como deve-se tratar os transtornos de personalidade paranoide?
4
respostas
como deve-se tratar os transtornos de personalidade paranoide?
A dimensão da paranóia é própria de todos nós, seres humanos. Nesse sentido, o psicanalista Jacques Lacan, testemunha que, a paranóia, assim como outras manifestações psíquicas particulares, não estão desconectadas das tensões sociais de uma dada cultura. Assim sendo, juntamente a psicoterapia e a medicalização, cabe ao psicanalista investigar que momento é esse em que vive o sujeito e seu entorno familiar e social. Freud teorizou acerca da paranóia como um mecanismo de defesa (a projeção). Sintomas tão atuais, congruentes com a pós-modernidade, de sujeitos sempre em busca de prazer, negando o desprazer. Sofrimentos!
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Normalmente esse tipo de atendimento é feito com psiquiatra e psicólogo, devido à complexidade e riscos. Porém, apresentei em Congresso Nacional de Psicologia um tratamento eclético e de exceção, sem uso de remédios psicotrópicos, exclusivo para pacientes não agressivos, que desenvolveram a doença no máximo há um ano.
O tratamento medicamentoso pode aliviar o sintoma. Contudo, a paranóia, concordando com a psicóloga Edna Nirvana, é inerente ao ser humano desde quando é bebê, segundo Melanie Klein, psicanalista, e nos acompanha ao longo da vida em determinados momentos. Concordo, dessa forma, que a análise é primordial, juntamente com o tratamento medicamentoso, para poder investigar a origem, abrir possibilidades de tratar com a análise esse sintoma e, talvez, poder reduzir ou parar o medicamento.
O tratamento é primordialmente medicamentoso. A pessoa pode se beneficiar de psicoterapia como co-adjuvante.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- É normal uma pessoa querer ficar trancada dentro de um quarto por semanas sozinha porque está cansada de pessoas falando com ela direto e quando não fica sozinha surta
- O esquecimento de completar uma tarefa complexa e não se lembrar de nada ficou por 10 minutos, só ficou sabendo do erro por familiares. Isso poderia ser um surto psicotico?
- A pessoa quando tem surto, depois que que acaba o surto é normal ela se lembra oq aconteceu
- Um alcolatra que teve surto por abstinência e se recuperou completamente pode ter outros episódios de surto? Se beber novamente desencadeia uma nova crise?
- Como o familiar pode explicar a pessoa que ela teve um surto psicótico? E quais cuidados devem ser ditos pra ela ter?
- Há três meses atrás,meu companheiro teve um surto de esquizofrenia,sendo que essa foi a segunda crise,a primeira eu não o conhecia,então ele ficou por dias com os sintomas conhecidos da esquizofrenia e a família só conseguiu interna lo depois de dez dias.Ficou na clínica por 28 dias,quando teve alta,não…
- Quanto tempo dura um surto psicótico induzido pelo uso diário de maconha?
- Conheço uma pessoa que eu percebo as vezes ela fica inquieta, com sensibilidade ao som, irritada, como se tivesse dias em que ela deixasse de estar calma como sempre está e quisesse fugir com pensamentos confusos. O que pode ser?
- Após um surto é normal, sentir tonturas, vertigens e visão borrada ?
- A quetiapina causa esquecimento? Estou tomando a uma semana e simplesmente estou esquecendo compromissos que marquei… eu não estava assim antes do remédio.
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 89 perguntas sobre Transtornos Psicóticos
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.