como convidar minha companheira (3,5 anos juntos, a 2,5 anos morando junto) para uma terapia de casal

16 respostas
como convidar minha companheira (3,5 anos juntos, a 2,5 anos morando junto) para uma terapia de casal sem deixa-la ofendida?
Olá
Você pode ir na primeira consulta sozinho e contar para a psicologa a sua queixa e ela pode te indicar uma melhor forma para que sua parceira aceite a terapia.
Lembre-se a terapia não é só para momentos ruins, mas ajuda muito na relação e na harmonia do casal.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Ola tente ser verdadeiro com ela vocês são um casal, se você tem um interesse em procurar terapia e por que algo não esta bem, por mais que seja difícil p/você conversar com ela sobre isso deera ser franco.Quem sabe ela resiste um pouco edepoiis aceita.Abraco
Qual a problemática ou incomodo ou temática que faz você achar que precisem de uma terapia de casal? Quais são suas hipóteses?, e quais as delas? para as possíveis causas que você(s) acredie(m) contribuir para a problemática casal? Diante das possíveis causas, quais já foram suas tentativas de tentar melhorar a relação? Será que, então, não seria mais oportuno você se questionar sobre isso em uma análise individual antes?
Acordos pré-estabelecidos ditos, ou não, matrizam a identidade das relações. Se existe um receio de ofender sua parceira, sugiro que a convide falando das suas expectativas em relação a uma terapia a dois, e acima de tudo respeitar a decisão e o momento da sua parceira.
Meu caro muitas vezes a psicologia ainda e vista por muitos, direcionada somente a questões mentais , acaba distanciando as pessoas de procurar os serviços de psicologia.
No seu caso, minha sugestão, e que a principio , você possa ir sozinho, junto com sua terapeuta possa, encontrar caminhos, para essa questão.
Mas não deixe de procurar. O terapeuta e um facilitador, sem julgamentos que pode estar ao lado de vocês , diante do que está incomodando. Boa sorte
O fato de sentires necessidade de fazer uma terapia de casal mostra o quão essa relação é importante,e o quanto queres que dê certo. Penso que isso deve ser dito à companheira. E faze-la saber que por ser importante, tu queres trabalhar alguns incômodos para que possam viver melhor.
A vida a dois deve e precisa ser melhorada a cada dia, a cada fase. E ainda há muito a caminhar.
Fales a ela com carinho, deixando claro que teu desejo e viver bem.
Acredito que seria importante conversar com sua esposa falando sobre sua vontade de realizar psicoterapia de casal e que isso ajudaria em seu relacionamento. Vocês podem aprender juntos, nova experiência.
Abraço
Se está querendo salvar a relação, caso esteja desgastada ou estremecida, convide-a para fazer esta terapia de casal, para se fortalecerem e se auto-afirmarem enquanto casal. Algo está passando despercebido nesta relação. Tentem entrarem em contato consigo mesmo, para que se tornem cúmplices novamente. Não se percam, tentem se encontra-los para buscar o equilíbrio e a harmonia.
Át.
Monica Araújo !
Penso que uma das formas de conduzir um relacionamento com sucesso é com cumplicidade e honestidade. Dessa forma, coloque para sua esposa suas questões sobre o relacionamento e sua vontade que ele perdure de forma saudável e feliz. A convide para experimentar essa vivência contigo.
Me chama atenção sua dúvida de como abordá-la para essa proposta, sugere um receio de ser negado, não aceito. Será isso? E ainda assim, porque não encarar? Dar vasão a sua necessidade? E há de se considerar que poderá não ser da parceira essa necessidade. Portanto, penso que devas ser franco e verdadeiro quanto ao que percebe que precisa e precisam (segundo sua visão) e, não sendo acolhido a sua sugestão, busque ajuda para si.
Espero tê-lo ajudado.
Antes de pensar em levá-la para a terapia de casal, converse com a sua companheira e questione sobre o que ela acha de vcs irem para conversar com um(a) psicólogo(a). Exponha o que lhe incomoda na relação e peça o mesmo à ela. A terapia de casal pode iniciar com o casal e se for necessário, um de cada vez para respeitar a individualidade e se for somente conflitos conjugais, os dois juntos também é aconselhado. Espero ter ajudado. Boa sorte!!!

Forte abraço.
Concordo com a colega Flávia que indica que tu procure sozinho uma orientação do psicólogo que atende casais. É muito comum na terapia de casal e família algumas pessoas terem mais vontade de iniciar um tratamento que outra. Então o começo possível é com quem tem a iniciativa e o psicólogo pode ajudar a chamar os demais.
Há fantasias ainda que terapia de casal, serve para um casal se separar de forma mais harmônica. Isso também acontece, mas o objetivo da terapia de casal é trabalhar em cada par o que incomoda no outro e não se resolve, apenas conversando entre o casal.
Na maior parte das vezes os membros do casal, reputam ao outro, isoladamente as dificuldades de relacionamento, esquecendo que um relacionamento acontece entre dois e tanto a harmonia, como a desarmonia é responsabilidade dos dois.
Casais que se amam de fato e querem resolver suas divergências, sempre conseguem um bom resultado em terapia de casal.
Para não deixar sua companheira ofendida, o ideal é você se colocar também como parte do problema que está havendo e se dizer disposto a resolverem juntos, para que o amor possa ser vivido de forma mais prazerosa, fortaleça os vínculos de vocês e seja maior que os problemas que estejam tendo.
Abraços
Talvez explicar o porquê de procurar uma terapia do tipo a ela e, assim, mostrar que está procurando uma solução e se esforçando para solucionar tal problema.
Uma sugestão é você dizer à ela que ouviu falar por alguém que você conheça, que ele e a esposa fizeram a experiência, e que isso ajudou muito no relacionamento entre eles. Estou à disposição! Um abraço!
Ofensa não é somente algo que é dito, também é algo que não é dito ou expresso, mas sentido ou pensado, pois isso também ocorre internamente. Seja sincero e tenha a disposição de se expressar livremente. Pontue, junto a ela, os aspectos que estão promovendo dificuldades entre vocês, no intuito de estimulá-la a considerar que uma terapia de casal pode ser benéfica o enfrentamento conjunto das adversidades do relacionamento. Com a devida abertura, ela poderá se conscientizar disso.

Especialistas

Thalita Magalhães

Thalita Magalhães

Psicólogo

Mogi das Cruzes

Agendar uma visita
Maura Galaxe

Maura Galaxe

Psicólogo

Campos Dos Goytacazes

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 144 perguntas sobre Terapia de Casal
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.