como deve-se tratar os transtornos de personalidade paranoide?

4 respostas
como deve-se tratar os transtornos de personalidade paranoide?
A dimensão da paranóia é própria de todos nós, seres humanos. Nesse sentido, o psicanalista Jacques Lacan, testemunha que, a paranóia, assim como outras manifestações psíquicas particulares, não estão desconectadas das tensões sociais de uma dada cultura. Assim sendo, juntamente a psicoterapia e a medicalização, cabe ao psicanalista investigar que momento é esse em que vive o sujeito e seu entorno familiar e social. Freud teorizou acerca da paranóia como um mecanismo de defesa (a projeção). Sintomas tão atuais, congruentes com a pós-modernidade, de sujeitos sempre em busca de prazer, negando o desprazer. Sofrimentos!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Normalmente esse tipo de atendimento é feito com psiquiatra e psicólogo, devido à complexidade e riscos. Porém, apresentei em Congresso Nacional de Psicologia um tratamento eclético e de exceção, sem uso de remédios psicotrópicos, exclusivo para pacientes não agressivos, que desenvolveram a doença no máximo há um ano.
O tratamento medicamentoso pode aliviar o sintoma. Contudo, a paranóia, concordando com a psicóloga Edna Nirvana, é inerente ao ser humano desde quando é bebê, segundo Melanie Klein, psicanalista, e nos acompanha ao longo da vida em determinados momentos. Concordo, dessa forma, que a análise é primordial, juntamente com o tratamento medicamentoso, para poder investigar a origem, abrir possibilidades de tratar com a análise esse sintoma e, talvez, poder reduzir ou parar o medicamento.
O tratamento é primordialmente medicamentoso. A pessoa pode se beneficiar de psicoterapia como co-adjuvante.

Especialistas

Rosa Coelho Costa

Rosa Coelho Costa

Psicanalista

São Luís

Renan Marin

Renan Marin

Psicanalista

São Paulo

Juliana Cintra

Juliana Cintra

Psicanalista

Recife

Nilo Júnior

Nilo Júnior

Psicanalista

São José dos Campos

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 89 perguntas sobre Transtornos Psicóticos
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.