoas passam por dias ou momentos de alegria e dias de tristeza ou até de desânimo, mas é considerado um quadro patológico e requer atenção especializada se for recorrente ou com prazos longos de tristeza e de euforia. Visto que há a dúvida, o mais indicado é procurar por psicoterapia e ter além da resposta e diagnóstico, o alívio para o quadro que se apresenta.
Essa diferenciação é muito dificil.
A hipomania nem sempre traz prejuizos claros, aliás é exatamente isso que diferencia ela da mania.
Existem alguns pontos-chave, que são importantes de serem avaliados por um médico psiquiatra experiente, tanto na consulta com você, como coletando informações com seus familiares.
De uma forma objetiva, a hipomania pode cursar com diminuição das horas de sono, irritabilidade ( ou impaciência com as pessoas), sentimento de maior competitividade com os colegas, tendência a se arriscar mais no trânsito, sensação de estar mais "inteligente" ou "produtivo" que o usual.
Mas, como disse anteriormente, a avaliação deve ser feita por um médico experiente.
Um abraço.